Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Cada vez mais o mercado está mais exigente, bem como todos os intervenientes.

    Certamente no ano de 2024 irá aparececer muitos imóveis para venda, fruto do aumento das taxas de juro, inflação, vencimentos baixos o que não deixa grande alternativa a quem não consegue suportar os encargos.

    Havendo um aumento da oferta no mercado, significa preços mais competitivos, embora em muitos imóveis o valor da dívida será superior ao valor de mercado.

    Os compradores por sua vez cada vez mais limitados, pois hoje em dia o crédito está caro, existe muita instabilidade e praticamente não têm a capacidade de dar a entrada inicial pedida pelos bancos.

    Apesar de os azares de uns serem a sorte de outros!

    Hoje em dia as imobiliárias vivem do sucesso dos seus colaboradores e nada mais!

    Para a imobiliária a preocupação é ter o maior número de agentes,pois não estão preocupados no sucesso dos seus colaboradores mas sim no da agência e da marca.

    A forma de abordagem é iludir o colaborador com exemplos de x vendas e x lucros como exemplos até de forma rápida, que de outra forma nem a trabalhar um ano teriam aquele rendimento.

    Iludidos acabam por aceitar pois estão a procura de um extra ou de um trabalho a tempo inteiro. As imobiliárias sabem perfeitamente que da sua rede de amigos e familiares certamente virá algumas angariações. Quanto maior número de colaboradores maior o número de angariações e neste momento vale tudo, até iludir o proprietário que a casa vale mais do que ele pensa só para fazer a angariação.

    As imobiliárias não querem custos fixos com agentes, nem que pertençam aos quadros da empresa, mas até já pedem aos agentes para fazer 8 horas de prospecção e angariação e presenças em lojas como se fossem seus funcionários.

    Como tal ainda se mostram preocupados e que vão os ajudar pagando 500€ mesmo não sendo política da marca mas que agência e a título excepcional o vai fazer.

    Basicamente o agente está pagar para trabalhar pois assim que pagar, combustível, parquimetros, via verde, portagens, entre outras despesas e fora impostos a pagar esses 500€ não chega perto das suas despesas operacionais. Sem falar que ficará a trabalhar 8h de borla para uma empresa.

    Apesar de cada uma ter o seu conceito, o objetivo é sempre o mesmo, usar em quantidade colaboradores, sai um entra outro e assim sucessivamente.

    A desculpa para ganharem 75% e apenas 25% ( quando fazem angariação e venda, senao é metade)reservada aos agentes é porque sao eles a fazer todo o investimento, a marca tem de receber, impostos, o website que é internacional e tem muitos clientes que sao fidelizados a marca etc

    Hoje em dia e devido á tecnologia existente, um bom agente e sabendo o seu potencial como angariador não necessita de estar associado a uma agência.

    O Meu conselho é,invista em si, desde formações, ferramentas necessários ao desenvolvimento da atividade imobiliária, não fique dependente da agencia lhe dar alegando que é um enorme custo para eles e que estão a invistir em si.....muitas dessas ferramentas estão ao vosso dispor como estão para eles.
    As imobiliárias tentam transmitir a ideia que eles gastam imenso e têm ferramentas de trabalho unicas desenvolvidas pela empresa etx.... Amigos eles subscrevem mensalidades com empresas tal como vocês podem.

    Vao te dizer que não podes como independente realizar CMI etx,ou seja vão te dizer que só através deles podes exercer legalmente esta atividade.

    Não é verdade , qualquer proprietário pode vender a sua propriedade sem ser uma imobiliária, qualquer proprietário pode ter um amigo ou representante para vender a sua casa. Qualquer proprietário pode te pagar uma prestação de serviços uma vez que já tens atividade aberta. Será que necessitas de uma grande marca por tras para teres credibilidade naquilo que fazes?

    Se acreditas em ti investe em ti. Não partilhes os teus lucros com empresas que não te valorizam e que hoje serves e amanha já não!

    Hoje em dia a maioria das pessoas têm acesso ao facebook, instagram, entre outros meios digitais.

