Iniciar sessão ou registar-se
    • SJC
    • 13 dezembro 2023

# 1

Peco desculpa se a categoria nao 'e a mais adequada (isto nao 'e bem um "produto"). Procuro recomendacoes para um software minimamente profissional que sirva para poder "brincar" e fazer alguns planeamentos antes de partir para as obras e que tenha um custo acessivel a um amador.

Possiveis solucoes:
    nanoCAD 5.0 (similar ao AutoCAD mais basico) - GRATUITO - Faltam as capacidades de 3D mas 'e o software que instalei quando as licencas da Autodesk de estudante expiraram.

SweetHome 3D - GRATUITO - Serve apenas para "brincar". O uso 'e muito f'acil, mas nao se compara com um software profissional mas posso pelo menos desenhar paredes curvas (necess'ario no meu caso)

AutoDesk Revit - 33 Euros ano (licencas online) - Parece ser agora o standard na industria. Nao sei como 'e a curva de aprendizagem mas parece ser acessivel para alguem com experiencia em CAD (uso simples).

Nao sei se neste ramo existe algo similar ao fusion 360 que 'e um software bastante "profissional" e que tem um plano gratuito (com limitacoes) para uso nao comercial/hobby.

Tem algumas recomendacoes?
  1.  # 2

Colocado por: SJCAutoDesk Revit - 33 Euros ano

Faltam 2 zeros à direita. 3358€ ano.
    Estava a achar muito barato 33€ ano!!
    Eu tenho o Zwcad como bastante estável e barato (tendo em consideração o preço abusivo dos softwares CAD).
    De 3d não conheço muito, para além do conhecido sketchup. Que descobri à pouco tempo ser possível usar online e permite importar dwg coisa que o antigo gratuito não fazia.
    • SJC
    • 14 dezembro 2023

# 3

2.  # 4

Acho esse preço demasiado bom. Estranhamente bom.
    Isto quando a autodesk faz isto:
    https://www.autodesk.pt/products/revit/overview?term=1-YEAR&tab=subscription

Esse pessoalmente acho o preço um perfeito exagero. Mas enfim, são as regras.

Eu trabalho às vezes com o zwcad e é estável. Mas só trabalho 2d. É muito parecido com o autocad em termos de comandos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SJC
  3.  # 5

33 € por ano???

acredita mesmo nisso?
  4.  # 6

Colocado por: SJCProcuro recomendacoes para um software minimamente profissional que sirva para poder "brincar" e fazer alguns planeamentos antes de partir para as obras e que tenha um custo acessivel a um amador.

Basta-lhe usar um CAD 2D e se quer brincar em 3D, usar o sketchup.

Eu utilizo para 2D, o ZWCAD STD v.2023. Software muito completo, mais leve, MAIS BARATO e superior ao Autodesk LT.
    Para modelação 3D, desde 2003 que utilizo o SKETCHUP.

Paramétrico/ BIM, ainda experimentei o ARCHLINE.XP, mas achei muito limitado, apesar do preço de aquisição acessível. Já tinha tido uma experiencia com VECTORWORKS v2008 a V2012.

PS: estou a falar do ponto de vista de utilizador profissional.
  5.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasParamétrico/ BIM, ainda experimentei o ARCHLINE.XP, mas achei muito limitado, apesar do preço de aquisição acessível. Já tinha tido uma experiencia com VECTORWORKS v2008.

Para BIM, prefiro Archicad (que é a minha ferramenta de trabalho).
    Acho bastante flexível, já é um software muito evoluído, e é um BIM de raiz. Agora até introduzo os levantamento topográficos em nuvem de pontos e é brutal, posso desenhar a envolvente ao centímetro (houvesse também tempo para isso).
    E ao nível de custos acho o REVIT um disparate. 3300€ ano subscrição!! O Archicad custa a vitalícia mais ou menos 5000€. E querendo com mais 600€ por ano tem a subscrição com todas as atualizações a que tem direito.
    Nunca trabalhei com o Revit mas também acredito que seja uma ferramenta potente.

