Iniciar sessão ou registar-se
    • nvale
    • 12 dezembro 2023 editado

     # 1

    Colocado por: ZeAraBom dia,

    tenho um familiar que tem a casa a venda numa imobiliaria mas foi rescindido o contrato em novembro com 6 meses de antecedência. Mas a imobiliária diz que durante estes 6 meses se o vendedor (o familiar) arranjar alguém por conta própria eles (imobiliária) ficam na mesma com a comissão. Isto é legal? Eles munca arranjaram ninguém para comprar nem sequer para ir lá fazer uma visita. A casa está na imobiliária há 4 anos e renova automaticamento de 9 em 9 meses.

    Obg


    Fui ler agora com mais atenção após todos estes post e fiquei com a sensação que rescindiram o contrato com seis meses de antecedência face ao terminus efetivo do contrato, isto é, o contrato de 9 meses acabava em Maio de 2024 e vocês rescindiram agora em Novembro de 2023, se assim for a imobiliária tem razão, pois o contrato mantém-se ativo até ao terminus dos 9 meses...
    Não pode haver efeitos imediatos. A clausula será expressa, a não oposição tem de ser manifestada até 10 dias antes da renovação, fizeram 6 meses antes, está feito.
  1.  # 2

    Colocado por: nvale

    Fui ler agora com mais atenção após todos estes post e fiquei com a sensação que rescindiram o contrato com seis meses de antecedência face ao terminus efetivo do contrato, isto é, o contrato (9 meses) acabavam em Maio de 2024 e vocês rescindiram agora em Novembro de 2023, se assim for a imobiliária tem razão, pois o contrat mantém-se ativo até ao terminus dos 6 meses...


    Mas eles tiraram o anuncio da venda da casa do site deles. Ou seja, já não se vão dar a mais trabalhos com a casa.
  2.  # 3

    Mas "o periodo de nojo" so se aplica quando se vende a alguem que tenha sido levado pela agencia ao imovel, e ai sim pode ter de pagar mas se o imovel nunca foi visitado pela imobiliaria como podem pedir a comissao. Eu posso ter a casa á venda atravez de uma agencia mas se algum vizinho ou outro particular me bater á porta eu posso vender sem ter de pagar á agencia, já que ela não teve intervencão nenhuma no negocio.
    • nvale
    • 12 dezembro 2023 editado

     # 4

    Colocado por: ruimesquitaMas "o periodo de nojo" so se aplica quando se vende a alguem que tenha sido levado pela agencia ao imovel, e ai sim pode ter de pagar mas se o imovel nunca foi visitado pela imobiliaria como podem pedir a comissao. Eu posso ter a casa á venda atravez de uma agencia mas se algum vizinho ou outro particular me bater á porta eu posso vender sem ter de pagar á agencia, já que ela não teve intervencão nenhuma no negocio.



    Quando se comprova que os negócios começaram na agência, mesmo findando o periodo de exclusividade, por norma paga-se. Se tiver a casa à venda numa agencia não pode vender por conta própria, isto é, até pode, mas paga a comissão...
    Concordam com este comentário: Caarabina
  3.  # 5

    Colocado por: ZeAra

    Mas eles tiraram o anuncio da venda da casa do site deles. Ou seja, já não se vão dar a mais trabalhos com a casa.


    Claro que tiraram, menos trabalho mais lucros... até ao final dos 9 meses a comissão é-lhes devida.
  4.  # 6

    Quem não sabe do que fala mais vale estar calado para não induzir os outros em erro. Em caso de regime de exclusividade é isso mesmo que significa, exclusividade. Logo se alguém vender propriedade por sua conta pode ver ser-lhe reclamada uma comissão pela agência mesmo não tendo feito nada. Se esse alguém acha que a agência não tem feito nada para vender o seu prédio deve tomar as devidas diligências, ou seja, rescisão de contrato por justa causa, desde que o consiga provar.
    Concordam com este comentário: nvale, sisu, nuno35
  5.  # 7

    Colocado por: nvalemesmo findando o periodo de exclusividade, por norma paga-se.


    depois de terminar o contrato, mesmo após os 9 meses? se for não acho que faça muito sentido
  6.  # 8

    Colocado por: taunusQuem não sabe do que fala mais vale estar calado para não induzir os outros em erro. Em caso de regime de exclusividade é isso mesmo que significa, exclusividade. Logo se alguém vender propriedade por sua conta pode ver ser-lhe reclamada uma comissão pela agência mesmo não tendo feito nada. Se esse alguém acha que a agência não tem feito nada para vender o seu prédio deve tomar as devidas diligências, ou seja, rescisão de contrato por justa causa, desde que o consiga provar.
    Concordam com este comentário:nvale


    podem dizer que não há ninguém interessado na casa por causa de inúmeras razões (preço, por exemplo). Nunca vai haver justa causa.
  7.  # 9

