Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Estou em fase de definição do tipo de estores a escolher mas estou na dúvida entre estores térmicos (standard) e as lamelas orientáveis.

    Estores térmicos:
    Vantagens: +seguranca, +resistentes
    Desvantagens: - luz em casa, altura janela mais baixa para espaço de caixa de estores

    Lamelas
    Vantagens: mais bonito, janelas mais altas
    Desvantagens: - resistente, +barulho com vento e pode abanar, - seguro

    Alguém me consegue dar uma opinião construtiva que me ajude na tomada de decisão?

    Muito obrigado
  2.  # 2

    Custo, não é de todo o mesmo.
  3.  # 3

    estores termicos= casa corriqueira, menos luz
    laminas orientáveis, são mais caros, se forem de calha oferecem segurança e menos "abanões", tambem permitem controlar a incidencia solar portanto um melhor desempenho termico.
  4.  # 4

    Colocado por: DR1982Custo, não é de todo o mesmo.


    A diferença de preço é muito elevada? Qual a % de diferença?
  5.  # 5

    Colocado por: marco1estores termicos= casa corriqueira, menos luz
    laminas orientáveis, são mais caros, se forem de calha oferecem segurança e menos "abanões", tambem permitem controlar a incidencia solar portanto um melhor desempenho termico.


    Quando me diz os de calha são os que tem calha de alumínio na vertical, certo? Já vi alguns com um cabo fino que não parece que oferece grande resistência.

    Outra dúvida que tenho é que já vi fotografias de dentro de uma casa e parece que nao impede 100% a entrada de luz nos quartos. com lamelas obriga a ser um blackout?

    obrigado pela disponibilidade
  6.  # 6

    com calha não leva cabo fino nenhum
    quanto á obscuridade será ai de 99%, coisa que uma cortina qualquer resolve
    quanto ao preço neste momento não lhe sei dizer, apenas que são uma mais valia em termos esteticos, termicos e funcionais para alem de permitirem acabar com as famosas caixas de estores que costumam ser uma fonte de patologias e pontes termicas. as de lamelas orientáveis permitem uma caixa com muito menor espessura e exteriores não interferindo com o sistema de isolamento da parede.
    terá que pedir cotação para ambas as soluções e aferir se compensa.
    • Hreis
    • 9 dezembro 2023 editado

     # 7

    Colocado por: marco1com calha não leva cabo fino nenhum
    quanto á obscuridade será ai de 99%, coisa que uma cortina qualquer resolve
    quanto ao preço neste momento não lhe sei dizer, apenas que são uma mais valia em termos esteticos, termicos e funcionais para alem de permitirem acabar com as famosas caixas de estores que costumam ser uma fonte de patologias e pontes termicas. as de lamelas orientáveis permitem uma caixa com muito menor espessura e exteriores não interferindo com o sistema de isolamento da parede.
    terá que pedir cotação para ambas as soluções e aferir se compensa.


    Tem algum exemplo das lamelas orientaveis que me refere para poder servir de exemplo nas consultas? Se tiver algum fornecedor ou algum produto que me consiga partilhar a página e que tenha boas referências, agradeço.
    Só consigo optar por essa solução com a segurança que me está a passar e com um produto que também acredite para eu estudar melhor
  7.  # 8

    Colocado por: Hreis

    Tem algum exemplo das lamelas orientaveis que me refere para poder servir de exemplo nas consultas? Se tiver algum fornecedor ou algum produto que me consiga partilhar a página e que tenha boas referências, agradeço.
    Só consigo optar por essa solução com a segurança que me está a passar e com um produto que também acredite para eu estudar melhor


    Veja Warema crufer zetra slat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hreis
  8.  # 9

    Colocado por: Hreis

    A diferença de preço é muito elevada? Qual a % de diferença?


    É funcional, giro e tal, mas como tudo por cá, se foge do normal vai para valores surreais...
    Das consultas que fiz, praticamente 450%
    •  
      marco1
    • 9 dezembro 2023 editado

     # 10

  9.  # 11

    Marco desculpe, mas não consigo ver as vantagens que fala nas do primeiro link..

