Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Peço a vossa ajuda para algo que me está a intrigar bastante.

    Tenho uma bomba de calor da Rotex (penso que o modelo em si é irrelevante, mas se considerarem importante vou ver e digo) e esta tem duas válvulas de 3 vias como esta.

    Ora, acontece que, estranhamente para mim (talvez para os entendidos não seja nada estranho e até seja normal), deixaram de abrir as duas.

    Como é que cheguei a esta conclusão? Gradualmente deixei de ter as AQS tão quentes e o piso radiante passou a registar uma temperatura no painel da bomba superior ao normal (chegou a estar quase nos 60º, algo totalmente desaconselhado). Vieram cá verificar (quem instalou a bomba há 4 anos atrás) e após umas 3h a analisar, chegou à conclusão que muito provavelmente as válvulas não estariam a atuar mas que o melhor era vir cá um técnico especializado.

    Como me alertaram logo que só a deslocação teria um custo bastante elevado e que numa só vinda teria que pagar duas deslocações (ida e volta) mais eventual material que tivessem de troca como é normal, fiquei curioso se eventualmente isto não seria algo que eu pudesse resolver uma vez que estou relativamente à vontade com a eletrónica.

    Ora, ao ver estas válvulas, o seu funcionamento é efetivamente do mais básico que pode existir. O motor é acionado assim que há entrada de energia por uma das vias (A ou B), abrindo ou fechando consoante o caso.

    Então, testei manualmente a ligar à corrente com um conector no N e A (supostamente para fechar) e efetivamente consigo ouvir o barulho da válvula (nas duas). Contudo, como já estão na posição 0%, apenas se ouve o "esforço", sem que se veja movimento.

    No entanto, ao colocar o N e B, nada acontece. Não há som nenhum, nada mexe, rien-de-rien...

    Portanto, dito isto e para os entendidos, o que poderá ser e como se pode resolver?

    A resposta óbvia é "compra novo", mas o que procuro é alguma solução mais em conta, porque comprar novo irei gastar quase 300€ em duas válvulas e para algo eletronicamente tão básico, acho um absurdo de dinheiro!

    Muito obrigado antes de mais. :)
    • SrR
    • 11 dezembro 2023

     # 2

    Colocado por: Pedro M.F.Limaresposta óbvia é "compra novo", mas o que procuro é alguma solução mais em conta, porque comprar novo irei gastar quase 300€ em duas válvulas e para algo eletronicamente tão básico, acho um absurdo de dinheiro!
    infelizmente deverá ser a única solução
  2.  # 3

    Esse componente pode ainda estar em garantia ao abrigo dum serviço bulletin
  3.  # 4

    Colocado por: jorgealvesEsse componente pode ainda estar em garantia ao abrigo dum serviço bulletin

    Hum, isto é interessante. Estive a pesquisar mas não consegui encontrar nada sobre um "serviço bulletin", isto é o quê mais concretamente? É que como já lá vão uns 4 anos desde que comprei a bomba de calor, não percebo então como poderá isto ainda ter garantia.

    Muito obrigado.
  4.  # 5

    Colocado por: SrRinfelizmente deverá ser a única solução

    Mas é normal que estes equipamentos se tenham estragado os dois na mesma altura após apenas 4 anos de uso normal? É que até o técnico que veio aqui disse que isto não é normal e o meu medo é estar a comprar outras peças novas e depois, por algum outro motivo que afinal não tenha que ver diretamente com estas peças mas sim com algo na placa principal da bomba.
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro M.F.Lima
    Hum, isto é interessante. Estive a pesquisar mas não consegui encontrar nada sobre um "serviço bulletin", isto é o quê mais concretamente? É que como já lá vão uns 4 anos desde que comprei a bomba de calor, não percebo então como poderá isto ainda ter garantia.

    Muito obrigado.


    Por vezes os fabricantes fazem algum tipo de "recall" quando reconhecem que houve lotes defeituosos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
  6.  # 7

    Se a máquina tem menos de 48 meses de fornecimento está coberta pela garantia estendida sobre estes específicos componentes.

    No entanto está condição está limitada a equipamentos adquiridos em Portugal e instalados por instaladores oficiais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro M.F.LimaMas é normal que estes equipamentos se tenham estragado os dois na mesma altura após apenas 4 anos de uso normal?
    já substitui umas dezenas deles tal situação foi reportada ao fabricante tendo sido gerado um service bulletin das máquinas afectadas por este problema com extensão de garantia por mais 12 meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
  8.  # 9

    As 2 válvulas estão ligadas em paralelo a uma saída única da BC?
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro M.F.Limacolocar o N e B, nada acontece. Não há som nenhum, nada mexe, rien-de-rien...
    só para informação, internamente tem fim de curso que corta a ligação quando atingido o ponto final, isto em ambas as posições A ou B
  10.  # 11

    Colocado por: Bruno.AlvesAs 2 válvulas estão ligadas em paralelo a uma saída única da BC?
    tem saídas e comandos independentes e não são comuns válvulas on/off
    Concordam com este comentário: Pedro M.F.Lima
    • SrR
    • 11 dezembro 2023

     # 12

    Sao válvulas on off on off on off on off on off
  11.  # 13

    A minha sorte nisto é que estou a lidar com malta bastante profissional e então eles até estão dispostos a ajudar-me remotamente sem mandarem cá um técnico.

