Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A certa altura durante a obra, o empreiteiro disse que era preciso construir o muro conforme as fotos em anexo. O muro foi preciso construir porque o quintal da casa era mais alto que atualmente e o muro antigo não estava construído abaixo do quintal, ficando "roto" abaixo. Queria tentar perceber se isto ficou bem construído, ou seja, suporta o muro maior, ou se não está lá a fazer nada?

Muro de suporte

2.  # 2

Alguma opinião sobre este muro?
  3.  # 3

Alguma ideia? Podem ver mais fotos no link no primeiro post...
  4.  # 4

Parece-me que faz muito pouco.
    um muro de suporte devia ser feito em betão armado.
  5.  # 5

Colocado por: vascoooolAlguma ideia? Podem ver mais fotos no link no primeiro post...

Sou leigo. Mas com essa altura e esse talude, penso que está bem.
    Se fosse meu, não me preocupava com isso assim.

Se ficava melhor em betão armado, sim. Mas penso que está bem.
  6.  # 6

Isso está a fazer cócegas aí
  7.  # 7

Pelas fotos não dá pra tirar muitas informações. Parece que o muro existente é em alvenaria de pedra com a face para o seu lado rebocada.

Sem saber mais informações é difícil adiantar muita coisa, no entanto, obviamente que o seu muro em blocos não será capaz de suportar o muro anterior no caso deste ceder.

Pelas fotos diria que o seu muro não levou pilares suficientes (podia também ter levado uma viga intermédia) e que ficou desalinhado (olhando para as mestras do reboco).

No seu caso, estaria atento a possíveis rachadelas, a humidades e a curvaturas que podem aparecer no muro.
  8.  # 8

Quem está a suportar o muro de pedra é o solo que está por baixo desse muro e se aguentou a escavação para o novo muro é porque tem compactação suficiente.

Provavelmente o que lhe faltou fazer foi compactar o solo que ficou entre os dois muros de modo a que não haja cedências no solo que se encontra por baixo do muro de pedra, mas mesmo isso não será suficiente para alterar essa estabilidade.

Na prática, tem 1 muro em pedra a suportar o terreno que está encostado a ele e tem mais 1 muro com cintas e pilares a ajudar o muro de pedra. Isso nunca mais cai...
  9.  # 9

qual a cota do lado do vizinho, não se vê mas era importante para poder aferir melhor por aqui.
  10.  # 10

O terreno do vizinho está 135cm acima do meu, como se vê na foto seguinte.
  11.  # 11

Julgam que 1.880€ por este muro à data de janeiro de 2023 é um preço justo?

0.0153 seg. NEW