Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Saudações caros foristas.
    Vinha pedir uma ajuda ou esclarecimento se alguém souber informar, tenho uma casa com projeto aprovado na câmara, existem cabos de alta tensão a passar dentro dos limites mínimos possíveis para a construção da casa, por questões de saúde futuras será que podiam indicar como ou se posso proceder a um pedido para alterarem a sua passagem ou mesmo aumentar a distância ao cume do telhado.
    Já agora se alguém souber os valores aproximados que me podem pedir para isso e o tempo de demora?
  2.  # 2

    Colocado por: jeremiestenho uma casa com projeto aprovado na câmara

    Se o projeto foi aprovado é porque os limites mínimos já estão garantidos. Essa era uma das condicionantes obrigatórias para que o projeto pudesse ser aprovado.
    Estando isso acautelado e tratando-se de uma linha de alta tensão, não vai conseguir que a mudem
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Colocado por: jeremiespor questões de saúde futuras será que podiam indicar como ou se posso proceder

    Eu nunca teria adquirido um lote de terreno para fins habitacionais, nesse cenário.
    Dependendo da potência das linhas, deixaria sempre o mínimo de distancia: 50m a Linha de AT; 100m, a linha MAT; de 20m a linha MT.
  4.  # 4

    Eu disse alta tensão mas é média tensão, existem mais casas na mesma situação. Dista 4 metros no topo do telhado.
    Alguém conhece o que se pode fazer nestes casos, sim está aprovado segundo as normas obviamente a minha pergunta é se existe alguma conclusão relativa à saúde e quais os procedimentos a fazer para melhorar ou retirar essas condições.
    Agradecido ao foristas
  5.  # 5

    Colocado por: jeremiesse existe alguma conclusão relativa à saúde e quais os procedimentos a fazer para melhorar ou retirar essas condições.

    Não há.
    Concordam com este comentário: mafgod
  6.  # 6

    Mas se é média tensão e a distância minima são 20 mts, como é que o projecto foi aprovado? Se a distância actual é 4 mts cuidado com a saúde, eu não morava numa casa dessas nem que me pagassem.

    Faça queixa ao delegado de saúde da zona e à Câmara municipal e depois reencaminhe para a e.redes, tudo sempre por escrito e preferencialmente redigido por advogado.
  7.  # 7

    Em que regulamento está isso escrito?

    Colocado por: carlosj39Mas se é média tensão e a distância minima são 20 mts,
  8.  # 8

    .
      Screenshot_2023-12-12-13-00-37-698_com.google.android.apps.docs-edit.jpg
  9.  # 9

    O arquitecto Pedro Barradas é que falou lá mais acima em "MT -20 mts", eu baseei-me nisso.
  10.  # 10

    Já agora se for de baixa tensão qual a distancia minima?
  11.  # 11

    Existem ramais (isolados) BT fixos nas fachadas.

    Colocado por: carlosj39Já agora se for de baixa tensão qual a distancia minima?
  12.  # 12

    Se a distancia for 4 Metros e a linha de Média tensão de 15kV está bem dentro da lei. Por isso não pode fazer nada.
    Agora em relação à saúde é tudo dúbio.

    Em relação ao campo elétrico, 4 metros mais as placas da casa é suficiente para o mesmo não passar. Em relação ao eletromagnético.
    Obviamente que passa as placas da casa... Em relação à saude... visto que dormimos ao lado dos telemoveis ... é só uma questão psicológica.
    Concordam com este comentário: Dias12
  13.  # 13

    Colocado por: carlosj39Já agora se for de baixa tensão qual a distancia minima?


    Baixa tensão é o que temos dentro das paredes de casa!
  14.  # 14

    Colocado por: carlosj39Mas se é média tensão e a distância minima são 20 mts, como é que o projecto foi aprovado?

    eu não disse que era distancia minima "regulamentar", eu disse que para mim, um local para viver, teria de estar a pelo menos aquelas distancias.

    Quanto aos Telemoveis, eu meto sempre no modo de avião quando vou vou dormir. Se não meto, fica longe da cabeceira.

    Colocado por: jonny_mmSe a distancia for 4 Metros e a linha de Média tensão de 15kV está bem dentro da lei. Por isso não pode fazer nada.
    Agora em relação à saúde é tudo dúbio.

    Exactamente
  15.  # 15

    Venho só deixar uma achega extra:

    Até ver (que eu saiba) não existem estudos que comprovem que a interação com radiação electromagnética nos afecte negativamente. Claro que isso não invalida quem pretenda jogar pelo seguro, algo que respeito!

    Contudo, quando desligamos o nosso telemóvel apenas estamos a reduzir a radiação electromagnética que este emite para a rede (não constante, no fundo a avisar que está ligado e onde está). A rede com a qual comunicamos irá continuar à nossa volta. E já para não falar de wi-fi!

