Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou neste momento em vias de fazer uma proposta para aquisição de um imóvel em segunda mão (t3 num condomínio). A mediadora sugeriu fazer uma proposta o quanto antes porque há vários interessados (pode ser estratégia mas tendo em conta a pouca oferta e muita procura, deve ser real). Caso os atuais proprietários aceitem a oferta será redigido um documento escrito para assegurar a reserva, no valor de 5000€, ao direito de adquirir o imóvel. A reserva ficará condicionada à aprovação de crédito. Como visitei a casa hoje ao final do dia e terei pouco tempo para assegurar que não existem ónus, penhoras, hipotecas, dívidas de condomínio etc... sobre a habitação bem como se existe licença de habitação, disponibilização certificação energético e outras situações do género. Alguém me sabe dizer se é possível condicionar a reserva à existência de ónus omissos? E se sim, como deve ser feito?

    Já procurei informação aqui no fórum mas não encontrei o que pretendia.
  2.  # 2

    Colocado por: vl2023Alguém me sabe dizer se é possível condicionar a reserva à existência de ónus omissos? E se sim, como deve ser feito?


    Não lhe vou responder à sua pergunta, apenas vou dizer que quando se "joga monopoly" com imóveis de 200, 300 mil € ou mais, as coisas tem de ser devidamente ponderadas, e ter tempo é sempre a melhor coisa para uma boa reflexão.

    Caramba...visitou a casa "hoje à noite". Nem se quer a viu durante o dia dia... Nem 24h passaram.

    Não ceda à pressão metida pela agência e não assine nada à pressa só porque hipoteticamente há vários interessados.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, Caarabina, HAL_9000, OliveiroS/N
  3.  # 3

    Agradeço o feedback. Precisamente por não ter toda a informação do meu lado, estou a colocar esta dúvida para saber como me salvaguardar.
    Estou à procura de habitação própria há mais de 1 ano. As boas oportunidades tem desaparecido em questão de dias. Os imóveis que têm problemas evidentes continuam listados nas agências imobiliárias há meses.
  4.  # 4

    Aceite o conselho do Nostradamus e tenha calma. Comprar uma casa 'e uma investimento de uma vida se esta ja esta 'a procura ha mais de um ano nao vai ser uma semana que lhe vai fazer diferenca. Alem disso tem o mercado do seu lado com o juro do credito como esta neste momento tem a certeza que nao vai haver aumentos de preco.



    Colocado por: NostradamusNão ceda à pressão metida pela agência e não assine nada à pressa só porque hipoteticamente há vários interessados.


    Isto.


    Boa sorte
  5.  # 5

    Eu peço sempre as últimas 3 atas do condomínio por exemplo...
    E fale com algum morador para verificar eventuais patologias
    • vl2023
    • 14 dezembro 2023 editado

     # 6

    Obrigado pelos comentários.
    Da minha parte não há qualquer precipitação. Pretendo reunir toda a informação que considero pertinente antes de chegar a algum acordo.

    Parece haver alguma relutância da parte da agência em partilhar informação.
    Por exemplo, o certificado energético. À data da primeira visita estaria no escritório, entretanto hoje está a ser feito e corre por conta dos atuais proprietários.
    Dou de barato que tenha ocorrido uma falha de comunicação. Mas, há inúmeros anúncios de habitação que apresentam o estado da certificação energética "em trâmite". Sendo que é obrigação legal indicar a classe energética do edifício, há alguma nuance que me esteja a escapar?

    Editado: correção de erros ortográficos.
 
0.0123 seg. NEW