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  1.  # 1

    Colocado por: ClioIIse usavam servomotores por PWM
    não são PWM são 230Vac direto

    o SrR tem alguma razão (muito pouca) no que diz (mas ninguém lhe diga isto senão o gajo nunca mais se cala)
    • SrR
    • 12 dezembro 2023

     # 2

    Colocado por: jorgealvesnão são PWM são 230Vac direto

    o SrR tem alguma razão (muito pouca) no que diz (mas ninguém lhe diga isto senão o gajo nunca mais se cala)
    também gosto muito de ti.
  2.  # 3

    Devo ter sido um dos primeiros (infelizmente) contemplados clientes com estas válvulas..em 2017 o instalador da minha BC percebia tanto disto como a minha avó de Facebook's, pedi apoio aos técnicos da Daikin que depois de substituírem as placas electrónicas e perderem um tempo de volta dela, lá se aperceberam que a válvula passava de 100% a 0% e não modelava, neste caso para fazer o aproveitamento da energia que estava no acumulador.
    Desde então já vou na 3 válvula nova, apenas uma ao abriga da garantia (obrigado jorgealves). A última que avariou,levei-a a uma casa electrónica que resolveu a coisa por uma fração do preço delas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
  3.  # 4

    Pode explicar mais pormenores sobre "A última que avariou,levei-a a uma casa electrónica que resolveu a coisa por uma fração do preço delas."
    Que loja fez isso?
  4.  # 5

  5.  # 6

    Colocado por: callinasPode explicar mais pormenores sobre "A última que avariou,levei-a a uma casa electrónica que resolveu a coisa por uma fração do preço delas."
    Que loja fez isso?

    Sinceramente nem sei o nome, é uma pequena casa/loja de reparações electrónicas. A próxima vez que lá passar a ver se vejo o nome.

    O problema era num dos fim de curso
  6.  # 7

    Colocado por: falcon16O problema era num dos fim de curso


    Esta parte é muito interessante pois já tinha pensado nisso e provavelmente vou mesmo tentar corrigir o problema eu mesmo! Estou só à espera de um amigo meu que me irá ajudar nisto e é muito mais entendido nesta matéria. :)
  7.  # 8

    Colocado por: falcon16O problema era num dos fim de curso
    isso não é normal, as que tenho substituído é por avaria no acoplamento dentado que fica moído e o motor roda mas não mexe o eixo convenientemente e como a maquina gere a rotação por tempo acaba por "patinar" e gera erros de funcionamento.
  8.  # 9

    Estou a ver que com a carência de avarias nessas válvulas, isto ainda vai virar um dyu para estas valvula
  9.  # 10

    Colocado por: jorgealvesisso não é normal, as que tenho substituído é por avaria no acoplamento dentado que fica moído e o motor roda mas não mexe o eixo convenientemente e como a maquina gere a rotação por tempo acaba por "patinar" e gera erros de funcionamento.


    Neste caso não porque não há qualquer tipo de ação/reação ao tentar forçar o movimento (mesmo que a "injetar" manualmente a carga).

    No fecho, de facto consegue-se ouvir o motor em esforço. Mas uma vez que já está a 0%, naturalmente não passa dali.

    Na abertura, nada acontece...
  10.  # 11

    Ok parece que o problema é capaz de ser mais grave do que problema nos servomotores.

    Ora, foram ambos abertos e testados diretamente sendo que tanto os motores como os fins de curso, está tudo perfeito.

    No teste de relés na bomba, o relé 3 e 6 não envia a mesma potência que o 4 e 5, pelo que assim sendo não sei do que possa ser.

    Alguma sugestão antes de pensar em pagar a um técnico da empresa fornecedora a peso de ouro?

    É que ainda por cima se isto for simplesmente alguma resistência ou assim, eles não têm capacidade de resolução desses problemas e o mais certo será mamdarem trocar a placa toda da bomba!

    A minha ideia era reclamar diretamente com a Rotex, uma máquina do preço desta não pode ficar danificada ao fim de 4 anos...
  11.  # 12

    Simples, rápido e fácil: contacte o instalador para trocar os actuadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
  12.  # 13

    Colocado por: jorgealvesSimples, rápido e fácil: contacte o instalador para trocar os actuadores.
  13.  # 14

    Colocado por: callinas
    já trabalha como deve ser?
  14.  # 15

    Já , desde consumos mais baixos, mesmo com este frio. A BC já não faz arranques de 4 kwh. As AQS mantém a temperatura por muito mais tempo. As AQS estão mais quentes com a mesma posição da termostática.

    As válvulas já deveria estar avariadas desde o verão ou antes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  15.  # 16

    Colocado por: jorgealvesSimples, rápido e fácil: contacte o instalador para trocar os actuadores.

