Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa noite.
    necessito esclarecer uma dúvida.
    fiz um investimento em casa para instalar recuperador a lenha para aquecimento central e cilindro, contudo a instalação ainda está por fazer, mas a temperatura já não está convidativa, e a minha pergunta é, posso usar o recuperador para aguas quentes como um recuperador normal sem danificar este?
    Existe algum entrave em o usar sem a instalação de água?
    obrigado e cumprimentos
  2.  # 2

    já viu o que diz o manual do recuperador?
  3.  # 3

    Não tenho manual pois comprei o recuperador usado. Mas vou tentar encontrar o manual online, mas se for muito antigo pode ser dificil arranjar.
    Obrigado
  4.  # 4

    Mas já tem o recuperador montado, sem ligação de água nenhuma?
    Eu não arriscava sem ter a certeza. Quando me instalaram um recuperador desse tipo disseram claramente para nunca o acender sem água e sem eletricidade para a bomba circular a água.
    Além de que muito provavelmente não é ventilado, a construção é tal que direcciona o calor para a caldeira e não "para fora", mesmo que possa funcionar deve dar muito pouco rendimento...
  5.  # 5

    Colocado por: bsingwaposso usar o recuperador para aguas quentes como um recuperador normal
    evidentemente que nao
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesevidentemente que nao


    Caro Jorge Alves. agradeço a sua resposta, mas afirmar apenas que não é pouco esclarecedor. se é conhecedor da matéria, partilhe as razões que o levam a afirmar que é evidente que não.
    obrigado
  7.  # 7

    Já contactei a metlor, e eles afirmam que o recuperador está preparado apenas para funcionar com a agua dentro do circuito, porque se assim não for, a caldeira "descola".
    não consigo compreender como uma caldeira em ferro, inox ou cobre descola, até porque se tratando de um metal deveria ser soldado, e não colado, mas deve ser o termo que ela usou que possa não ter sido o correto.
    Contudo fica a informação para alguém que poderia ter uma dúvida semelhante, e apesar de continuar igualmente pouco esclarecido sobre a minha dúvida, fico alertado para não o usar com o risco de o poder estragar para o uso de aguas quentes e aquecimento central.
  8.  # 8

    Essa informação de não poder usar um recuperador a água, sem água, não serve para nada.

    Ninguém vai perguntar se num motor arrefecido a água, uma bomba de calor, uma bomba de poço pode trabalhar sem água.

    Mesmo num recuperador ar/ar ventilado, os ventiladores também têm de estar a funcionar, sob pena da cobertura exterior sobreaquecer e danificar.
      Screenshot_20231207_130342_Free Adblocker Browser.jpg
  9.  # 9

    Colocado por: bsingwa

    Caro Jorge Alves. agradeço a sua resposta, mas afirmar apenas que não é pouco esclarecedor. se é conhecedor da matéria, partilhe as razões que o levam a afirmar que é evidente que não.
    obrigado
    creio ser demasiado óbvio e explícito.

    Não pode funcionar para condições não previstas para o equipamento.

    Ou será que pode conduzir um carro só com motor e sem travões??
    Eu quando experimentei com um bicicleta deu a bosta que era de supor, só não morri por puro acaso uma vez que consegui lascar um poste de betão com a tola,

    pensando bem acho desde esse dia nunca mais mais tive juízo, se é que alguma vez o tive........
  10.  # 10

    Colocado por: VarejoteEssa informação de não poder usar um recuperador a água, sem água, não serve para nada.

    Ninguém vai perguntar se num motor arrefecido a água, uma bomba de calor, uma bomba de poço pode trabalhar sem água.

    Mesmo num recuperador ar/ar ventilado, os ventiladores também têm de estar a funcionar, sob pena da cobertura exterior sobreaquecer e danificar.
      Screenshot_20231207_130342_Free Adblocker Browser.jpg


    Meu caro, ou me escapa algo, ou chama-se recuperador de calor a lenha para águas quentes, e não recuperador de calor a água... trata-se de um recuperador de calor que leva lenha dentro para queimar como qualquer outro, com o intuito de aquecer águas dentro de um circuito fechado com o objetivo de conduzir calor a outras divisões ou aparelhos. No fundo é um recuperador de calor. Na minba óptica e num conceito de uma boa construção sólida, ele deveria funcionar em ambas as condições.
    Não sendo a minha área, resolvi vir a um fórum tirar duvidas, que eu julgo ser esse o intuito do mesmo. Trocar ideias e ajuda mútua.
    Tal como afirma que a minha pergunta é sem sentido, menos o tem a sua resposta.
    Se é desocupado, faça qualquer coisa e abstenha-se se não for para dar uma mão ok?
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvescreio ser demasiado óbvio e explícito.

    Não pode funcionar para condições não previstas para o equipamento.