    Já fizemos inclusive vídeo chamada para se fazer mais alguns testes.

    Infelizmente já passam mais de 48 meses (pouco mais).

    Ainda assim, parecem estar dispostos também a ajudar, junto da marca, a verificar o que se passou e o motivo disto ter acontecido, pois admitiram que não é normal, muito menos com os dois servomotores.

    Ainda agora, no modo técnico com o teste de relés, ativou-se para fechar e, tal como nos meus testes a injetar carga manualmente, ouve-se quando é para fechar mas quando é para abrir, simplesmente nada acontece, muito embora os relés na bomba ativem e mandem carga.

    Enfim, vamos ver como irá ser a conclusão.

    Muito obrigado a todos pelo rápido apoio! :)
  12.  # 14

    Colocado por: Pedro M.F.LimaPeço a vossa ajuda para algo que me está a intrigar bastante.

    Tenho uma bomba de calor da Rotex (penso que o modelo em si é irrelevante, mas se considerarem importante vou ver e digo) e esta temduas válvulas de 3 vias como esta.

    Ora, acontece que, estranhamente para mim (talvez para os entendidos não seja nada estranho e até seja normal), deixaram de abrir as duas.

    Como é que cheguei a esta conclusão? Gradualmente deixei de ter as AQS tão quentes e o piso radiante passou a registar uma temperatura no painel da bomba superior ao normal (chegou a estar quase nos 60º, algo totalmente desaconselhado). Vieram cá verificar (quem instalou a bomba há 4 anos atrás) e após umas 3h a analisar, chegou à conclusão que muito provavelmente as válvulas não estariam a atuar mas que o melhor era vir cá um técnico especializado.

    Como me alertaram logo que só a deslocação teria um custo bastante elevado e que numa só vinda teria que pagar duas deslocações (ida e volta) mais eventual material que tivessem de troca como é normal, fiquei curioso se eventualmente isto não seria algo que eu pudesse resolver uma vez que estou relativamente à vontade com a eletrónica.

    Ora, ao ver estas válvulas, o seu funcionamento é efetivamente do mais básico que pode existir. O motor é acionado assim que há entrada de energia por uma das vias (A ou B), abrindo ou fechando consoante o caso.

    Então, testei manualmente a ligar à corrente com um conector no N e A (supostamente para fechar) e efetivamente consigo ouvir o barulho da válvula (nas duas). Contudo, como já estão na posição 0%, apenas se ouve o "esforço", sem que se veja movimento.

    No entanto, ao colocar o N e B, nada acontece. Não há som nenhum, nada mexe, rien-de-rien...

    Portanto, dito isto e para os entendidos, o que poderá ser e como se pode resolver?

    A resposta óbvia é "compra novo", mas o que procuro é alguma solução mais em conta, porque comprar novo irei gastar quase 300€ em duas válvulas e para algo eletronicamente tão básico, acho um absurdo de dinheiro!

    Muito obrigado antes de mais. :)

    A BC é de alta temperatura HT ou de baixa temperatura?

    A deslocação em garantia tem custos ?
  13.  # 15

    Colocado por: callinasA BC é de alta temperatura HT ou de baixa temperatura?
    é igual a uma que anda ai por casa
  14.  # 16

    Colocado por: SrRSao válvulas on off on off on off on off on off
    deixa te de tretras pois o servomotor é on/off mas não faz puramente liga desliga, sendo este o maior problema destas meninas.
    Concordam com este comentário: Pedro M.F.Lima
    • SrR
    • 11 dezembro 2023

     # 17

    Colocado por: jorgealvesdeixa te de tretras pois o servomotor é on/off mas não faz puramente liga desliga, sendo este o maior problema destas meninas.
    prontos nao faz on off, faz bzzzzzzzz hehehe
  15.  # 18

    Colocado por: SrRprontos nao faz on off, faz bzzzzzzzz hehehe
    não sejas manel...

    a valvula recebe tensão por um certo e determinado tempo "permitindo" fazer modulação da temperatura e do caudal sem fazer um ciclo completo de abertura e ou fecho, capiche?
    • SrR
    • 11 dezembro 2023

     # 19

    Colocado por: jorgealves
    a valvula recebe tensão por um certo e determinado tempo "permitindo" fazer modulação da temperatura e do caudal sem fazer um ciclo completo de abertura e ou fecho, capiche?
    exactamente o que eu disse, on off on off on off
  16.  # 20

    Colocado por: jorgealvesnão sejas manel...

    a valvula recebe tensão por um certo e determinado tempo "permitindo" fazer modulação da temperatura e do caudal sem fazer um ciclo completo de abertura e ou fecho, capiche?


    Não sabia que se usavam servomotores por PWM nestes equipamentos. Sempre a aprender.
 
0.0185 seg. NEW