    Não façam qualquer angariação só para dizerem que têm x casas para venda, muitas delas nem vendem.

    Façam angariações com preços justos para venda e aceitáveis.

    A maioria dos imóveis que vão angariar são de amigos,familiares ou recomendados pelos mesmos.

    Eles devem confiar em ti e nas tuas capacidades, devem aceitar a tua opinião em relação ao valores certos.

    Procurem ser diferentes, antes vender rápido e receber valor fixo muito menor que as comissões de 5% pois desse valor o real que ficas é cerca de 1 a 1.5% isso se fizeres angariação e venda senão nem isso.

    Também desta forma podes fazer vendas maiores e lucros maiores sem teres de dar 75% do teu esforço a terceiros, sao eles que andam de mercedes e não tu!
    Estão sempre em muitas reuniões segundo eles, e no fim estão almoçar com os amigos durante horas e nos copos enquanto tu andas a dar de ti de borla para lhe ligares com uma dúvida e não te atender porque esta em reunião.... Mas se mandares mensagem a dizer que fechaste um negócio ai ele diz aos amigos, vou ter de ir rua falar porque agora é importante e vendi mais um imóvel....

    Não existe os clientes perfeitos nem o agente perfeito mas podes conseguir por ti!

    Já pensaste se as imobiliárias não tiverem agentes o que seria delas?

    Porque utilizam a desculpa que senão venderem não recebem? E se um vendedor automóvel também não vender? E se um comercial não vender? E se a rapariga da loja não vender? Ninguém recebe? Meus amigos não é assim todas as empresas que contratam funcionários a tempo inteiro fazem os seus investimentos e caso não vendam têm de repensar o seu modelo e nada mais.

    Assim não custa....ainda por cima o investimento que fazem nao é em stock, mas sim publicidade, formação, lojas, tal como qualquer outra empresa tem de fazer.

    Podiam ter apenas um número de funcionários razoáveis para a sua dimensão, vamos imaginar 4 colaboradores por agência e suportar os vencimentos dos mesmos. Depois são instruidos no trabalho que têm de fazer, disponibilizar carro, pagar despesas e custos operacionais tal como todas as empresas o fazem. Quando venderem 1 imóvel ou mais os lucros pertencem a empresa e não ao agente. Um ordenado fixo de x e comissões em função do desempenho e objetivos seria outra alternativa...



    Apostem em vocês mesmos e vejam as diferenças!

    Se gostas do imobiliário e pretendes dar a tua opinião para que juntos sejamos mais fortes envia email para.

    [email protected]
  2.  # 2

    O que está a vender?
  3.  # 3

    Não estou a vender nada, estou a dar a minha opinião e gostaria de ouvir a vossa opinião também.
  4.  # 4

    Colocado por: Nuno.AZR(...)gostaria de ouvir a vossa opinião também.


    Pois, na minha, o que o mercado precisa, não são agentes ou imobiliárias tais como os conhecemos... em que ambos pouco ou nada constribuem para avalancar o seu próprio sector.

    Não precisamos do tipo que vê o que vale X imovel e vai brincar às contas de merceiro a ver quanto proveito dali pode sacar.

    O que precisamos é o do promotor imobiliário, que no fundo pouco mais é que um agente com um pequeno pormaior: "iniciativa".

    É o tipo que vê um terreno, e em vez de pensar como vai justificar o preço, que se dedique a pensar como dum terreno faz 3 ou 4.
    É o tipo que dum apartamento ou casa, explora soluções para encaixar mais familias.

    É o que passa o dia a navegar no PDM e no google maps a ter ideias, visões, de como pode melhorar a sua terra.

    É o tipo que faz a ponte entre accionistas (gente que tem dinheiro vá), e proprietários... câmaras, projectistas, bancos e constructores...

    Precisamos de gente com visão, precisamos de promotores. Precisamos que se construa mais.

    Num momento em que é preciso construir... vender o que está feito não traz nenhuma mais valia. Precisamos algo novo.

