Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Agradeço uma ajuda dos entendidos na matéria.
    Moradia comprada em Odivelas. Paredes exteriores supostamente pintadas com duas demãos e nas zonas de ladrilhos supostamente aplicado impermeabilizante. Paredes interiores também foram pintadas, e previamente estuque raspado e depois novo estuque aplicado numa zona que já apresentava problemas (antigo morador tinha feito um "arranjo" para safar).
    Uma semana depois de uma chuvada, a parede anteriormente arranjada (virada a nascente), entre duas janelas de sacada, aparece húmida, com bolores e a tinta com bolhas.
    O empreiteiro culpou "a condensação", porque as janelas de sacada (substituídas recentemente) tinham ficado abertas em oscilobatente, apesar dos estores estarem semi-fechados (só em frestas). Entretanto as janelas e estores têm ficado fechados, com desumidificador ligado na zona, e mesmo assim a parede (que entretanto foi novamente raspada) permanece com o estuque húmido.
    Pela aparência não me parece condensação, além do facto de surgir numa zona que já evidenciava problemas anteriormente.
    Da vossa experiência, parece-vos ser condensação? Ou haverá alguma infiltração numa junta da parede exterior, coberta com ladrilhos (nenhum apresenta rachas nem está solto); ou até infiltração que possa vir de cima, pois no andar de cima existe uma varanda (sem qualquer azulejo partido); ou da ombreira de pedra da janela de sacada?
    Agradeço desde já opinião e sugestão de reparação - interior e eventualmente exterior. Por ex., será útil aplicar um impermeabilizante nas juntas dos ladrilhos exteriores?
    Junto as fotos para facilitar opinião.
      ParedeExterior.PNG
      Nov2.jpg
      Nov1.jpg
    • eu
    • 16 dezembro 2023

     # 2

    Claramente infiltração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPintas
  2.  # 3

    Infiltração sem dúvida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPintas
  3.  # 4

    Na sequência, disseram-me que a água poderá estar a acumular na caixa de ar, e que para o verificar, poderia fazer uns furos na parede interior, 5 cm acima do rodapé, para ver se sai água.
    Aconselham tal procedimento?
    Também me referiram a hipótese de ser infiltração por capilaridade, mas não sei como confirmar.
    Contactei empresas de deteção de infiltrações, mas pediram 600 Eur por fachada para fazer um estudo em carga - ou seja, só para a deteção, e sem garantir que identificariam a causa.
    Em anexo mais umas fotos da mesma divisão, fachada sul.
    Agradeço uma vez mais a vossa opinião.
      Sul2.jpg
      Sul1.jpg
  4.  # 5

    Esta

    diria que era uma infiltração pelo roço.
    Agora por onde entra a água…
    Tem uma luz do lado de fora e uma câmara.
    Como vai para lá corrente?
    Os estores são eléctricos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPintas
  5.  # 6

    Os estores são elétricos.
    A luz tem um fio que atravessa a parede; a câmara, não sei, foi tirada pelo antigo proprietário, mas não tem buracos na parede.
    Esta divisão é um primeiro andar, com varanda, na fachada nascente (das fotos); e rés-do-chão na fachada sul.
  6.  # 7

    JPintas não vai safar-se de ter chamar uma equipa de fiscalização/peritagem.

    Acho que vai ter de escavacar grande parte dessas paredes no final. Mais não seja para arranjar a origem do problema.
    Vai ter aí com que se coçar… :/

    Aqui não o vamos poder ajudar a não ser opiniões…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPintas
 
0.0155 seg. NEW