Iniciar sessão ou registar-se
    • SJC
    • 13 dezembro 2023

     # 1

    Viva, tenciono reparar este muro que está bastante rachado (ver foto).
    A ideia será utilizar uns grampos em aço (“U”) e preencher com argamassa.

    Recomendam alguma argamassa específica? Exemplo seciltek reabilita (com fibras e cal hidráulica).

    Já que irei ter de mexer no muro, faria sentido colocar alguns “tubos de drenagem”? Ideia:
    tubo plástico de um diâmetro baixo com rasgos numa das pontas
    Furar a parede e chumbar os vários tubos.

    Falaram-me nesta ideia mas estou um pouco céptico com respeito à eficácia deste método. Não há um tubo grande para colectar a água que se encontra no solo… esteticamente também pode não ficar muito bem (vários tubinhos numa parede), possivelmente comprometer a estrutura da parede, etc.

    O que acham?
      IMG_3421.jpeg
  1.  # 2

    Uma reparação estrutural não é feita com argamassas à base de cal.

    Eu picava bem a zona das rachas e depois enchia com uma argamassa de reparação estrutural classe R4, pode eventualmente colocar uns grampos cravados no muro e recobertos com a argamassa, ou usar uma rede metálica na zona das juntas igualmente recoberta com argamassa.
    Para fazer a drenagem pode furar o muro e colocar umas pontas de tubo em polietileno em locais pontuais para retirar a pressão da agua a tardoz que se infiltra no terreno de cima quando chove.
    Concordam com este comentário: SJC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SJC
    • SJC
    • 13 dezembro 2023

     # 3

    Muito obrigado pelas sugestoes Vítor Magalhães!
    Vou comprar a argamassa recomendada (exemplo: SikaRep 2400) e possivelmente colocar tamb'em rede de fibra de vidro nos acabamentos finais. A parede rachou principalmente porque tinha uma grande 'arvore plantada junto ao muro.
 
0.0092 seg. NEW