    Ou será que pode conduzir um carro só com motor e sem travões??
    Eu quando experimentei com um bicicleta deu a bosta que era de supor, só não morri por puro acaso uma vez que consegui lascar um poste de betão com a tola,

    pensando bem acho desde esse dia nunca mais mais tive juízo, se é que alguma vez o tive........


    O comentário acima também se aplica aqui.
    Sejam bons com o próximo, porque chicos espertos não fazem falta aqui, nem em lado algum.
    • paulos
    • 7 dezembro 2023 editado

     # 12

    Um recuperador de calor ventilado ou não, atinge temperaturas muito maiores que um recuperador de água, pois a temperatura acumulada no recuperador é dissipada pela água.

    Se este não tiver água vai aquecer de tal forma para a qual não foi projetado e vai danificar o mesmo.

    Por isso é que nestes sistemas de água, deveriam ter sempre uma UPS para se falhar a luz, a bomba continuar a funcionar e garantir que o aparelho não sobreaquece.

    Alguns recuperadores como os romotop, têm até uma serpentina no interior para quando sobreaquecem fazer circular água da rede no seu interior e assim não danificar o mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bsingwa
      caldeira_70-corte.jpg
  12.  # 13

    Colocado por: bsingwacomentário acima também se aplica aqui.


    Colocado por: bsingwaSe é desocupado, faça qualquer coisa e abstenha-se se não for para dar uma mão ok?
    vejamos, fui direto ao afirmar o queé um facto.

    Não gostou da resposta? problema seu e do seu ego, eu é mais frango com batatas fritas e não gosto de nabos
  13.  # 14

    Colocado por: paulosUm recuperador de calor ventilado ou não, atinge temperaturas muito maiores que um recuperador de água, pois a temperatura acumulada no recuperador é dissipada pela água.

    Se este não tiver água vai aquecer de tal forma para a qual não foi projetado e vai danificar o mesmo.

    Por isso é que nestes sistemas de água, deveriam ter sempre uma UPS para se falhar a luz, a bomba continuar a funcionar e garantir que o aparelho não sobreaquece.

    Alguns recuperadores como os romotop, têm até uma serpentina no interior para quando sobreaquecem fazer circular água da rede no seu interior e assim não danificar o mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bsingwa
      caldeira_70-corte.jpg


    Grato pela sua resposta e explicação. A minha pergunta vinha ao encontro disso mesmo, se haveria maneira de introduzir água no mesmo com o curcuito aberto por ex e ir repondo à maneira que evaporava. Ou se a construção dele seria boa para garantir funcionamento em ambas as situações. Mas já o removi e introduzi o recuperador antigo que assim n corro o risco de morrer ao frio, e estragar o de águas quentes. Mais uma vez obrigado
  14.  # 15

    Colocado por: jorgealves

    vejamos, fui direto ao afirmar o queé um facto.

    Não gostou da resposta? problema seu e do seu ego, eu é mais frango com batatas fritas e não gosto de nabos


    Facto para si.
    Pela arrogância que emana nos seus comentários, você sim tem problemas de ego!
    Ponha os olhos no comentário do Paulos, e aprenda como é estar na vida de igual para igual.
    Continue a comer frango com batata frita e a tratar os demais como se visto de cima, que um dia a vida lhe reserva uma surpresa!
    Bom feriado
  15.  # 16

    bsingwa,

    Eu achei de facto a sua pergunta pertinente, porque também acho que não faz sentido ter obrigatoriamente água no circuito. Se por alguma razão tiver que fazer a manutenção num radiador, ou substituir uma tubagem algures no circuito de aquecimento central, então fica logo impossibilitado de usar apenas o recuperador na sua forma mais primária. Isto para mim é claramente um erro de projecto.

    Dependendo do sistema poderia ter, ou não, um by-pass, que permitisse que a conduta hidráulica não levasse com o calor, ou seja uma espécie de escape aberto com o calor a contornar as alhetas hidráulicas. Quem diz by-pass, diz um sistema de ventilação para dissipar o calor da unidade hidráulica quando não é utilizado. Tal como uma ventoinha de um radiador num carro parado no transito.

    Com isto, acho que fez bem ligar ao fabricante, porque aqui dificilmente alguém poderia lhe responder, a não ser que houvesse alguém com um modelo exactamente igual.
  16.  # 17

    Se usar um carro com motor a combustão sem líquido de refrigeração ele vai trabalhar, até não trabalhar mais.

    Não é difícil perceber que um recuperador a água é desenhado para reter o máximo de calor na caldeira para uma maior eficiência. Óbvio que não tendo água para dissipar o calor/energia a probabilidade de dar 💩 é grande.

    Nostradamus, alguns recuperadores já tem algo parecido quando se abre a porta. Em relação á manutenção, há varias maneiras de trabalhar e depende da instalação, mas mais uma vez se levar o carro ao mecânico para arranjar uma peça não continua a andar com ele...
    Concordam com este comentário: paulos, Dias12
 
0.0220 seg. NEW