Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    O advogado que tratou da partilha extra judicial de 2 imoveis parte de uma herança, cobrou honorarios no valor de 12% do valor patrimonial dos imoveis. Isto é normal?

    Obrigado ao forum
  2.  # 2

    Depende do valor dos imóveis, e acima de tudo do que foi combinado com o advogado.
  3.  # 3

    O valor patrimonial dos imoveis ronda os 100000 euros.
  4.  # 4

    Assinou alguma coisa?
    Esses valores convém ficarem logo esclarecidos.
    Ainda dizem que as Imobiliárias levam muito dinheiro...
  5.  # 5

    Nao ficou nada acordado de inicio :/
  6.  # 6

    Culpa sua desculpe lá a sinceridade, 5% já acho muito mas Também não sei o trabalho que o mesmo teve.
    É fácil dizer que é caro sem ter todos os factos
    • MDM
    • 12 dezembro 2023

     # 7

    A minha filha está a dar-se mal com a matemática, fico descansado porque sei que há profissões nas letras com futuro garantido.
  7.  # 8

    Colocado por: ruiduarte78Nao ficou nada acordado de inicio :/

    Pois, assim é complicado. Não resta muito mais do que aceitar esse valor.
    Quanto tempo demorou o processo na totalidade?
  8.  # 9

    Cerca de 2 anos.
  9.  # 10

    Então nesse caso o valor até pode nem ser descabido.
  10.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesEntão nesse caso o valor até pode nem ser descabido.


    Ele diz que se cobrar por serviço o valor seria maior, ebtao sugiu os tais 12%
  11.  # 12

    Colocado por: Vítor Magalhãese acima de tudo do que foi combinado com o advogado.

    Se bem os conheço, nem sequer informaram os clientes das custas...
  12.  # 13

    Colocado por: ruiduarte78Ele diz que se cobrar por serviço o valor seria maior, ebtao sugiu os tais 12%

    Mas sugeriu e foi aceite, certo? então qual é o problema. Pelos vistos já estava combinado.
    Portanto 12% (12000) + despesas/ custas e emolumentos...
    eu acho um valor desproporcional...Mas também não sei qual foi a dificuldade do processo, nem sei qual é o valor/ hora que o advogado cobra, mas se for a 100€/hora, dava para 120 horas de trabalho, ou 15 dias de 8 horas... acho um bocado exagerado, ainda assim.
    Mas se aceitaram os termos. Está tudo bem.
    • NLuz
    • 12 dezembro 2023

     # 14

    Conheço um advogado de um escritorio que cobra no mínimo 5000€ por elaborar um CPCV...(sim há quem pague)
    Outros da praça cobram entre 30 a 40% do valor que conseguirem que os clientes recebam dos processos.
  13.  # 15

    Li num forum que 10% era o normal para partilhas extrajudiciais. Eu acho um exagero.
  14.  # 16

    Atenção à quota litis...
  15.  # 17

    O meu irmão é advogado e deixa sempre explícito o preço de uma consulta ou deslocação.
    Nestas situações depende do sucesso das mesmas estipula logo um valor base final mesmo não sabendo o tempo que demora...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 18

    Tudo depende do profissional mas se foi combinado tem que pagar.
    Conheço o caso de um advogado de lisboa que só trabalha praticamente com estrangeiros no acompanhamento de aquisição de imóveis e cobra 10% por cada aquisição para elaborar o CPCV e acompanhar a escritura.
    Ainda em julho acompanhou a venda de um terreno de 2 milhões e recebeu 200k e diz ele que ninguém reclama (estrangeiros).
  17.  # 19

    Completamente desproporcional... O valor recebido pelo acto e responsabilidades inerentes.
    enfim...
    Concordam com este comentário: sisu, Vítor Magalhães
  18.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasCompletamente desproporcional... O valor recebido pelo acto e responsabilidades inerentes.
    enfim...
    Concordam com este comentário:sisu,Vítor Magalhães


    Sem dúvida alguma mas há quem pague por isso há quem cobre.
    E se não reclamam é porque até deve ser normal no país deles digo eu.
 
0.0172 seg. NEW