Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma casa com portas e roupeiros de carvalho envernizadas em tempos e com algumas manchas devidas à humidade. Queria recuperá-las pintando-as (ou lacando-as) de branco. Sei que a lacagem é muito mais cara que a pintura, porque exige muito mais mão de obra.
    Recebi um orçamento para ambas as hipóteses, que foi o seguinte: 300 euros pela lacagem de cada porta ou 85 euros pela pintura das mesmas (em tinta casca de ovo). Quanto aos roupeiros como são de 3 portas teriam um preço triplo em qq dos casos: 3x300 ou 3X85
    É um orçamento "razoável"?
    Qual a melhor opção, tendo em conta a qualidade/preço?
    Será que a pintura em tinta casca de ovo se pode fazer directamente, sem retirar o verniz da porta, como me foi dito pelo técnico que me deu o orçamento?

Obrigado a quem responder
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonidasfagundes
    •  
      FD
    • 17 fevereiro 2010 editado

# 2

Colocado por: Fazenha300 euros pela lacagem de cada porta ou 85 euros pela pintura das mesmas (em tinta casca de ovo)

300€ para lacar UMA porta?
    Já li por aqui valores para isso por pouco mais que 100€.

Por 300€ se calhar consegue comprar portas novas já com instalação...
    Veja por exemplo aqui: http://www.porama.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fazenha
  2.  # 3

300€ para lacar UMA porta?
    Já li por aqui valores para isso por pouco mais que 100€.

Por 300€ se calhar consegue comprar portas novas já com instalação...
    Veja por exemplo aqui: http://www.porama.com/

Obrigado pela informação.
    Sei que a lacagem "verdadeira" é cara e por isso não ponho sequer a hipótese de lacar seja o que for.
    Já quanto à pintura (que muitos confundem com lacagem) estou a tentar recolher informação, pois penso que é uma boa opção no meu caso.
    A minha casa fica na zona Oeste, que é mto húmida, daí as portas terem ficado negras nas almofadas com a humidade.
    Estou a evitar colocar portas novas que existem no mercado, a preços razoáveis como indica, mas podem voltar a enegrecer... e volto à estaca zero!
    Penso pintar as que tenho em tinta casca de ovo, que resistirá + aos bolores que as de madeira envernizada. Creio que ficam quase tão bonitas como as lacadas. O que eu não sei é se vão ficar todas descascadas e esfoladas com o tempo...
    Agora tenho muitas dúvidas. Falaram-me em pintura sobre o verniz... Será que agarra?
    Obrigado pela informação.
    F. Azenha
    • eu
    • 18 fevereiro 2010

# 4

Colocado por: Fazenha300 euros pela lacagem de cada porta ou 85 euros pela pintura

O preço está normal....

...se for lacada a ouro ;)
  3.  # 5

atenção k o lacado e igual a pintura de 1 automóvel portas de frigorifico etc onde td tem k ficar perfeito ,pintura so e chegar e pintar, onde a maioria dos defeitos ficam a vista ,poros da madeira etc etc ,ah e sem falar no material k e muito + caro so kem n percebe ou nao tem gosto e k axa k e igual ou e muito caro , pessoalmente aconselhava-te o lacado mas claro tu e k sabes o dinheiro k tens pra gastar,mas pensa bem depois de lacares/pintares a madeira ja n podes voltar atrás (ao verniz) se fosse a ti pensava tb a envernizar td outra vez
  4.  # 6

300 euros compra portas novas lacadas... ,a qualidade da porta é inferior, mas é lacado :))
  5.  # 7

uma boa pintura fica quase como lacado...
  6.  # 8

Falaram-me em pintura sobre o verniz... Será que agarra?

Se for usado um bom primário antes da tinta, agarra. Os tempos de secagem é que deverão ser respeitados. Há sempre uns artistas que acham que não é preciso aquele tempo todo...

O mundo é de facto muito injusto: eu que tanto gostava de devolver o aspecto de madeira às minhas portas e livrar-me da tinta!

E um bom "protector de madeira" da Robbialac não disfarçaria as manchas de humidade na madeira?
  7.  # 9

Tenho uma situação semelhante no que toca a pintar as portas com casca de ovo (estão actualmente assim) ou lacar.
    Quais serão os procedimentos para tirar a tinta casca de ovo e depois lacar? É que como não conheço os procedimentos exactos entre uma coisa e outra já me surgiram uns srs. carpinteiros a dizer que lacar e pintar é a mesma coisa.

Quanto à resistência acham que a lacagem fica tão resistente como a tinta casca de ovo? É que também tenho os rodapés para tratar e estão mais sujeitos a impactos.

