Iniciar sessão ou registar-se
    • FFLS
    • 14 dezembro 2023

     # 1

    Venho pedir a vossa ajuda no sentido de perceber o que se pode fazer nesta questão e perguntar onde ou a quem me devo dirigir numa primeira fase.

    O meu pai tem a casa que herdou dos meus avós já à alguns anos, agora quando pensou em colocar a casa à venda percebeu que a casa que é de 1º andar, está registada na câmara como R/C (acho que nem os meus avós tinham noção disso). A casa já é antiga e nem as pessoas mais velhas como quem já falámos se lembram de alguma vez a casa ser diferente daquilo que é agora, ou seja, ou sempre foi assim ou pelo menos está assim há muitos anos.

    Será um assunto muito difícil de resolver? É um problema que terá de ser resolvido por um arquiteto ou qual será o melhor profissional para ajudar a tratar do problema?
  1.  # 2

    Colocado por: FFLSSerá um assunto muito difícil de resolver?


    dificel não deve ser, mas dever ser chato e demorado.

    se mesmo os mais velhos sempre se lembram da casa com os dois pisos, poderá-se deprender que a casa não foi construida de inicio de acordo com o projeto aprovado na camara. Mas como dantes ninguem pedia a licença de utilização para nada, a situação legal da casa ficou numa especie de limbo até agora.

    penso que vai ter que colocar um projeto de legalização, e o melhor é começar com um gabinete de projetos de arquitectura.
    • size
    • 14 dezembro 2023 editado

     # 3

    Sendo num 1º andar, o que existe no r/c e se pertence à mesma casa ?
    Como consta nos registos, Finanças e Conservatória ?
  2.  # 4

    Está registada na Câmara!?Deve estar a fazer confusão. Possivelmente nem tem projectos, pela antiguidade.

    Tem de se munir da caderneta predial e do Certidão permanente do registo predial.
    Verifica o que consta, e se existem discrepancias entre elas e com o construído.

    Sendo uma edificação isenta de Licença de utilização. Pode e deve pedir uma Certidão de isenção de LAU.
    O ideal é:
    - Pede uma consulta a um arquiteto, ou marca uma reunião na CM, com o Arquiteto do dep. urbanismo - Explique a situação - Leve os documentos que elenquei consigo e fotos do imóvel. Se tiver, uma planta simplificada do imóvel à escala 1:100, melhor ainda.
    Já mandaram elaborar o Certificado energético?
    • FFLS
    • 14 dezembro 2023

     # 5

    Colocado por: sizedar, o que existe no r/c e se pertence à mesma casa ?
    Como consta nos registos, Finanças e Conserva


    Sim, o R/c e 1º andar é a mesma casa.
    • FFLS
    • 14 dezembro 2023

     # 6

    Colocado por: Pedro BarradasEstá registada na Câmara!?Deve estar a fazer confusão. Possivelmente nem tem projectos, pela antiguidade.

    Tem de se munir da caderneta predial e do Certidão permanente do registo predial.
    Verifica o que consta, e se existem discrepancias entre elas e com o construído.

    Sendo uma edificação isenta de Licença de utilização. Pode e deve pedir uma Certidão de isenção de LAU.
    O ideal é:
    - Pede uma consulta a um arquiteto, ou marca uma reunião na CM, com o Arquiteto do dep. urbanismo - Explique a situação - Leve os documentos que elenquei consigo e fotos do imóvel. Se tiver, uma planta simplificada do imóvel à escala 1:100, melhor ainda.
    Já mandaram elaborar o Certificado energético?


    Sim já foi elaborado o certificado energético.
    • size
    • 14 dezembro 2023 editado

     # 7

    Colocado por: FFLS

    Sim, o R/c e 1º andar é a mesma casa.


    Confira como está registada a casa na Conservatória.
    De certo estará registada de r/c e 1º andar, sendo isso que interessa para a venda.
    • FFLS
    • 14 dezembro 2023

     # 8

    Colocado por: size1º andar, sendo isso que interessa para a vend


    Por acaso coloquei esta questão ao meu pai e afinal foi mesmo na conservatória que lhe disseram que a casa está registada como r/c.
  3.  # 9

    Colocado por: FFLSPor acaso coloquei esta questão ao meu pai e afinal foi mesmo na conservatória que lhe disseram que a casa está registada como r/c.

    E nas finanças como está?
    • size
    • 14 dezembro 2023

     # 10

    Colocado por: FFLS

    Por acaso coloquei esta questão ao meu pai e afinal foi mesmo na conservatória que lhe disseram que a casa está registada como r/c.


    Não se fiem em conversas...

    Solicite uma cópia não certificada do registo
 
0.0129 seg. NEW