Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Conforme indicado no título, o diferencial do meu apartamento dispara sem padrão aparente: de madrugada, durante o dia quer esteja em casa ou não. Questionei os meus vizinhos e sou o único que tem este problema.

    É algo que tanto pode acontecer várias vezes na mesma semana como tar meses sem acontecer. Mas é extremamente chato pois já aconteceu e eu estar a centena de km do apartamento.

    Chamei hoje um eletricista pra verificar o problema, e ele determinou que seria do frigorífico visto que é o único eletrodoméstico que está ligado quando não tou em casa. Fez uns testes na tomada e verificou que seria ali mesmo o problema.

    Então ele disse que poderia reparar o equipamento chamando um técnico especializado ou então (segundo ele a melhor solução), poderia tirar a terra da tomada. O frigorífico é embutido, maioritariamente em plástico e não há metal na banca (feita de mármore), mas ainda assim eu não fiquei muito convencido com isso, pois tal solução poderia ser um risco a nossa segurança. Insisti várias vezes sobre os possíveis problemas de tirar a terra do eletrodoméstico, mas ele foi ainda mais insistente a dizer que não haveria problema nenhum. Tanto insistiu que acabei por ceder, pensando que ele saberia melhor do que eu.

    Contudo, fiquei a pensar nisso. Será que é mesmo seguro ter o frigorífico ligado a uma tomada sem terra? Devo repor a terra e chamar alguém especializado em frigorífico? Ou é mesmo seguro continuar assim?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: rp199Então ele disse que poderia reparar o equipamento chamando um técnico especializado ou então (segundo ele a melhor solução), poderia tirar a terra da tomada.


    A pessoa que aí chamou não era eletricista. Há outros nomes que se costumam dar a esse tipo de profissionais mas não vamos por aí agora.

    Colocado por: rp199Devo repor a terra e chamar alguém especializado em frigorífico?


    Sim, chame um técnico que seja especializado em reparação de electrodomésticos. Se for da própria marca melhor. A terra tem de ser reposta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rp199
  3.  # 3

    Chame mas é um eletricista.
    O que foi aí nem para apertar parafusos serve.
  4.  # 4

    Quando chegar a casa e tiver o sua casa arder ou no dia em que alguém da sua família ficar " a tremer das canetas com for a mexer no frigorífico, chame esse pseudo electricista para resolver o problema.
    • eu
    • 17 dezembro 2023

     # 5

    Colocado por: rp199(segundo ele a melhor solução), poderia tirar a terra da tomada


    Como é possível um eletricista sugerir uma coisa destas?
  5.  # 6

    Obrigado por confirmarem a minha preocupação. Irei chamar outro eletricista o mais rápido possível para repor a situação.

    Já agora, alguma recomendação de eletricista na zona do Porto?
  6.  # 7

    Já agora, convém chamar a assistência técnica para verificar o frigorífico.
    Repor a "terra" na tomada não resolve o problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rp199
 
0.0104 seg. NEW