Se conhecerem quem execute esses trabalhos de lacagem aqui na zona de Torres Novas sou todo ouvidos.
  8.  # 10

Lacagem de uma porta entre o 120€ e os 150€.

A 300€ compra uma porta nova e lacada :)
  9.  # 11

Lacagem - execução de pintura com utilização de pistola a ar comprimido, sendo a secagem normalmente efectuada em estufa.
    Pintura - execução de pintura com tinta de esmalte utilizando rolos de pêlo curto com passagem de lixa fina entre demãos.

Quem confunde estes termos, não percebe de pintura.

Tinta sobre o verniz. Poder até pode, mas não é a mesma coisa e daqui a 2-3 anos está a pintar novamente. Procedimento se efectuado por mim. Passagem a lixa GR80 para remoção de verniz existente e GR120 para uniformização da superfície. Aplicação de tapa-poros e passagema a lixa GR150. Aplicação de primário de qualidade em todas as superfícies (incluindo a zonas junto ao chão que não são visíveis) e passagem a lixa GR150. Aplicação de tinta de esmalte sintética (melhor qualidade e resistência do que acrílica) com duas passagens com passagem a lixa GR150 entre demãos. Atenção que a tinta casca-de-ovo ( é um tipo de tinta e não uma cor, como muitas pessoas fazem confusão) torna as superfícies irregulares não sendo semelhante à lacagem. Com estes procedimentos, as portas irão durar 20 anos.
    Pelo que percebi, será € 85.00 por cada porta o que acho um pouco exagerado e ser alguma quantidade, apesar de não saber as medidas certas e o estado de conservação.

"Há sempre uns artistas que acham que não é preciso aquele tempo todo..."
    E não é. Os tempos de secagem têm variáveis tais como a temperatura e humidade no ar. Não é a mesma coisa pintar no Verão com sol e 40º e no Inverno com frio e chuva. Os tempos indicados nas embalagens são tempos máximos de secagem (poderão ser superiores),que podemos adequar consoante as variáveis específicas daquela dia.

O meu site aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fdamas
  10.  # 12

Colocado por: daisy
    Falaram-me em pintura sobre o verniz... Será que agarra?

Se for usado um bom primário antes da tinta, agarra. Os tempos de secagem é que deverão ser respeitados. Há sempre uns artistas que acham que não é preciso aquele tempo todo...

O mundo é de facto muito injusto: eu que tanto gostava de devolver o aspecto de madeira às minhas portas e livrar-me da tinta!

E um bom "protector de madeira" da Robbialac não disfarçaria as manchas de humidade na madeira?

Não sei se já tratou das suas portas. Mas acabei de tratar as minhas janelas( que já não deviam ver a cor do Bondex há umas dezenas de anos) com um óleo da Biofa e ficaram com muito bom aspecto. Resolvi ir para essa solução porque ainda não decidi se as quero pintar, e de que cor, quando pintar a fachada toda, mudar os portões, etc, e com este óleo trato-as por agora e depois não preciso de as lixar se utilizar seguidamente uma tinta à base de óleo. Entretanto, o acabamento é muito bonito e, em exterior, disseram-me que aguenta facilmente 5 anos pelo menos.
  11.  # 13

boas,realmente esse oleo tem caracteristicas especiais,pelo menos á primeira vista,parece dar uma proteçao muito mais eficaz que os normalmente utilizados...Tem secagem mais demorada,mas nota se que a madeira fica protegida,enquanto nos tais :) parece que só pusemos uma quantidade de agua em cima da madeira
  12.  # 14

ola...realmente akele material é excelente.nao tenho tanta certeza se poderá pintar já a seguir...mas ke parece bom..isso parece.
  13.  # 15

Não tenciono pintar já, já, mas se der para evitar ter de lixar tudo outra vez, como seria o caso se fosse verniz ou outra tinta, já é bom. Confirmei com o senhor da Biofa que se pode fazer (como aliás o meu marido dizia). Realmente assim a manutenção da madeira está longe de ser o bicho e sete cabeças que se faz.
  14.  # 16

Retomo este tópico para pedir a vossa opinião.

Partindo do princípio que há uma moradia nova com carpintaria em carvalho, com portas de roupeiro de correr (suponho que em melamina) e cozinha igual do mesmo tom, com pavimento flutuante da mesma cor, e dado que não é este o gosto pessoal da pessoa interessada, haverá vantagem em mandar pintar as carpintarias (portas e rodapés) em branco, e substituir todo o pavimento por um mais negro, ou esta é uma tarefa muito difícil de se realizar?

É possível pintar a melamina?
    E quanto à resistência contra os riscos?
    É adequado fazer isto nas portas de uma cozinha?

0.0176 seg. NEW