Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como diz o titulo da discussão, pretendia saber se existe alguma forma de "reparar" um buraco feito num pilar da casa.
    No caso em especifico o ferro do pilar não foi comprometido mas ficou um pilar de um lado ao outro com 5 cm de diametro e um dos ferros ficou a vista.

    Alguem que faça ideia de como se possa reparar? Sei que voltar a tapar com betão não é solução porque não vai aderir ao material antigo. Um vizinho meu diz que para fixar os pilares usa "bucha quimica" e que isso também pode ser uma solução para tapar o buraco, que tem aderencia e que é muito forte.
  2.  # 2

    Pode meter cá fotos?
  3.  # 3

    Já anda para tapar o buraco há uns 2 meses, cai o prédio antes de o tapar.
  4.  # 4

    Colocado por: VarejoteJá anda para tapar o buraco há uns 2 meses, cai o prédio antes de o tapar.


    Não tenho grandes conhecimentos em construção e estou a aprender e o seu comentário foi completamente inútil.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  5.  # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesPode meter cá fotos?


    Olá Vitor, não consigo arranjar fotos com muita visibilidade pois tenho a instalação de um AC a passar pelo buraco desde que foi feita a asneira há cerca de 2 meses pelos instaladores.

    Mas o que consigo arranjar é https://ibb.co/7tBWMkB
    retirando a calha vesse a danificação que foi feita ao pilar estando um ferro a vista no lado esquerdo dos cabos que passam, de certeza que o ferro ficou bem raspado. E o buraco deve ter mais de 5 cm passando todo por dentro do pilar.
    Ora o tecnico da altura para se despachar, achou que era mais rapido proceder com a furação para chegar a tempo da hora de almoço e não me avisar da asneira e tentarmos resolver a bem.

    Agora pretendo ter um parecer técnico e proceder para reclamação e pedir o que for mais indicado, creio que mudança de instalação do AC e reparação de custos pela asneira ou até outra coisa qualquer.

    Agradeço qualquer ajuda de alguém que tenha passado por algo do genero, em como se deve resolver este tipo de assuntos.
  6.  # 6

    Se é um furo com esse diâmetro eu não me preocupava muito com isso, qualquer argamassa "repara" isso, certifique-se que o furo não tem pó e molhe antes de meter betão lá para dentro para aderir e está feito 👌
  7.  # 7

    Colocado por: Vítor MagalhãesSe é um furo com esse diâmetro eu não me preocupava muito com isso, qualquer argamassa "repara" isso, certifique-se que o furo não tem pó e molhe antes de meter betão lá para dentro para aderir e está feito 👌


    Caro Vitor, mas uma argamassa qualquer ganha aderencia ao betão que la estava e mantém a integridade do pilar?
    Claro que suponho o seguinte se antes da instalação o pilar estava 100% capaz, fazendo a reparação (caso seja dessa forma) nunca vai voltar aos 100% e fica ali com um ponto fragil.
  8.  # 8

    Colocado por: Nmaster1988

    Caro Vitor, mas uma argamassa qualquer ganha aderencia ao betão que la estava e mantém a integridade do pilar?
    Claro que suponho o seguinte se antes da instalação o pilar estava 100% capaz, fazendo a reparação (caso seja dessa forma) nunca vai voltar aos 100% e fica ali com um ponto fragil.

    um furo de 5 cm de diâmetro isolado de tudo o resto e sem cortar uma armadura é insignificante. Até pode tapar o furo com gesso se quiser, não se preocupe com isso.
  9.  # 9

    E tapar com os tubos lá dentro é o mesmo que não fazer nada
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoE tapar com os tubos lá dentro é o mesmo que não fazer nada


    Não, a ideia seria tirar tudo da instalação e reparar em condições.
  11.  # 11

    Colocado por: Vítor Magalhães
    um furo de 5 cm de diâmetro isolado de tudo o resto e sem cortar uma armadura é insignificante. Até pode tapar o furo com gesso se quiser, não se preocupe com isso.


