Colocado por: Nmaster1988Estou numa fase de procura de arquiteto para perceber a viabilização e realização de projeto.
Agora nesta fase inicial de pedidos de orçamentos, pergunto como é que alguém que já tenha passado por isto faz para escolher o melhor arquiteto possivel para o que pretende?
Pela satisfação de outros clientes? Existe alguma forma de saber os trabalhos anteriores desses arquitetos sem ter de andar a chatear pessoas?
Estou interessado em saber como fizeram.
Colocado por: SirruperDepois de dar esta informacao, peça-lhes na hora para fazer um rascunho/esboço em 5 minutos
Colocado por: Nmaster1988faz para escolher o melhor arquiteto possivel para o que pretende?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Isto é um tiro em cada dedo dos dois pés... isso caso consiga continuar a disparar depois de acertar com a primeira bala.
Alguém que lhe dê uma resposta em 5 min, rascunho ou esboço, duma coisa que por vezes leva meses, é logo muito mau sinal. É sintoma de que terá um artista que despacha as coisas com pouca maturação. É um erro rotundo.
Ideias o Arquitecto terá muitas. Agora alguém que em 5 min diga é "assim ou assado" e depois é só desenvolver... das duas uma, ou é candidato ao prémio Pritzker (o Nobel da Arq), e cobra de acordo com isso... ou é mais um artista, que dará azo àquelas mistelas que por vezes aqui vemos apresentados como "projecto" sem ponta por onde pegar.
É preciso tempo para as coisas. O Arquitecto não está na cabeça do cliente. Este precisa de ir conhecendo que tipo de vida o cliente quer ter naquela casa, escritório, loja, etc... ninguém o fica a conhecer em 5 min.
E coordenar um "sem fim" de aspectos que moldarão um desenho. Só recolher essa informação prévia toda, por vezes leva semanas.
Ainda estou para conhecer o primeiro cliente que ache que o estudo prévio foi demorado face ao resultado final.
Acho precisamente que quando é rápido demais... é que é preciso estar muito atento... pois alguma coisa importante há-de falhar.
A meu ver, o que deve fazer é reunir com alguns gabinetes da sua zona, que lhe mostrem projectos passados, e sobretudo que lhe expliquem os porquês da solução ter sido aquela e não outra qualquer. É tão simples quanto isso. Se reconhece qual é o valor que a Arquitectura traz à vida das pessoas e das sociedades, foque-se na empatia que estabeleceu com o gabinete. Senão percebe nada disto e só lhe interessa é o preço, vá pelo mais barato e acabou o assunto.
Colocado por: Sirruperconfiguracao vs dimensao
Colocado por: N Miguel Oliveira
Não precisa duma linha sequer para fazer isso.
O que você propõe é precisamente o que leva às barbaridades de projecto que por aqui vemos por vezes.
Colocado por: SirruperNao vale a pena explicar. Você é arquitecto e nao pensa como cliente. O meu arquitecto era igual a si.
Tudo o que eu pedia era demasiado complicado para a simplicidade da mente dele.