    Porque para o "tipico" agente imobiliário, já temos a sobrar...
    Concordam com este comentário: Nuno.AZR, desofiapedro, macinblack, Dias12
  5.  # 5

    É precisamente este tipo de opiniões que ajuda a identificar possiveis problemas, a criar novas ideias, metodologias que possam ser implementadas, visão para o futuro, ser diferentes, e acima de tudo acrescentar valor naquilo que podem trazer de novo.
  6.  # 6

    Nuno.AZR

    mas no fundo isso do freelancer qual é o objetivo? no fundo se for ir tendo sucesso e maior volume de trabalho tambem não é caminhar para mais uma empresa de imobiliário de que tanto se queixa? ou vai dar conta do recado toda a vida como freelancer alone?
  7.  # 7

    Caro Marco

    Se tiver sucesso é porque o modelo que aplicou é o correto,dentro da sua visão. Mas ao menos sente se realizado pelo seu esforço e verá toda a compensação financeira no seu lado.
    Tendo maior volume de trabalho e sucesso não poderá contratar funcionários? Não é assim que as grandes empresas crescem?
  8.  # 8

    sim, é ai que eu quero chegar, ou seja como vai ser o tratamento comercial que vai dar aos seus futuros funcionários?
    vai criar um novo metodo face ás imobiliárias que já existem?
  9.  # 9

    Se começar a ter sucesso e criar uma pequena rede de agências, descanse que logo surgirão boas propostas de compra dessa rede por parte das grandes imobiliarias no sentido de incorporar liquidar a concorrencia..
  10.  # 10

    Só era para ter saido riscado uma palavra que saiu intacta..
  11.  # 11

    Se entenderes abrir uma imobiliária e não ptetendes ficar com a imagem das atuais tens de apresentar um.conceito diferenciador e de valor quer para os funcionários,proprietários e compradores.
    Aplicarias o mesmo conceito atual? Porque não contratavas? Achas que precisas 100 casas em carteira que não vendes? 20 agentes sem fazer vendas apenas a fazer mais angariações? ou pretendes ter 20 imóveis com preços justos e comissões de valor fixo ou com percentagem menor para também o vendedor sentir que também está a pagar o preço justo.
    Se tiveres 2 colaboradores a tempo inteiro e com vencimento fixo + objetivos nao te sentes mais confortavel?.
    E aqui que entra espirito empreendedor.
  12.  # 12

    Carlosj39

    Se isso acontecer é porque o teu conceito é um vencedor, e se comprarem aparecem sempre mais....
  13.  # 13

    hummm, fico sem perceber ao certo o que pretende, há muito tipo de imobiliárias, umas piores outras melhores, outras até bem inovadoras, etc etc
    olhe um pedreiro que trabalhe para uma empresa tambem pode levantar o seu tipo de questões, e muitas mais outras profissões.
  14.  # 14

    Certamente não entendeu.

    Claro que existem imobiliárias que funcionam bem, sendo mais pequenas, agentes no quadro da empresa, valorizados, margens de comissão mais atrativas para os vendedores,valores de venda mais aceitáveis no mercado, metodologia trabalho diferentes etx.

    Um pedreiro certamente que não trabalha a recibo verde, e no fim do mês a empresa diz ainda não vendemos a casa por isso não recebes certo?

    A rapariga do supermercado não trabalha a recibo verde e chega ao fim do mês e o patrão lhe diz nao vendemos o suficiente, nao recebes?

    Ou acha que deveriam todos trabalhar assim?

    Para se abrir uma empresa tem de fazer estudo mercado, plano de negocios etx, contabilizar custos operacionais, funcionarios etx.

    Acha justo abrir uma imobiliária que necessita de agentes e dizer vamos abrir mas nao pagamos os vossos servicos, se venderem recebem , senão nao recebem... E em vez de carro da empresa utilizam o vosso, e todas as despesas sao da vossa responsabilidade.