    Certo, mas este pilar apesar de não ser de um extremo da casa é um dos que fica numa parede que dá para o exterior e dá um distancia grande para o que esta num dos extremos.
    Tapar com gesso não é o que procuro, pois seria só estetico.
    O que procuro saber é como reparar o pilar de forma a repor a sua integridade.
  12.  # 12

    Colocado por: Nmaster1988

    Certo, mas este pilar apesar de não ser de um extremo da casa é um dos que fica numa parede que dá para o exterior e dá um distancia grande para o que esta num dos extremos.
    Tapar com gesso não é o que procuro, pois seria só estetico.
    O que procuro saber é como reparar o pilar de forma a repor a sua integridade.


    O pilar não é meu mas o que eu acho é que se está a preocupar em demasia. Atenção que não digo que o trabalho foi bem feito, se fosse comigo também ficava piurso. No entanto o rico serviço está feito, agora é lidar. Não me parece que daí venha grande mal ao mundo.

    Mas esperemos pela expertise de um engenheiro de estruturas.
  13.  # 13

    Se calhar tem pilares e vigas furadas durante a construção, que estão tapadas e ninguém vê.

    Coração que não vê, Coração que não sente.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 14

    Colocado por: VarejoteSe calhar tem pilares e vigas furadas durante a construção, que estão tapadas e ninguém vê.

    Coração que não vê, Coração que não sente.

    Ou até mesmo chochos que ficaram da altura da betonagem e igualmente sem grande stress.
  15.  # 15

    https://prt.sika.com/pt/sika-consigo/comunicacoes-sika-consigo/sikarep-2300-novo-produto.html

    https://www.danosa.com/pt-pt/produto/argotec-reparacion-r3/

    https://www.secil.pt/pt/produtos/argamassas/reparacao-de-betao/B-Repara-Estrutural-R4-Multi

    tem aqui várias opções.

    depois é seguir instruções da marca.

    retirar os tubos

    fazer uma "cofragem" de forma que dê para meter a argamassa num nivel superior (a fazer tipo "Funil")
    vibrar a argamassa, nem que seja com um berbequim a fazer percussão, encostado à cofragem
    depois de seco, retirar moldes, e remover excessos.
    Concordam com este comentário: Nmaster1988
  16.  # 16

    Colocado por: VarejoteSe calhar tem pilares e vigas furadas durante a construção, que estão tapadas e ninguém vê.

    Coração que não vê, Coração que não sente.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Mas este eu vi e sei a razão, por isso quero responsabilidades.
  17.  # 17

    Colocado por: fernandoFerreirahttps://prt.sika.com/pt/sika-consigo/comunicacoes-sika-consigo/sikarep-2300-novo-produto.html

    https://www.danosa.com/pt-pt/produto/argotec-reparacion-r3/

    https://www.secil.pt/pt/produtos/argamassas/reparacao-de-betao/B-Repara-Estrutural-R4-Multi

    tem aqui várias opções.

    depois é seguir instruções da marca.

    retirar os tubos

    fazer uma "cofragem" de forma que dê para meter a argamassa num nivel superior (a fazer tipo "Funil")
    vibrar a argamassa, nem que seja com um berbequim a fazer percussão, encostado à cofragem
    depois de seco, retirar moldes, e remover excessos.
    Concordam com este comentário:Nmaster1988


    Obrigado Fernando esta parece ser a informação que procurava.

    Assim já sei que há material que se usa para este tipo de reparos.
  18.  # 18

    Colocado por: Nmaster1988

    Mas este eu vi e sei a razão, por isso quero responsabilidades.


    Ninguém vai assumir responsabilidades.
    Vai andar a gastar tempo e dinheiro e fica na mesma.

    Quer retirar os tubos para tapar o buraco, vai pagar pela alteração.

    Esqueça o assunto que o prédio não cai, ao fim de 2 meses já dava sintomas.

    Se o buraco dá para o exterior, encha com espuma de poliuretano, para não passar ar.
    • SMBS
    • 14 dezembro 2023

     # 19

    Há bucha química que pode ser usada para reparar betão.
    É mais fácil
  19.  # 20

    Colocado por: SMBSHá bucha química que pode ser usada para reparar betão.
    É mais fácil


    Mas para isso tem de retirar a tubagem do buraco.
 
0.0250 seg. NEW