Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Construí um depósito á superfície,com anéis de betão, com 4 metros de altura, para aproveitamento de água da chuva proveniente de uma empena do telhado de minha casa .

Este depósito encontra-se afastado da casa cerca de 5 metros.

O telhado da casa está a cerca de 7 metros de altura .

Já tinha uma caleira quadrada em alumínio, na vertical ,a trazer água do telhado até ao chão, a minha dúvida é se é fiável alimentar o depósito através dessa caleira, a fazer género de um sifão.

Ou se é melhor cortar o tubo vertical mais a cima de modo a direcionar logo a água da chuva para dentro do depósito sem fazer o sifão.

A 1 ª opção, esteticamente fica melhor, mas não sei até que ponto é fiável.

Se alguém puder ajudar agradecia!
  2.  # 2

As coisas nao são assim tão simples.

Para ter uma ideia:

https://www.iweco.org/sites/default/files/2019-03/GEF-IWCAM_Manual_Rain_Water_Harvesting_2012.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, jorgemlflorencio, Ricardo Lopes 1996
  3.  # 3

Pode fazer o sifão. Mas use um tubo contínuo para não ter fugas (ou um sistema de tubos com ligações estanques, claro está). Depois, consoante o uso a dar à água, é investigar os 'acessórios' necessários.

Depois coloque umas fotos para o pessoal ver.
    Concordam com este comentário: dom123, marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Lopes 1996
  4.  # 4

Na parte de baixo do sifão é conveniente deixar um Tê com uma torneira (tipo com 1"1/2) para quando for necessário fazer sair os detritos que se vão, com o tempo, acumular no fundo do sifão.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, Ricardo Lopes 1996
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  5.  # 5

Amanhã vou tirar umas fotografias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize

0.0103 seg. NEW