    Mas respeito a opção. Eu creio que peco no sentido oposto e durmo com ele na mesa de cabeceira por preguiç... comodidade!
  16.  # 16

    Há já uns anos que li que o Instituto Carolinska ( nada menos que o instituto que decide a atribuição dos premios nobel) tinha um estudo
    que comprovava cientificamente o efeito cancerigeno quer dos postes de electricidade quer doutro tipo de radiações. Como mexia com grandes interesses comerciais, e sendo que estes interesses são grandes anunciantes e por vezes tb. acionistas dos media , bem como grandes financiadores das campanhas eleitorais dos principais partidos, o caso foi praticamente noticiado em noticia de rodapé em pãgina interior..


    Colocado por: tgferreiraVenho só deixar uma achega extra:

    Até ver (que eu saiba) não existem estudos que comprovem que a interação com radiação electromagnética nos afecte negativamente. Claro que isso não invalida quem pretenda jogar pelo seguro, algo que respeito!

    Contudo, quando desligamos o nosso telemóvel apenas estamos a reduzir a radiação electromagnética que este emite para a rede (não constante, no fundo a avisar que está ligado e onde está). A rede com a qual comunicamos irá continuar à nossa volta. E já para não falar de wi-fi!

    Mas respeito a opção. Eu creio que peco no sentido oposto e durmo com ele na mesa de cabeceira por preguiç... comodidade!
  17.  # 17

    Já dizia o Dr. Balsemão no seu livro "informar ou depender", que se o dono de um jornal for ao mesmo tempo dono de uma fábrica de acuçar, "nesse jornal não se escreverá que o açucar engorda".
  18.  # 18

    Colocado por: carlosj39Há já uns anos que li que o Instituto Carolinska ( nada menos que o instituto que decide a atribuição dos premios nobel) tinha um estudo
    que comprovava cientificamente o efeito cancerigeno quer dos postes de electricidade quer doutro tipo de radiações. Como mexia com grandes interesses comerciais, e sendo que estes interesses são grandes anunciantes e por vezes tb. acionistas dos media , bem como grandes financiadores das campanhas eleitorais dos principais partidos, o caso foi praticamente noticiado em noticia de rodapé em pãgina interior..




    Exatamente. E por isso é que existem medidas e medições.. essas distâncias regulamentares vêm desses estudos também. Sendo que no caso dos campos eletromágnéticos das linhas nem é tanto a distancia é mais a densidade de linhas existentes. Se existir uma linha de média tensão perto de casa os valores medidos são "supostamente" de acordo com os valores definidos pelas normas de saúde.

    Agora é como tudo. Penso que é um efeito mais psicológico. Se faz bem ? provavelmente não. Agora tendo em conta toda a eletrificação que temos dentro de casa, mesmo sendo os circuitos em BT a densidade atualmente dentro de uma casa aumentou muito. Antigamente eram 3 circuitos, 1 para a TV outro para o frigorifico e outro para umas luzes.

    Agora temos fiarada por todo o lado, e componentes eletronicos em tudo quanto é sitio. Faz bem? provavelmente não também.

    Mas já estamos a divagar..
    Resumindo para o tópico, tendo a disntancia regulamentar não pode fazer nada.
  19.  # 19

    Colocado por: jonny_mm

    Exatamente. E por isso é que existem medidas e medições.. essas distâncias regulamentares vêm desses estudos também. Sendo que no caso dos campos eletromágnéticos das linhas nem é tanto a distancia é mais a densidade de linhas existentes. Se existir uma linha de média tensão perto de casa os valores medidos são "supostamente" de acordo com os valores definidos pelas normas de saúde.

    Agora é como tudo. Penso que é um efeito mais psicológico. Se faz bem ? provavelmente não. Agora tendo em conta toda a eletrificação que temos dentro de casa, mesmo sendo os circuitos em BT a densidade atualmente dentro de uma casa aumentou muito. Antigamente eram 3 circuitos, 1 para a TV outro para o frigorifico e outro para umas luzes.

    Agora temos fiarada por todo o lado, e componentes eletronicos em tudo quanto é sitio. Faz bem? provavelmente não também.

    Mas já estamos a divagar..
    Resumindo para o tópico, tendo a disntancia regulamentar não pode fazer nada.


    Poder pode, tem é que arcar com os custos da alteração de rede.
  20.  # 20

    Só por curiosidade. Se estão tão precocupados com os efeitos dos campos eletromagnéticos dos cabos de média/alta tensão porque é que estão a construir casa perto desses cabos?

    Pior que dormir com o telemóvel por perto é falar com ele colado ao ouvido.

    Atualmente é impossível evitar as radiações. Temos radiações das redes móveis e Wi-Fi em quase todo o lado. Essas sim de frequências altas bem mais perigosas.
 
0.0217 seg. NEW