    Colocado por: ZeAra

    depois de terminar o contrato, mesmo após os 9 meses? se for não acho que faça muito sentido

    Se o negócio tiver inicio na agência... tem de ler tudo o que escrevi.
  8.  # 10

    Quem disse que não posso vender , não posso é fazer publicidade mas posso sempre vender desde que o comprador nao tenha vindo atravez da agencia
  9.  # 11

    Colocado por: nvale
    Se o negócio tiver inicio na agência... tem de ler tudo o que escrevi.


    não há negócio nenhum. Nunca houve visitas e se a casa já nem está no site deles não me parece que eles agora tenham algum interessado.
    • eu
    • 12 dezembro 2023 editado

     # 12

    Quando eu vendi o meu apartamento (sem mediação) na escritura tive que entregar uma declaração toda XPTO a declarar que a casa não tinha estado a ser promovida por uma imobiliária. Se a declaração fosse falsa, as consequências eram dramáticas.

    As coisas podem ficar bem complicadas quando se coloca uma casa numa imobiliária e depois se vende por fora. (não foi o meu caso).

    Portanto, há muitas coisas escritas neste tópico que não são assim tão lineares. Cuidado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZeAra
    • eu
    • 12 dezembro 2023

     # 13

    Colocado por: taunusQuem não sabe do que fala mais vale estar calado para não induzir os outros em erro.


    Exatamente, há muitas asneiras escritas neste tópico.
  10.  # 14

    Na própria escritura menciona se existiu, ou não, mediação imobiliária.
    • FFAD
    • 12 dezembro 2023

     # 15

    Colocado por: eu

    Exatamente, há muitas asneiras escritas neste tópico.


    mas com convicção!!!
  11.  # 16

    E no caso da desistência ocorrer, porque uma das partes dona do imóvel, quiser comprar a outra parte, a imobiliária pode exigir pagamento de comissão, mesmo tendo sido enviado 1 e-mail (dentro do prazo de exclusividade) a avisar que a cada já não seria vendida, pq ia ser feito aquele "negócio" entre os donos?
  12.  # 17

    Ainda estou para perceber quem aceita um contrato desses, agora em que as casas se vendem como pão
  13.  # 18

    Colocado por: jg231Ainda estou para perceber quem aceita um contrato desses, agora em que as casas se vendem como pão


    Não sei quem, mas sei que Re|Max e outras desta vida só trabalham assim. Vá-se lá entender isto.
    • Dan
    • 14 dezembro 2023

     # 19

    Em caso de conflito com a imobiliária o que interessa é o que venha decidir o tribunal e os tribunais têm entendido que embora o proprietário não possa diligenciar no sentido de angariar, por si, interessados no negócio (por exemplo colocando anúncios na internet com o seu número de telemóvel) não fica inibido de aceitar qualquer proposta que lhe seja apresentada por alguém que espontaneamente se lhe dirija (nomeadamente alguém do seu círculo ou que obteve conhecimento casual de que o imóvel estava à venda).
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  14.  # 20

    As Imobiliárias não trazem nenhum valor acrescentado na venda de uma casa, antes pelo contrário, pois ao aumentarem o preço devido às suas comissões estapafúrdias ainda dificultam mais a venda de uma casa. Na generalidade são compostas por "papagaios" que prometem tudo e mais alguma coisa aos proprietários, que depois vão no conto do bandido e assinam um contrato de exclusividade e ficam com a casa sequestrada por 6 meses ou mais pelas imobiliárias, que depois de lhe prometerem o Céu lhe apresentam o Inferno: quando querem angariar a casa é só facilidades e a casa é um autentico tesouro e vale uma fortuna, depois de enrolarem o proprietário começa enão um novo jogo: a casa já não vale tanto assim, o mercado está difícil, etc.., todo um jogo de pressão para o proprietário baixar o preço para eles venderem a casa com mais facilidade. Ora o proprietário está nas mãos deles e vê-se forçado a baixar o preço para não ficar 6 meses ou mais com a casa parada, pois não pode fazer nada devido à exclusividade.
    Nunca conseguirei perceber a razão das pessoas recorrerem a estes Parasitas, pois hoje em dia é super fácil vender uma casa, com a procura que há e toda a quantidade de meios que há para a publicitar. Quanto ao bicho papão que as imobiliárias costumam apresentar de que é um processo muito difícil e exige muita papelada, óbvio que é mais uma das muitas mentiras a que eles recorre, é um processo facílimo, e caso tenha qualquer duvida ou insegurança pode recorrer a um solicitador, ou até ao próprio notário que vai fazer a escritura, embora na generalidade dos casos se houver recurso ao crédito será o próprio Banco a tratar de tudo.
    Termino como comecei, as imobiliárias não trazem nenhum valor acrescentado na venda de uma casa, e podem sim trazer problemas, como o relatado neste post.
 
0.0216 seg. NEW