Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Após consultar vários tópicos aqui relacionados e não ter conseguido esclarecer, gostava de resolver a seguinte dúvida.

    É o seguinte:

    Sou proprietária de um apartamento no qual tenho um crédito habitação (HPP). Estou a ponderar fazer um novo crédito, e estou a ser aconselhada para fazer um "crédito multiopções", utilizando este apartamento como garantia.

    Ora bem, que acontece quando decidir vender o apartamento?

    Até onde entendo, com o dinheiro resultante da venda devo amortizar o crédito habitação e o restante dinheiro é taxado com as mais-valias, caso não o reinvista noutra HPP.

    E aqui surge a minha dúvida: o crédito multiopções pode também ser amortizado com o dinheiro resultante da venda do apartamento, tal e qual como o crédito habitação? Ou, apenas o poderei pagar com o que sobrar de amortizar o CH e liquidar as mais-valias?

    Obrigada desde já!
  2.  # 2

    Ao vender a casa, tera de pagar os 2 creditos... nem ha outra hipotese.

    as mais valias, nao sao pagas no momento, serão calculadas para IRS...

    Abater às mais valias, apenas o habitação, o multiopçoes é como se tivesse gasto o dinheiro noutra coisa qualquer...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mar_mar
  3.  # 3

    Obrigada!

    Ou seja, que apenas com o dinheiro que sobrar de liquidar o CH e as mais-valias geradas é que poderei pagar o crédito multiopções - correto?
  4.  # 4

    Está a misturar conceitos.

    Voce pode vender um HPP e não ter mais valias.

    Se tiver Credito Habitação e Credito Multiopçoes usando o apartamento como garantia, no dia em que vende a casa, o banco fica lhe com o dinheiro para terminar os dois creditos e voce fica com o que sobrar.

    Mais valias pode ter ou não... se as tiver, vai lhes poder deduzir o valor do credito habitação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mar_mar
  5.  # 5

    Eu sei que ambos créditos têm que ser liquidados uma vez que se venda o apartamento, porque como bem diz, é a garantia dos dois.

    Tenho a certeza de que no dia que vender este apartamento, o valor vai ser superior ao de compra e irei ter mais-valias.

    Abater às mais valias, apenas o habitação, o multiopçoes é como se tivesse gasto o dinheiro noutra coisa qualquer...


    É aqui que eu tenho dúvidas. O multiopções pode ser liquidado como se fosse o crédito habitação? Ou tem que ser liquidado com o que sobrar depois de apurar as mais-valias?

    Obrigada!
  6.  # 6

    O multiopcões não pode ser liquidado como o crédito habitação.

    Ou seja.. o valor dessa liquidação não abate ao valor que terá de reinvestir para evitar ou reduzir as mais valias..

    Desculpe, mas da forma como coloca as questões, acho que está um bocado confusa..
    Concordam com este comentário: diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mar_mar
  7.  # 7

    Caro/a Mar_mar.

    Tudo o que lhe disseram está correto, mas o multi-opcoes não conta para as mais valias.

    Segundo o que entendi neste momento têm um apartamento com créditos com hpp, e está a pensar em pedir um crédito adicional no modo multi-opcoes.

    Quando vender, efetivamente têm de liquidar ambos os créditos, mas para cálculo das mais valias 'entra' apenas o valor do crédito em hpp.

    Ou seja o valor para cálculo das mais valias será feito pela subtracção do valor de venda - valor remanescente do empréstimo principal (o empréstimo inicial) sendo que o valor em divida do multi-opcoes não entra nas contas. Logo esse valor irá ser taxado em sede de IRS mesmo 'estando' em crédito.

    Basicamente o multi-opcoes é tratado como um 'crédito' normal
    Concordam com este comentário: diouf_matos, Mar_mar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mar_mar
  8.  # 8

    Muito obrigada a todos/as pelos esclarecimentos!!
 
0.0099 seg. NEW