Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Radiadores não aquecem

    Boa tarde, venho aqui pedir uma pequena ajuda. Já estive a ler em vários fóruns etc mas não consigo por esta porcaria funcionar.

    Então é o seguinte:

    1.º. A Casa tem dois andares, é uma casa de férias que não é usada muito no inverno e já não se liga o aquecimento há anos (eu sei que se devia ligar uma vez por ano mínimo)

    2.º É uma caldeira Vulcano e esta com a pressão certa.

    3.º eu tenho ideia que o primeiro radiador que sai da caldeira vai para o andar de cima porque estão mesmo um em cima do outro.

    4.º no andar de cima aquecem todos menos um, e cá em baixo não aquece nenhum.

    5.º também “descolei” os pinos que estão por baixo da tampa do termostato, alguns estão difíceis de descolar.

    Então vou explicar o que fiz até agora:

    1.º fechei o caudal de todos, abri a torneira (termostato) de todos ao máximo e abri um caudal em todos em uma volta.

    2.º fui purgar os radiadores cá em baixo e só saía água, e ao sair a água o radiador aqueceu mas só porque estava a “puxar” a água, quando parava apenas ficas morno e depois arrefecia.

    Conclusão:

    Não sei mais o que fazer. Pode estar alguma canalização entupida?
    O que estou a fazer de errado?

    Obrigado a todos e desculpem o texto longo.
    • SrR
    • 9 dezembro 2023

     # 2

    Pode ter válvulas bloqueadas, bolsas de ar, chama um técnico para verificar isso tudo.
  2.  # 3

    1º abra os passadores de baixo de todos.
    2 abra as torneiras em cima de todos.
    3 meta a aquecer e passado um bocado comece por purgar o ar dos mais altos e mais afastados do sistema. (os do piso 0 dificilmente terão ar a menos que tenha linha dedicada)
    4 reponha água no sistema se necessário.
    5 se ainda não aquecerem todos pode ter que calibrar caudais através dos passadores embaixo.
    5 mesmo assim, se ainda não aquecerem feche todas as torneiras dos que aquecem para forçar os que não aquecem a circular água. Volte a abrir.
    6 se nada funcionar disto chame um técnico
  3.  # 4

    Calibrar significa abrir ou fechar os passadores de baixo consoante aquecam melhor ou pior.
    Os que aquecem bem pode rodar 1/4 ou 1/2 de volta. Os que aquecem menos roda 1 volta por exemplo. Tem que ir testando
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCoelho
  4.  # 5

    Boa noite a todos!
    Ando às voltas com o meu aquecimento há algum tempo. Moro num apartamento e a caldeira funciona bem quanto a águas quentes - conseguimos tomar banho nos 2 wc ao mesmo tempo.

    O aquecimento central está ligado à caldeira. Connosco nunca funcionou mas o antigo morador disse que estava a funcionar. Sem testar, tirámos os radiadores para limpar e para pintar as paredes. Quando voltámos a ligar vimos que não funcionava.

    Já andamos há algum tempo de volta disto e em estudo aqui no fórum com as muitas entradas sobre este tema Muito úteis!

    Como esfriou, decidi voltar a tentar resolver esta questão (https://forumdacasa.com/discussion/80414/2/revolta-da-caldeira-e-radiadores/#Item_15).

    Hoje consegui que os 2 toalheiro e 4 dos 5 radiadores aquecessem. Finalmente! Liguei-os todos, abri todos os retornos e purguei todos: 1° os toalheiros e depois do mais próximo da caldeira para o mais afastado. Abri mais um pouco a válvula da purga automática da caldeira e no final tive de abrir a entrada de água da caldeira pois tinha a pressão a zero.

    Resultado: a água aquece nas torneiras, bem como os toalheiro e 4 dos 5 radiadores. O que está mais longe nem sinal. Mas dou-me por satisfeita!

    Pergunto: o retorno dos radiadores é para ficar aberto ou fechado?
    E a válvula de purga automática da caldeira, fecho totalmente?

    Já tivemos de fazer sair água da caldeira para baixar a pressão.

    Goatava de ter a certeza de que esta resolvido. Obrigada!
  5.  # 6

    Colocado por: CCoelhoPergunto: o retorno dos radiadores é para ficar aberto ou fechado?


    Deve purgar 1º os mais afastados e mais altos do sistema. Se a pressão foi a zero, reponha a água e torne a purgar pela mesma ordem.
    A automática da caldeira deixe como estava.
    Se depois destes passos não aquecerem todos, feche os que aquecem para forçar a água quente a ir para os que não aquecem. Quando tiver a certeza que a água quente lá chega, abre os restantes e calibra as válvulas de retorno se necessário. Calibrar é basicamente fechar mais o retorno àqueles que aquecem facilmente, e abrir mais os que não aquecem tão facilmente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCoelho
  6.  # 7

    Obrigada LrLisboa!

    Chegámos agora a casa e tínhamos a pressão da caldeira a 3 e a água a sair em contínuo pela mangueira de saída de água da caldeira. Deixámos o aquecimento desligado na caldeira, mas tinha 2 radiadores ligados e um toalheiro. Frios, o que faz sentido.

    Para baixar a pressão retirámos mais água até à pressão vir para 1,5. Liguei o radiador mais próximo da caldeira e aqueceu bastante bem, mesmo já tendo ajustado o retorno para abertura de 2 voltas de 6,5 possiveis. Os restantes não tinha ainda calibrado, agora coloquei todos entre 1-2 voltas de abertura.

    Espero não ter estragado alguma coisa na caldeira... tenho aquecimento desligado na caldeira e todos os radiadores e toalheiros a 0. Amanhã confirmo se subiu a pressão e faço nova purga para garantir.

    Obrigada!
    • SrR
    • 16 dezembro 2023

     # 8

    Recomendo que chame um técnico ja que esta com dificuldades em perceber o funcionamento do equipamento.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCoelho
 
0.0140 seg. NEW