    Obrigado pela dica Jorge. Isto é algo que se possa fazer sem ser o instalador? É que como já não está na garantia, se for algo que eu possa comprar as peças e tratar da troca, a eletrónica não é problema.
  16.  # 17

    Pela ultima vez repito: contacte o seu instalador pois isto é um problema conhecido e que tem uma extensão de garantia sobre estes componentes, se ele não é instalador autorizado com formação o caso é diferente.

    A avaria é mecânica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
  17.  # 18

    Colocado por: Pedro M.F.LimaPeço a vossa ajuda para algo que me está a intrigar bastante.

    Tenho uma bomba de calor da Rotex (penso que o modelo em si é irrelevante, mas se considerarem importante vou ver e digo) e esta temduas válvulas de 3 vias como esta.

    Ora, acontece que, estranhamente para mim (talvez para os entendidos não seja nada estranho e até seja normal), deixaram de abrir as duas.

    Como é que cheguei a esta conclusão? Gradualmente deixei de ter as AQS tão quentes e o piso radiante passou a registar uma temperatura no painel da bomba superior ao normal (chegou a estar quase nos 60º, algo totalmente desaconselhado). Vieram cá verificar (quem instalou a bomba há 4 anos atrás) e após umas 3h a analisar, chegou à conclusão que muito provavelmente as válvulas não estariam a atuar mas que o melhor era vir cá um técnico especializado.

    Como me alertaram logo que só a deslocação teria um custo bastante elevado e que numa só vinda teria que pagar duas deslocações (ida e volta) mais eventual material que tivessem de troca como é normal, fiquei curioso se eventualmente isto não seria algo que eu pudesse resolver uma vez que estou relativamente à vontade com a eletrónica.

    Ora, ao ver estas válvulas, o seu funcionamento é efetivamente do mais básico que pode existir. O motor é acionado assim que há entrada de energia por uma das vias (A ou B), abrindo ou fechando consoante o caso.

    Então, testei manualmente a ligar à corrente com um conector no N e A (supostamente para fechar) e efetivamente consigo ouvir o barulho da válvula (nas duas). Contudo, como já estão na posição 0%, apenas se ouve o "esforço", sem que se veja movimento.

    No entanto, ao colocar o N e B, nada acontece. Não há som nenhum, nada mexe, rien-de-rien...

    Portanto, dito isto e para os entendidos, o que poderá ser e como se pode resolver?

    A resposta óbvia é "compra novo", mas o que procuro é alguma solução mais em conta, porque comprar novo irei gastar quase 300€ em duas válvulas e para algo eletronicamente tão básico, acho um absurdo de dinheiro!

    Muito obrigado antes de mais. :)

    Quantos anos tem a instalação?
  18.  # 19

    Colocado por: jorgealvesPela ultima vez repito: contacte o seu instalador pois isto é um problema conhecido e que tem uma extensão de garantia sobre estes componentes, se ele não é instalador autorizado com formação o caso é diferente.

    A avaria é mecânica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro M.F.Lima

    Obrigado Jorge, não tinha entendido que isto era um problema mecânico e conhecido. Assim sendo, e sendo eles instaladores autorizados, definitivamente irei pedir o suporte deles.
    Colocado por: callinasQuantos anos tem a instalação?

    Tem mais de 4 anos.
  19.  # 20

    Bom, para fechar este tópico e dar conta do sucedido.

    TL;DR: Era de um dos fins de curso num dos servomotores que não funcionava.

    Agora em maior detalhe para quem tiver curiosidade.

    O técnico começo por dizer que foi bastante profissional e simpático, tendo claramente bastante experiência. E, obviamente, isso paga-se.

    Comecei por explicar tudo o que já tinha feito e ele disse logo que era muito provavelmente um dos fins de curso num dos servomotores.

    Iniciou então os mesmos testes de relés que eu tinha feito mas fez algo que eu desconhecia que tinha que ser feito, que é deixar ir até ao fim toda a rotação para um lado e depois ativar o outro relé para o lado oposto até chegar ao outro micro switch (fim de curso).

    Primeiro servomotor testado, tudo impecável.

    Foi para o segundo, não rodou para um dos lados.

    Eu até tinha feito o teste com o multímetro e por acaso até me lembrava que um deles não tinha passado no teste, mas desde que fiz o teste nunca mais me lembrei disso, porque com tanto testes que fiz para excluir várias hipóteses, acabou por me escapar esse "pequeno" grande pormenor que provavelmente teria-me poupado a vinda do técnico cá.

    Mas pronto, foi tão simples como ir comprar 4 micro switches (para ficar com reserva), retirar o que estava danificado, soldar o novo e já está. Testes feitos, está tudo a funcionar com normalidade novamente. :)

    A título de curiosidade, estes 4 micro switches ficaram a pouco mais de 5€ e um servomotor novo destes ia para os 150€... uma ligeira diferença!

    Obrigado uma vez mais a todos os que colaboraram na tentativa de ajudar.
 
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