    Para abrir um agência de renome podem dar a empresa mãe valores absurdos oelos direitos de marca, adquirir loja, fazer obras, pagar rendas elevadas para estarem bem situados. Mas depois nao podem contratar? Até digo contrário se a moda pega em todas empresas......
  15.  # 15

    humm
    continuo sem entender o que pretende, no mundo do trabalho existem n situações como a que descreve tanto mais que existe muito trabalho informal e a recibos verdes por todo o lado.
    no entanto fico-me por aqui pois como não sou do ramo não posso contribuir com ideias para a actividade de freelancer do imobiliário.
    bom trabalho.
  16.  # 16

    Por isso nao entende o que digo, mas certamente quem está a iniciar ou ja é agente entende perfeitamente o que digo.

    Claro que existem muitos recibos verdes e avenças por todo o lado, mas chegas ao fim do mês e recebes pelos teus serviços. Na imobiliária só recebes quando venderes um imóvel e podes levar 1 mês, dois três. E no fim ainda entregas 75% do teu esforco e trabalho. Por isso mas vale a pena ficarem com 100% do vosso trabalho porque para todos os efeitos sao trabalhadores independentes.... Não precisam estar associados a uma marca, pois em uma venda ganham mais do que em 3 vendas através de uma imobiliária sobre o mesmo imóvel.

    Exemplo, vendes um imóvel por mês valor base 100k

    Valor fixo de 5k ou 5% de comissão

    A)Se angariaste apenas levas 625€
    B)Se angariaste e vendeste levas 1250€

    A agencia/marca ficam com 3750€

    Agora imagina os teus custos operacionais nesse mês, se for de 650€ estás a perder dinheiro na opção A. Se for na opção B tiveste um valor de 650€ para um mes de trabalho e com a venda de um imóvel.
    Nao esquecendo dos impostos a pagar no final ano.


    Obviamemte que muitos imóveis são acima de 100k mas tambem não se vende imóveis todos meses.

    Agora se venderem sem ser através da imobiliária a vossa margem já seria diferente e têm margem de manobra para os meses mais difíceis.
  17.  # 17

    Certamente não és agente imobiliário, algo que não me espanta pelo teu palavriado e conduta, certamente também não és nem comprador nem vendedor, pois ainda nao conheceste nenhum agente sério e competente. Agora deves ser dos tais que pretende ter agentes de borla, trata como escravos, e anda de carro alta gama, almoços e jantares e copos com amigos, a esoera de trabalharem para si de borla.... E no fim depois não são sérios e competentes..... vais longe!

    É para tipos como tu que nenhum agente merece trabalhar!
  18.  # 18

    Se dependesse de mim era classe que nao existia.
    Nunca contratei para comprar nem vender. Lido com eles todos os dias. E por lidar com eles, sei o que valem e como sao como pessoas. Sei do que falo. Nao queria 1 nem de graça para me cortar a relva do jardim.
    Encontraram uma vocação quase "cristã" de convencer as pessoas que sem eles nao se vende nem se compram casas.
    Só existem por duas razoes. Os portugueses sao mal formados e informados. E os bancos andam a alimentá-lo.
    Concordam com este comentário: Dias12
  19.  # 19

    Sendo advogado do diabo, nos outros países também existem agências imobiliárias, não é só em Portugal.
    As duas maiores até são dos EUA.
  20.  # 20

    Pelo sua maneira de falar deve ser um exemplo como pessoa, e um às em todas as áreas.

    Hoje em dia,existem bons agentes, maus agentes,bons compradores e maus, bons vendedores e maus, bons patrões e maus.
    Certamente que esses agentes também lidam consigo e têm uma opinião idêntica a sua a seu respeito.

    Hoje em dia um vendedor ou comprador não necessita de agentes nem de imobiliárias para comprar ou vender um imóvel, as tecnologias permitem hoje em dia colocarem á venda de forma instantânea e começares a receber contatos ate fazer a venda.

    A maioria pede o serviço pois preferem não ter de lidar com comentários em mensagens como os seus, não têm tempo para visitas etx....

    Certamente também deve saber lavar um carro certo? Mas nem sempre lhe apetece e paga pelo serviço certo?
    Agradecia senão tem mais nada acrescentar de construtivo que deixe de comentar, pois até agora so demonstrou que este post lhe incomoda.
 
0.0240 seg. NEW