Iniciar sessão ou registar-se
    • MrR
    • 16 dezembro 2023 editado

     # 1

    Olá pessoal,

    Estou na fase de comprar a bomba de calor para AQS e piso radiante, após contacto com uma empresa da área propuseram uma bomba da Lortek 16kW monofásica. Faz AQS + aquecimento PRH.
    O preço é bem alto mas dispensa depósito de inércia que ajuda a equilibrar o preço (continua cara na mesma).

    Após olhar para a ficha técnica achei estranho ter uma relação COP e EER muitíssimo boa.
    Alguém conhece ou tem informações?

    Deixo ficha técnica em anexo.
    • SrR
    • 16 dezembro 2023

     # 2

    Todas elas podem dispensar o depósito de inércia
    • MrR
    • 16 dezembro 2023

     # 3

    Colocado por: SrRTodas elas podem dispensar o depósito de inércia


    Também tenho proposta de uma EKallor e essa obriga a depósito de enercia (diz na ficha técnica).
  1.  # 4

    Colocado por: SrRTodas elas podem dispensar o depósito de inércia


    Por exemplo, quando falamos da altherma 3 R ECH2O o depósito é considerado depósito de inércia?
    • SrR
    • 16 dezembro 2023

     # 5

    Colocado por: jpmassena

    Por exemplo, quando falamos da altherma 3 R ECH2O o depósito é considerado depósito de inércia?
    não
    Concordam com este comentário: jorgealves
  2.  # 6

    Colocado por: MrRO preço é bem alto
    especifique o valor
    • MrR
    • 17 dezembro 2023

     # 7

    Colocado por: jorgealvesespecifique o valor

    Ultrapassa os 6k+IVA.
  3.  # 8

    Colocado por: MrR
    Ultrapassa os 6k+IVA.
    é capaz de ser um bocado puxado demais
    • MrR
    • 17 dezembro 2023

     # 9

    Colocado por: jorgealvesé capaz de ser um bocado puxado demais

    Mas será uma boa bomba de calor ou é apenas mais uma das imensas que há no mercado?
    Do que pesquisei no mercado não há bomba de calor com um Coop tão bom.
  4.  # 10

    Colocado por: MrRMas será uma boa bomba de calor
    daqui a uns anos se saberá pois ainda não existe "historial" desta marca.
    • MrR
    • 18 dezembro 2023

     # 11

    Colocado por: jorgealvesdaqui a uns anos se saberá pois ainda não existe "historial" desta marca.


    Parece que vou ser uma das cobaias.
    So ainda não decidi se faço ligação a AQS ou compro uma bomba a parte.
  5.  # 12

    Colocado por: MrRcompro uma bomba a parte

    Instale uma bomba para tudo. Além de mais económico fica com um só com um equipamento para manutenção, assim como este tipo de equipamentos devem trabalhar todo o ano e não sazonalmente
    • MrR
    • 19 dezembro 2023

     # 13

    Colocado por: pkasa
    Instale uma bomba para tudo. Além de mais económico fica com um só com um equipamento para manutenção, assim como este tipo de equipamentos devem trabalhar todo o ano e não sazonalmente


    Não sei se sairá assim tão econômico, o depósito de AQS tem que ser de serpentina longa ou sistema em banho maria de forma a permutar rapidamente, este tipo de depósitos são mais caros.
    Depois obriga a ter válvula 3 vias + controlo, tudo muito bem afinado para não haver asneiras.
    Com isto o custo acaba por ser quase idêntico a comprar uma bomba de calor só para AQS.

    Já agora nunca será de funcionamento sazonal, isto porque também vai fazer frio no verão, claro que vai sempre estar parada alguns meses.

    Estou a aguardar preço dos diferentes materiais para decidir.
    • MrR
    • 15 janeiro 2024

     # 14

    Apos conversa que a Lortek, que vim a descobrir que a empresa se chama Enerplural, chegou-se a conclusão que a bomba de 16kW era um exagero, uma de 12kW chega perfeitamente para 200m2.

    Pergunto se por acaso alguém tem alguma bomba de Calor da Enerplural e se pode dar o seu feedback.
  6.  # 15

    Eu tenho na garagem uma Ekallor EK2-12,5 Split para instalar esta semana... a ver vamos.
    • MrR
    • 17 janeiro 2024

     # 16

    Colocado por: mafs4960Eu tenho na garagem uma Ekallor EK2-12,5 Split para instalar esta semana... a ver vamos.


    Por acaso também tenho proposta para uma EKallor, e preço é bem mais em conta.
    • MrR
    • 13 junho 2024 editado

     # 17

    Bom dia,

    Bomba instalada e testada.
    Gostei muito da simplicidade de instalação e funcionamento.
    Testada com PRH a aquecer e a arrefecer, AQS.
    O display tem muita informação, como exemplo: consumo instantâneo, fluxo água (m³/h), temperatura entrada e saída, COP, temperatura de várias sondas na máquina, e mais uma série de informação que já não me lembro.

    Vem com uma APP para acesso remoto (ainda não instalado por falta de internet na casa).

    Tem também um sistema que mede o consumo elétrico da casa e em caso de ultrapassar o contratado (meu casa 30A monofásico) ela abranda para que a energia não vá a baixo (ainda não testado).

    No geral gostei da bomba de calor, agora falta saber se será realmente eficiente e o mais importante duradoura!!
  7.  # 18

    Colocado por: MrRBomba instalada e testada.
    Que bomba instalou?
    • MrR
    • 17 junho 2024

     # 19

    Colocado por: mafs4960Que bomba instalou?


    É da Enerplural, a marca é Lortek NHV18.
 
0.0188 seg. NEW