Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma mancha de humidade (vísivel é tacteável) numa parede rebocada há três/quatro semanas atrás com um reboco à base de cal. A parede em questão é de alvenaria mista e antiga (adobo, xisto, areias), interna (entre a cozinha e a lavandaria) e sobre um desvão sanitária. O interessante é que a mancha apareceu já duas vezes, sem que a zona envolvente da parede esteja húmida.

Alguém já teve situações semelhantes? Será alguma pedra a "puxar" e "transpirar" a humidade?

Obrigado!
      PXL_20231212_092948307.jpg
  2.  # 2

E agora também uma imagem da parede ;)
      PXL_20231212_081024774.jpg
  3.  # 3

Se foi rebocado há tão pouco tempo. tem de esperar que a alvenaria seque. antes de mais nada.O que foi feito em termos de tratamento de fundação, ou do perimetro dessas mesmas paredes antigas?

Não percebi essa do desvão sanitário?
  4.  # 4

Sim, há que esperar que a parede seque. No entanto, acho estranho esta mancha aparecer precisamente neste local e não numa parede externa.

Em termos de fundação não foi efetuada nenhuma intervenção neste local. A parede é interna, estando "ligada" a uma parede externa que não apresenta sinais de humidade, com uma distância de aprox. 3 metros da mancha. Todas as paredes foram picadas e rebocadas pelo interior com a mesma argamassa à base de cal.

Desvão sanitário é neste caso um desvão ventilado (pelo menos devido aos vários orifícios ainda existentes) sobre o qual toda a divisão assenta.
  5.  # 5

Tem acesso a esse desvão ou pelos orifícios consegue meter uma câmara que dê para inspecionar o interior?
    Na volta esse desvão está assim cheio de condensados
      desvão.jpg
  6.  # 6

Ou assim
      Desvão1.jpg
  7.  # 7

Tem acesso a esse desvão ou pelos orifícios consegue meter uma câmara que dê para inspecionar o interior?

Obrigado pela dica! Acesso direto não tenho, mas uma câmara consigo colocar.

"Lembrei-me" agora que esta parede assenta sobre uma outra parede de uma semi-cave (ou seja somente uma das paredes, e precisamente esta, está enterrada e delimita o desvão) que se encontra seca e sem manchas aparentes de humidade.
  8.  # 8

Não sei se dá para ver pela foto, mas a humidade aparenta vir do meio da parede e escorrer para baixo. Não parecer haver uma humidade ascendente :/
      12.jpg

0.0151 seg. NEW