Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Abro este tópico com a esperança de que se discuta sobre como e quando se deve impermeabilizar pavimentos e paredes de compartimentos húmidos, na arquitectura actual.

    Há uns bons anos, a fórmula, pelo que me lembro, para cozinhas e lavandarias era impermeabilização de pavimento na sua totalidade e dobra às paredes com 0,20 m de altura. Normalmente, não era impermeabilizada a parede à altura da pia lava-louça nem as zonas de tanques, quando estes existiam.

    Nas casas de banho, era idêntico às cozinhas no que diz respeito aos pavimentos, havendo só a diferença nas "caixas" das ligações de esgoto de banheiras, polibans e bases de duche (que eram sempre ligeiramente elevadas), que eram tratadas de acordo com as suas características.

    Nas paredes, zonas de banheiras e duches, subia a um mínimo de 1,50 m, sendo também usado 1,80 m e nas paredes restantes a tal dobra de 0,20 m.

    Hoje em dia, as cozinhas são abertas para o espaços sociais, totalmente ou parcialmente, com os pavimentos destas muitas das vezes sendo o mesmo (flutuantes, soalhos), e lavandarias quase inexistentes, sem tanques, ligadas às cozinhas.

    Nas casas de banho, bases de duche embutidas ou de sobrepor, ou duche italiano (este caso, sim, tem a impermeabilização como fazendo parte do seu sistema construtivo), peças cerâmicas de grandes formatos quase impermeáveis e quase sem juntas ou mesmo pavimentos em madeira ou imitações...

    Os materiais eram basicamente o bom e velho cerezite, o SIKA TOP, passando a publicidade, e, eventualmente, telas líquidas.

    A pergunta: hoje em dia, o que se deve impermeabilizar mesmo e como, na vossa opinião?
  2.  # 2

    Tem aqui um artigo que pode ter interesse para si.

    Nenhum ladrilho, por maior que seja, é impermeável, e nesse sentido a impermeabilização deverá sempre fazer parte integrante dessas zonas.

    https://eurobuild.pt/porque-devo-impermeabilizar-uma-casa-de-banho/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
  3.  # 3

    Deve-se sempre prever impermeabilização nas zonas húmidas (principalmente as instalações sanitárias, que são os compartimentos mais sujeitos), no sentido de boas-práticas construtivas. E em termos de regulamentação, há?

    Na construção de habitações isoladas ou habitações em propriedade horizontal, existe obrigações com fundamento regulamentar?
  4.  # 4

    Colocado por: MasterfulNa construção de habitações isoladas ou habitações em propriedade horizontal, existe obrigações com fundamento regulamentar?

    Não, não existe em qq dos casos qq imposição legal, somente se deve fazer, por ser uma "boa prática" das "artes de construção"..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não, não existe em qq dos casos qq imposição legal, somente se deve fazer, por ser uma "boa prática" das "artes de construção"..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Masterful


    Boa noite.

    Pois, mas deveria ser regulamentado, principalmente em apartamentos, por questão de protecção de terceiros, ainda que a existência de humidade pode afectar ainda mais quem a produz.
  6.  # 6

    o Rgeu sempre referiu isso, ao preconizar nessas situações que sejam revestidas com material impermeável supostamente os azulejos devidamente rejuntados (art.31).
  7.  # 7

    Colocado por: marco1o Rgeu sempre referiu isso, ao preconizar nessas situações que sejam revestidas com material impermeável supostamente os azulejos devidamente rejuntados (art.31).


    Sim, mas, como sabemos, é insuficiente. Essa regra é simplista demais.

    Os grandes problemas de humidade serão gerados nas zonas de banho (bases e banheiras), nos remates entre paredes e pavimentos com as peças sanitárias.
  8.  # 8

    Colocado por: MasterfulPois, mas deveria ser regulamentado,

    Nós já temos regras e regulamentos em demasia, não necessitamos de mais.
    Necessitamos sim é de profissionais competentes e conscientes, a começar pelos técnicos de projeto.
    Continuamos a ter projetos tipo chapa 7 cujo o objetivo é apenas cumprir o formalismo de obter o licenciamento
    Concordam com este comentário: falcon16, desofiapedro
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilvaNós já temos regras e regulamentos em demasia, não necessitamos de mais.


    deixa l´.. parece que é desta que vão fazer tudo integrado num livrinho.... o tal "Código da construção".. a ver vamos...
 
0.0090 seg. NEW