A certa altura durante a obra, o empreiteiro disse que era preciso construir o muro conforme as fotos em anexo. O muro foi preciso construir porque o quintal da casa era mais alto que atualmente e o muro antigo não estava construído abaixo do quintal, ficando "roto" abaixo. Queria tentar perceber se isto ficou bem construído, ou seja, suporta o muro maior, ou se não está lá a fazer nada?
Pelas fotos não dá pra tirar muitas informações. Parece que o muro existente é em alvenaria de pedra com a face para o seu lado rebocada.
Sem saber mais informações é difícil adiantar muita coisa, no entanto, obviamente que o seu muro em blocos não será capaz de suportar o muro anterior no caso deste ceder.
Pelas fotos diria que o seu muro não levou pilares suficientes (podia também ter levado uma viga intermédia) e que ficou desalinhado (olhando para as mestras do reboco).
No seu caso, estaria atento a possíveis rachadelas, a humidades e a curvaturas que podem aparecer no muro.
Quem está a suportar o muro de pedra é o solo que está por baixo desse muro e se aguentou a escavação para o novo muro é porque tem compactação suficiente.
Provavelmente o que lhe faltou fazer foi compactar o solo que ficou entre os dois muros de modo a que não haja cedências no solo que se encontra por baixo do muro de pedra, mas mesmo isso não será suficiente para alterar essa estabilidade.
Na prática, tem 1 muro em pedra a suportar o terreno que está encostado a ele e tem mais 1 muro com cintas e pilares a ajudar o muro de pedra. Isso nunca mais cai...