Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vou instalar na minha moradia piso radiante hidraulico para aquecimento e vou fazer a pré instalação de ventiliconvectores (caso no futuro tenha necessidade de arrefeciemnto).
    A minha questão é a seguinte: A parte electrica e parte da canalização necessária para o piso radiante e para os ventiloconvectores é da responsabilidade de quem? de quem faz as referidas instalações ou será minha responsabilidade (do electricista/canalizador da obra)?
  2.  # 2

Viva Sr. Carlos ,

Em primeiro lugar, são os fornecedores de ambos os sistemas que têm responsabilidade sobre a qualidade quer dos materiais quer das planificações.
    Quem instala, deverá cumprir à regra as indicações do fabricante, caso não o faça terá de assumir responsabilidades. Quer seja o electricista quer o canalizador ambos são responsáveis pela instalação correcta dos sistemas.

Em relação às Argamassas/autonivelantes serão as empresa responsável pela aplicação da lage flutuante segundo os seus produtos, salvo contrário e quando seguidas à regra as indicações cedidas pelo fabricante do sistema radiante será responsável o fornecedor, sendo o dono da obra responsável pelo cumprimento de todas as medidas cedida pelos fabricantes.

cumprimentos
  3.  # 3

Mas quem tem que fazer as ligações electricas/agua?
  4.  # 4

Colocado por: carlossilvaMas quem tem que fazer as ligações electricas/agua?

Quem for competente para tal, ou seja, tanto poderá ser o instalador que irá efectuar a instalação do piso radiante como o electricista que tomou a sua obra. De salientar, que normalmente os eletricistas devem em cada divisão deixar a pré instalação para os termoestatos, e a alimentação de 220V nos colectores, assim como o seu canalizador deverá deixar a tubagem de alimentação (ida e de retorno) nos colectores.

Julgo que deverá eslclarecer essas coisas com quem lhe vai aplicar os sistemas, ele poderá efectuar todos estes trabalhos... é a ele que deverá pedir satisfações.

Cumprimentos

0.0092 seg. NEW