Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Tenho lido muitas discussões neste fórum sobre isolamento mas ainda não encontrei resposta às minhas dúvidas.
    Tenho uma casas rústica (pedra) na região norte que estou a fazer obras de melhoramentos. Troquei o telhado suportado em vigas de madeira(que mantive) e apliquei ondeline subtelha. Agora queria melhorar o isolamento colocando um teto falso com isolamento. Que material devo usar? Lã de rocha ou lã de vidro? Vi nalgumas discussões proporem aplicar duas camadas com papel Kraft. Seria uma solução?
    Nas paredes estou a pensar aplicar icynene e depois Pladur. A casa é bastante fria e as temperaturas exteriores chegam a 1-2 graus no inverno.
    Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

    Ambos os materiais de lã mineral têm vantagens e desvantagens (vide, p. ex., https://www.ulmaarchitectural.com/pt-pt/fachadas-ventiladas/noticias/la-de-vidro-e-la-de-rocha-os-dois-tipos-de-isolamento-termico-recomendados-pela-ulma), se bem que na prática sejam bastante semelhantes.

    Caso coloque lã mineral com papel tipo Kraft, só uma das camadas precisa deste barreira anti-vapor. Ou escolhe já uma espessura maior, de forma a precisar somente de uma camada.

    Quanto ao isolamento das paresdes, o isolamento "clássico" pelo exterior não é possível?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Clara87
  3.  # 3

    Muito obrigado pelo comentário. Essa era uma das minhas dúvidas se havia vantagem em colocar 2 camadas ou se colocava uma de maior espessura.
    Pelo exterior está fora de questão porque a casa é de pedra e não pretendo mexer na fachada.
  4.  # 4

  5.  # 5

    Não pretende mexer na fachada, mas considera reduzir a humidade/temperatura ascendente?

    Se lhe apetecer, vá à minha discussão em relação à nossa casa e veja a vala em redor e isolamento do R/c.

    Colocado por: Clara87
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clara87
  6.  # 6

    Este tipo de solução certo?
    https://www.obras360.pt/loja/volcalis/loja/volcalis/loja/volcalis/0170260056vo-la-mineral-painel-revestido-a-papel-kraft-volcalis-alpha-plus


    Sim, por exemplo.

    Se permite a pergunta, e só por mera curiosidade e caso já tenha orçamentos, qual o preço para a aplicação de icynene? E qual o objetivo principal do isolamento (conforto térmico ou prevenção de humidades)? Talvez possa também analisar outras soluções de isolemnto interior da Beissier (Therm In), de cortiçã ou mesmo reboco térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clara87
  7.  # 7

    Colocado por: OliveiroS/N

    Sim, por exemplo.

    Se permite a pergunta, e só por mera curiosidade e caso já tenha orçamentos, qual o preço para a aplicação de icynene? E qual o objetivo principal do isolamento (conforto térmico ou prevenção de humidades)? Talvez possa também analisar outras soluções de isolemnto interior da Beissier (Therm In), de cortiçã ou mesmo reboco térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Clara87


    O icynene é para isolamento térmico e humidade. A casa tem uma adega por baixo que por agora não vamos mexer. Na parte que estamos a recuperar pretendo um isolamento que preencha os defeitos da pedra e que faça o isolamento térmico. No teto vamos colocar lã mineral como sugeriu, por cima do teto falso 8 cm deve ser suficiente.
    O preço do icynene não é nada interessante... 17,5euros o metro quadrado.É caro mas pareceu-me a melhor solução.
  8.  # 8

    Colocado por: marizeNão pretende mexer na fachada, mas considera reduzir a humidade/temperatura ascendente?

    Se lhe apetecer, vá à minha discussão em relação à nossa casa e veja a vala em redor e isolamento do R/c.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Clara87

    Estivemos a ver.
    A questão da vala em redor é algo que também está pensado. Na zona da adega tem de facto muita humidade e vamos ter que fazer algo assim. No primeiro andar que vamos habitar, não é problema para agora.
    Obrigado pela sugestão!
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  9.  # 9

    Colocado por: marizeNão pretende mexer na fachada, mas considera reduzir a humidade/temperatura ascendente?

    Se lhe apetecer, vá à minha discussão em relação à nossa casa e veja a vala em redor e isolamento do R/c.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Clara87


    Tenho aprendido imenso com estas discussões.
    Já temos alguns erros que vamos tentar corrigir...
    Entre o piso habitavel e o piso inferior (cave) fizemos uma laje. No seu projeto reparei que colocou isolamento (EPS/XPS?) na laje. Inicialmente não tinhamos pensado nisso, mas a de facto a cave é bastante fria. A minha dúvida é pode valer a pena colocar no teto da cave, para isolar o piso que vamos habitar?
  10.  # 10

    Clara, honestamente não sou a pessoa ideal para lhe responder.

    Mas conto-lhe a nossa escolha.
    Nós optámos por isolar e drenar o chão do R/c com base nas partilhas que vimos aqui e no que o empreiteiro nos sugeriu, porque será uma área que queremos habitar.

    A laje foi feita com aquele material (que não sei o nome, mas é a tal esferovite de nome chique) e viga dupla, por uma questão de conforto/suporte e redução de espaço.
    Ou seja, a laje não foi feita com tijolo e posteriormente levou o isolamento; essas placas substituiram o isolamento.

    Pondere que a vossa cave hoje é uma cave e daqui a uns poderá ser uma zona habitável, um estúdio, ou o que for, e se tiver pé direito consulte a possibilidade de isolar (tecto falso com algum agente de isolamento?!)

    Quanto aos erros, acredito que façam parte, o meu esposo não ficou convencido na altura com a escolha da esferovite e agora menos ainda (diz que só lhe apetece arrancar aquilo tudo e que deveriamos ter optado por algo mais orgânico).
    Que seja um processo bonito e de tomada de consciência que vos una 🩷
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clara87
  11.  # 11

    É isso, andando e vendo.
    No nosso caso estamos a ponderar colocar chão vinílico (animais, crianças... sensação térmica). Pelo que tenho lido, é uma solução até depende muito do aplicador. Conhecem alguém na região norte, arredores de Penafiel que recomendem?
    Concordam com este comentário: marize
  12.  # 12

    Eu não conheço, mas sugiro que ponha algumas fotos aqui de como ficou (para chanar a atenção e diferenciar o seu post) e continue a pedir as opiniões 🩷

    boa sorte!
 
0.0124 seg. NEW