E isto do BIM, ainda vai ser a referencia no mercado, a legislação sobre o "Mais habitação" já fala na instrução dos projectos em BIM.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, SJC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel JR
    • MDM
    • 14 dezembro 2023

# 8

Colocado por: paulovalenteE isto do BIM, ainda vai ser a referencia no mercado, a legislação sobre o "Mais habitação" já fala na instrução dos projectos em BIM.

O município aqui da terreola ainda não sabe o que é um projeto em digital quanto mais em BIM.
  6.  # 9

Colocado por: MDMO município aqui da terreola ainda não sabe o que é um projeto em digital quanto mais em BIM.

lolol. Nas Caldas da Rainha, disseram-me que é assim.
    • SJC
    • 14 dezembro 2023

# 10

Explicacao para os 33 euros: 'e a versao "estudante" por 1 ano. Por isso do ponto de vista da "legalidade" terao de ver se respeitam estes termos: https://www.autodesk.com/ca-en/support/account/education/students-educators/overview
  7.  # 11

Colocado por: MDMO município aqui da terreola ainda não sabe o que é um projeto em digital quanto mais em BIM.

Tendo em conta que foi o 60/2007 (alteração do RJUE) que iniciou em termos legais a introdução da plataforma eletrónica para instrução do pedido e hoje ainda temos muitos municípios que é ainda em papel, deverá o Bim ser obrigatório lá para 2040.
    Concordam com este comentário: SJC
  8.  # 12

Custo acessível para um amador mas com valências mais profissional, eu recomendava-lhe o autocad lite, mas o mais proximo será o zwcad, com preços mais acessíveis, isto se quer andar a "brincar" aos arquitectos.

Esqueça o revit ou archicad, pois para aquilo que vai fazer, basta apenas um autocad lite ou zwcad lite, ambos servem perfeitamente.

Para 3d idealmente recomendava-lhe o Studio Max (é o que uso como ferramenta de trabalho), mas a curva de aprendizagem do programa é mais extensível no tempo.

Para resultados mais simples o Sketchup será mais acessível.
  9.  # 13

Colocado por: SJCExplicacao para os 33 euros: 'e a versao "estudante" por 1 ano

Um ficheiro autocad iniciado em versão estudante, vai ser toda a vida versão estudante, mesmo que depois o abra numa autocad normal. Fica a marca de água. (acho que é mais ou menos isso).
    Concordam com este comentário: SJC
  10.  # 14

Tem o da https://loja.vhntech.com/pt/ que tem bons preços e muito porreiro de se trabalhar.
    • SJC
    • 14 dezembro 2023

# 15

Colocado por: paulovalente
    Um ficheiro autocad iniciado em versão estudante, vai ser toda a vida versão estudante, mesmo que depois o abra numa autocad normal. Fica a marca de água. (acho que é mais ou menos isso).

Sim é verdade. Lembro-me de ver uma vez um desenho técnico (antenas de telecomunicações) com a famosa marca de água de estudantes. Fiquei surpreso por não se preocuparem com isso porque a empresa tem um nível de faturação bem alto (não fazia ideia de quão rentável é o negócio de alugar torres para as operadoras de telecomunicações)
    A explicação é que alguns funcionários tinham acabado a escola recentemente e ainda usavam o AutoCAD de estudante nos seus computadores pessoais…
  11.  # 16

12.  # 17

Bricsys BricsCad…
    • RUIOLI
    • 4 dezembro 2024 editado

# 18

https://gstarcad.pt/precos/

GSTARCAD...alguém usa para 2D, é semelhante ao ZWCAD Autocad ou fica muito atrás?
  13.  # 19

Colocado por: RUIOLIhttps://gstarcad.pt/precos/

GSTARCAD...alguém usa para 2D, é semelhante ao ZWCAD Autocad ou fica muito atrás?

Para brincar ou trabalhar mais a sério com fins monetários?

Abr.
  14.  # 20

Colocado por: gil.alves
    Para brincar ou trabalhar mais a sério com fins monetários?

Abr.

Queria comprar para oferecer a um amigo que é desenhador e está a passar dificuldades e assim podia fazer uns trabalhos como freelancer...ele trabalha em redes hidráulicas.

0.0216 seg. NEW