Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    preciso de ajuda, estou em vias de instalar um recuperador de calor na minha sala, mas tenho uma duvida que se prende com o facto do chão da sala ser em madeira (taco envernizado).
    Estou a pensar fazer uma base em tijoleira de barro vermelho, mas não sei se é o suficiente para proteger o taco do calor.
    como vai ficar fechado em pladur com isolamento por dentro tenho receio que o calor acumulado possa provocar algum incêndio.
    Alguém tem essa experiencia?

    Obrigado
    • dom123
    • 13 dezembro 2023 editado

     # 2

    Colocado por: Santos.barcomo vai ficar fechado em pladur com isolamento por dentro tenho receio que o calor acumulado possa provocar algum incêndio.

    Fechado por dentro como assim?
    Não vai ter ventilação para arrefecer a hotte?
    Na minha humilde opinião o pior que se pode fazer é isolar o carter e a hotte, vai tirar anos ao recuperador.
    Nada melhor que uma boa ventilação da hotte e assim aproveita o calor todo, por isso é que se chama recuperador.
    Montei o meu na sala faz 10 anos e até ao momento está como novo, também está com a hotte em pladur e sem qualquer isolamento, simplesmente é ventilada com ar exterior alimentada com um ventilador que liga automaticamente quando a temperatura dentro da hotte for superior a 40°
  2.  # 3

    Colocado por: dom123Montei o meu na sala faz 10 anos e até ao momento está como novo, também está com a hotte em pladur e sem qualquer isolamento, simplesmente é ventilada com ar exterior alimentada com um ventilador que liga automaticamente quando a temperatura dentro da hotte for superior a 40°

    Eu estou a pensar montar a minha assim.
    Esse ventilador automático foi comprado à parte ou faz parte do recuperador?

    E já agora, que tipo de tubou usou para o escape dos fumos?
    Eu estou tentado a usar o de inox corrugado de dupla folha (penso que é assim que se diz) mas já há quem tenha dito que é preciso ter cuidado com as uniões por causa dos fumos que possam sair e contaminar os outros pisos. É que tenho os negativos na laje mas estes não ficaram totalmente alinhados para poder instalar um tubo rígido a não ser que coloque curvas.
    • dom123
    • 14 dezembro 2023 editado

     # 4

    Eu tenho cerca de 1 metro de tudo inox 2mm à saída do recuperador e depois tubo inox corrugado de dupla folha até à saída da chaminé, cerca de 6 metros.
    O recuperador é ventilado mas o ventilador que falo está colocado no exterior da parede da casa a forçar a entrada de ar para a hotte, é um tubo de cerca 220mm que vai pela caixa de ar desde o exterior até ao recuperador, uns 5 metros.
    O ventilador é um extrator de WC de alto débito silencioso, tem cerca de 220mm e é acionado por um termóstato que tem uma sonda na hotte e o liga aos 40°, abaixo disso desliga.
  3.  # 5

    Colocado por: dom123Eu tenho cerca de 1 metro de tudo inox 2mm à saída do recuperador e depois tubo inox corrugado de dupla folha até à saída da chaminé, cerca de 6 metros.

    Nem me tinha lembrado de fazer um híbrido dos dois tubos. Parece-me bem.


    Colocado por: dom123O recuperador é ventilado mas o ventilador que falo está colocado no exterior da parede da casa a forçar a entrada de ar para a hotte, é um tubo de cerca 220mm que vai pela caixa de ar desde o exterior até ao recuperador, uns 5 metros.

    Eu vou ter a minha hotte alimentada com o ar da sala. Vou ter do exterior é uma entrada de ar directa para a queima.
    Eu já tinha ouvido falar de pessoal que punha um ventilador, mas sempre ouvi colocado directamente na hotte a puxar ar da divisão, penso que na parte inferior a insuflar ar para a hotte.

    Ao meter ar forçado da rua para a hotte deve estar a obrigar sair ar da divisão onde está o recuperador.
    • dom123
    • 14 dezembro 2023 editado

     # 6

    Colocado por: paulovalenteVou ter do exterior é uma entrada de ar directa para a queima.

    Ar para a queima como assim? O ar para a queima ele vai buscar à sala, pelo menos o meu vai.



    Colocado por: paulovalenteAo meter ar forçado da rua para a hotte deve estar a obrigar sair ar da divisão onde está o recuperador

    Entra ar frio na parte debaixo do recuperador que vai arrefecer a hotte e esse ar depois já quente sai pela grelha superior ou lateral.
    A ideia é também renovar o ar da divisão.
  4.  # 7

    Colocado por: dom123Ar para a queima como assim? O ar para a queima ele vai buscar à sala, pelo menos o meu vai.

    Tanto podem ir buscar à sala como à rua. Têm uma entrada inferior para o efeito.
 
0.0124 seg. NEW