    Melhor desempenho térmico?
    Evita a caixa de estores, mas leva aquele absurdo em cima?

    As do segundo link, do orçamentos que pedi custam mais de 3 vezes mais..

    Não sei se as vantagens estéticas justificam tamanha diferença.. cada um saberá..

    O facto dos estores serem de uma casa corriqueira, diz que 90% das casas em Portugal são corriqueiras.. ou 95%
  10.  # 12

    Bragas
    qual absurdo em cima? uma caixa exterior com 15x30 no máximo? que até pode ficar embutida na pala? e não há trocas termicas com o interior, e já reparou que consigo com a inclinação das laminas fazer refletir os raios do sol e ainda assim ter luz natural?
    enfim, o problema quanto muito é os custos, ainda assim é caso para aferir em comparação com o tradicional e pesar as vantagens.
    e essas 90% não são corriqueiras? ou quer tapar o sol com a peneira.
    uma grande percentagem das nossas casas são construção, não tem muito a ver com arquitetura, nada contra pois é a realidade €€€
  11.  # 13

    Há soluções que são muito arquitetura e pouco funcionalidade..
    Concordam com este comentário: Peper87
    •  
      marco1
    • 10 dezembro 2023 editado

     # 14

    isso é a sua visão, quanto muito podem ser é arquitetura não conseguida.
    arquitetura é precisamente a simbiose de estetica, técnica e funcionalidade, só se cumpre quando a alcança.
    não confunda aparencia estetica com arquitetura.
  12.  # 15

    Isso dos gostos vale o que vale… as laminas orientáveis têm a vantagem de permitir sombrear sem tapar, mas esteticamente não consigo gostar, da lhe um ar de escritório na minha opinião. Gostos nao se discutem.
  13.  # 16

    Colocado por: marco1isso é a sua visão, quanto muito podem ser é arquitetura não conseguida.
    arquitetura é precisamente a simbiose de estetica, técnica e funcionalidade, só se cumpre quando a alcança.
    não confunda aparencia estetica com arquitetura.


    Então em Portugal temos muito pouca arquitetura..

    Desde que me disseram que as brisas (tipo as da primeira imagem que colocou, não as outras), em dias de vento tem que ser recolhidas.. bendita arquitetura…
  14.  # 17

    P.e. eu tenho um vizinho com janelas a sul e tem estores. No verao nao consegue abrir os estores antes das 17h00.
    Se tivesse brisas ja nao tinha este problema.
    Cada caso é um caso. E estas coisas têm de ser pensadas no papel quando o arquitecto desenha. Mas muitas vezes os clientes alteram as coisas a meio da construcao. Se alterassem na fase da criacao, menos mal.
  15.  # 18

    Para mim não faz sentido uma solução de estores ou brisas frágeis ao ponto de terem que ser recolhidas em dias de vento.. se for mesmo assim..

    Também não bloqueiam a luz a 100%..

    Se ficam mais bonitas? Pra mim sim.. tudo o resto são desvantagens..
  16.  # 19

    As da Warema que mencionei acima são especiais para quartos. Por experiência própria posso dizer que garantem escuridão total e estão preparadas para vento até 80km/h, pelo menos é o que me lembro das especificações. Moro numa zona bastante ventosa e em dois anos nunca tive de as fechar por causa do vento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
    • mica
    • 10 dezembro 2023

     # 20

    Colocado por: Bragas V

    Então em Portugal temos muito pouca arquitetura..

    Desde que me disseram que as brisas (tipo as da primeira imagem que colocou, não as outras), em dias de vento tem que ser recolhidas.. bendita arquitetura…


    Eu tenho brisas na minha casa nunca as recolhi, e moro num alto com muito vento, não podia estar mais satisfeito, para mim com a experiência que tenho tanto de estores como brisas, era impensável voltar para estores, e não estou a falar de estética mas sim de funcionalidade, de verão se tivesse estores tinha de os ter sempre fechados, devido ao sol o dia todo.
 
0.0221 seg. NEW