Esta é uma daquelas perguntas em que acho que sei a resposta, mas gostava que fosse de outra forma. Assim, sei que posso trabalhar neste telhado e fazê-lo apenas com uma notificação de obras, desde que a forma não se altere e que o aspeto geral seja o mesmo. Já notifiquei a Camara sobre as obras, mas devido a algumas razões técnicas, percebi que a Lusa seria melhor (atualmente Marselha). Agora, a minha pergunta é: será que mudar os telhas é um problema sem pedir mais permissão?
Vou falar do que sei e por experiência própria. 1º depende de CM para CM 2º Mantendo a telha, lusa ou marselha não faz diferença. 3º Se alterar o material (Sandwich p/ex), precisa mais do que mera comunicação ou simplesmente nem sequer pode.
Não penso mudar o material, mas na minha memória descritiva para a notificação de obras, referi que vou manter o mesmo aspeto do telhado, o que acho que implica também a forma da telha e não apenas o material. Tens razão, o melhor a fazer é confirmar com a CM, mas isso pode demorar um pouco 🙄
Lá está, fale diretamente com a CM, na minha seria fácil, outras não sei... até arrisco em dizer que mudava sem dizer nada e não havia problema pois lusa ou marselha vai dar ao mesmo
Se falar com a câmara corre o risco de apanhar um técnico mais picuinhas e lhe dizer que é obrigatório. Se não o fizer, muito provavelmente ninguém o incomoda
Veio da outra telha porque fica mais barato face à Marselha. Deixe adivinhar, o empreiteiro já meteu o material em obra, não há muito a fazer segundo o empreiteiro?
Tem noção porque foi usada telha Marselha originalmente? Normalmente significa que a inclinação do telhado é pouca e que a telha lusa não impediria a entrada de água.
Penso que foi sobretudo por razões estéticas, a inclinação é enorme, muito acima da inclinação recomendada para a zona (1). Penso que é de cerca de 43 graus.