Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Tenho um prédio em propriedade total com os respetivos apartamento arrendados, já tentei pedir a legalização do prédio na Camara mas devido à dificuldade do processo ficou adiada essa situação por tempo indeterminado.

    No entanto na parte de trás do prédio tenho um terreno com cerca de 100m2 praticamente plano, por sua vez o prédio em si também tem uma entrada independente na lateral para este terreno..

    A minha questão é.. com a carência na habitação neste momento alguém sabe se é possível fazer a construção de algum tipo ou material que possa fazer uma habitação, mesmo que pequena, neste terreno? nem que fosse colocada em habitação acessível ou algo do genero...Não sei...

    Queria rentabilizar de alguma forma o terreno e não sei o que faça... ou é para "cozer com batatas" :)

    Obrigado
    • MDM
    • 12 dezembro 2023

     # 2

    Sem mais informação ninguém o poderá ajudar. Mas o melhor é ir à câmara ou contratar um técnico.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 3

    Colocado por: MDMSem mais informação ninguém o poderá ajudar. Mas o melhor é ir à câmara ou contratar um técnico.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Mas que informação necessitava?

    Na camâra é praticamente impossível marcar reunião, a ultima vez estive 1 ano à espera quase.
  3.  # 4

    Colocado por: XPTO2511Tenho um prédio em propriedade total com os respetivos apartamento arrendados, já tentei pedir a legalização do prédio na Camara mas devido à dificuldade do processo

    Que tipo de dificuldades?
    O terreno onde pretende fazer a noca construção é o mesmo terreno onde está implantado o prédio?
  4.  # 5

    Colocado por: XPTO2511nem que fosse colocada em habitação acessível


    Sabia que para colocar o futuro imóvel em Arrendamento Acessível tem que ter o imóvel totalmente legal ?
    Como é que conseguiria o Certificado Energético, por exemplo ?


    Arrendamento Acessível esse que não conseguirá ter nas frações que agora tem arrendadas no tal prédio não legalizado.
  5.  # 6

    o predio ao menos tem licença de construção? não estou a falar de licença de utilização.
    para ocupar esses 100 ou parte deles tem que apresentar todo um processo de ampliação e legalização do resto, isto a ser possivel dentro das regras urbanisticas ocupar parte desse logradouro.
    conheço casos na amadora em que até são quarteirões com predios ilegais e que pouco ou nada se pode fazer a não ser grandes obras profundas para se conseguir legalizar o predio.
  6.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    Que tipo de dificuldades?
    O terreno onde pretende fazer a noca construção é o mesmo terreno onde está implantado o prédio?


    Sim é as traseiras do prédio...
  7.  # 8

    Colocado por: JOCOR

    Sabia que para colocar o futuro imóvel em Arrendamento Acessível tem que ter o imóvel totalmente legal ?
    Como é que conseguiria o Certificado Energético, por exemplo ?


    Arrendamento Acessível esse que não conseguirá ter nas frações que agora tem arrendadas no tal prédio não legalizado.


    Não sabia que era necessário estar legal para o arrendamento acessível mas caso seja já fico a saber... mas nem sequer faz muito sentido caso seja verdade e acreditando em si.. com tanta falta na habitação caso um proprietário quisesse por 20 frações em propriedade total em arrendamento acessível o estado iria pedir-lhe a legalização primeiro? se for verdade só neste país.. mas pronto.

    Nem sequer cheguei à parte do certificado energético mas isso seria o menor dos problemas no arrendamento...

    Ando a ver se lhe dou algum uso mas lá está com tanta falta de habitação poderiam existir alternativas que eu não conhecesse
  8.  # 9

    Colocado por: marco1o predio ao menos tem licença de construção? não estou a falar de licença de utilização.
    para ocupar esses 100 ou parte deles tem que apresentar todo um processo de ampliação e legalização do resto, isto a ser possivel dentro das regras urbanisticas ocupar parte desse logradouro.
    conheço casos na amadora em que até são quarteirões com predios ilegais e que pouco ou nada se pode fazer a não ser grandes obras profundas para se conseguir legalizar o predio.


    Eu conheço bem a zona da Amadora e inúmeros casos desses até como deve conhecer são pedidos para retirar pisos em prédios que certamente nunca vai acontecer..

    Era uma forma de poder aproveitar senão fica para fazer um jardim :(
  9.  # 10

    é , o caso em que estive envolvido era um beco sem saida, e até tive uma boa reunião com o arquiteto da camara mas não deu em nada.
    penso que nessa zona a camara teria que fazer um grande estudo de pormenor e tentar de alguma forma reabilitar toda essa edificação, mas lá está dá trabalho, envolve muitos interessados, muitos interesses fundiários e a coisa fica em banho maria ou assim até que caia de podre. A desculpa é sempre a mesma falta de €€ e o estilo miserável e abarracado permanece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XPTO2511
 
0.0153 seg. NEW