Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, vou instalar ar condicionado na minha casa. Já cheguei à conclusão de que preciso de um Multisplit 3 x 9000 Btu para os 3 quartos e de um Monosplit de 24000 Btu para a sala. O problema são as marcas. Na empresa que contactei sugeriram-me em alternativa um sistema com Mitsubishi (4183 €) e outro com LG (2880 €). A qualidade da Mitsubishi justifica uma diferença tão grande de preços, mais 45 %? Ou já fico bem com a LG?
    Obrigado a quem responder.
  2.  # 2

Colocado por: Paulo3MMonosplit de 24000 Btu para a sala

TANTO!!!
    Qual é a area da sala?, onde é localizada a edificação.
    è obra nova, ou quos anos tem a casa?
  3.  # 3

Bom dia. A casa tem 15 anos e pré-instalação de ac, localizada na praia de Odeceixe. A sala tem 40 m2 e a cozinha 20 m2, não havendo separação entre elas. Aos preços que indiquei falta adicionar 1000€ para a instalação.
  4.  # 4

Ora bem, Paulo, Nesse mesmo concelho, (Aljezur), tenho uma sala de estar em openspace com a cozinha, sala de refeições e ainda com o corredor de acesso à zona intima - área total superior a 60m2 e pé-direito de 2.80m - É uma moradia térrea isolada - a cerca de 1000m da linha d costa - construção com mais de 35 anos (caixilhos de madeira com vidro simples, sem isolamento térmico na envolvente exterior, excepto na laje de tecto que faz uns 4 anos, apliquei manta de lã mineral com 80mm e que faz toda a diferença)..

Tinha um AC da DAIKIN (14000btu), que morreu passados 15 anos, presentemente é um Fujitsu, com 18000btu.

Portanto, acho que deve rever o dimensionamento disso. O mesmo para os quartos. Possivelmente maquinas de 7000btu, chega.
    Presumo que a necessidade de climatização seja mais focado para o aquecimento, certo?
  5.  # 5

Obrigado pela resposta Pedro. Sim, o problema é de aquecimento, pois no verão a casa é confortável. Usei a regra: n Btu = 500 x area (m2). Com esta regra, 24000 Btu até parece estar sub-dimensionado. Já para os quartos, tem toda a razão, pois têm cerca de 14 m2 cada, pelo que 7000 Btu devem chegar. Vou contactar a empresa.
  6.  # 6

Compre maquinas boas, pois a proximidade com a linha de costa, é muito severa com as unidades exteriores, em particular se estiverem montadas no quadrante Norte e ao mesmo tempo expostas à maresia.
  7.  # 7

O problema é que a gama nova da mitsubichi (AY-MSZ) não tem unidades de 7000btu (só a partir de 9000) , se optares por Mitsubichi poderás colocar a gama nova na sala e a antiga nos quartos ,e chato porque as unidades interiores são diferentes
  8.  # 8

Colocado por: Paulo3MUsei a regra: n Btu = 500 x area (m2).

Esqueça isso!!!
  9.  # 9

Eu tive propostas DAIKIN e FUJITSU. Preferi a FUJITSU, não pelo preço marginalmetne mais barato que DAIKIN, mas porque as máquinas tem uma melhor performance para o aquecimento, face as DAIKIN equivalentes.

O equipamento FUJITSU/ GENERAL, é muito bom.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasCompre maquinas boas, pois a proximidade com a linha de costa, é muito severa com as unidades exteriores, em particular se estiverem montadas no quadrante Norte e ao mesmo tempo expostas à maresia.

Verdade. Estou colado ao rio e próximo do mar. Tudo o que é metal, e não só, estraga-se rapidamente. E LG é suficientemente bom? Confesso que estou tentado pela Mitsubishi, embora seja bastante mais caro.
  11.  # 11

Colocado por: Paulo3ME LG

Não sou fan...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo3M
  12.  # 12

Também não recomendaria LG. Tenho um bem longe do mar e com 5 anos já está com ferrugem no metal exterior.
  13.  # 13

Colocado por: 4por1O problema é que a gama nova da mitsubichi (AY-MSZ) não tem unidades de 7000btu (só a partir de 9000)

Pelo que entendi, isso é uma capacidade maxima.
    Se nao tiver restrições de tamanho não perde nada em ter a de 9000. Até faz menos barulho.

Eu acabei por meter de 9000 nos quartos, com a mesma unidade exterior principalmente devido ao menor ruido.
    (Um ventilador maior faz menos ruido para mexer o mesmo volume de ar).

Outra "vantagem", e que como está num multi-split, não havendo simultanedade de todas as maquinas, se for preciso tenho aquela potencia extra para uma climatização mais rapida inicial.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

Obrigado a todos pela ajuda. Optei por Mitsubishi 3x9000 Btu (2305€) para os quartos, pois parece que a diferença de preço para 7000 Btu é muito pequena e já nem se faz nos modelos AY; e por 18000 Btu para a sala (1059€), ficando tudo por 3364€ (poupei 819€ com a redução de potência, espero que seja suficiente). Com instalação fica em 4364€, ainda é dinheiro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0154 seg. NEW