Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um problema que penso que seja pouco comum. Uma habitação nova, tenho condensação dentro do quadro eletrico principal ao ponto de pingar água. Nos ultimos dias tenho tido a porta aberta sem as tampas e não acontece, mas mal fecho a porta, passado pouco tempo começa a pingar água la dentro.

    A casa tem poliuretano por cima da laje, ao qual tenho acesso. Tenho tubagem que vem de lá que já tentei tapar. A tubagem da rua colocamos poliuretano também. Mesmo assim a situação continua. Penso que seja o facto da temperatura ser baixa dentro do quadro e alta dentro de casa que esteja a fazer isso.

    Tenho piso radiante e a temperatura na casa ronda os 23ºc. Na rua à noite tem chegado aos 6/7ºc.

    Vi que existem umas resistências anti condensação, que nem são baratas, mas não sei se resolveria a situação.

    Ex: Resistência anti-condensação 15W HAGER

    É o único sítio em toda casa onde tenho tal problema.

    Alguém tem alguma sugestão?
  2.  # 2

    Realmente que situação estranha você tem aí. Qual é a percentagem de humidade que tem por casa?
  3.  # 3

    Neste momento, mesmo à frente do quadro, 47%. Por norma ronda os 50-60%. Tenho VMC duplo fluxo.
  4.  # 4

    Parece uma optima média. Provavelmente um ou vários tubos onde passam os cabos trazem o ar frio e húmido do exterior para dentro do quadro e isso com as diferenças de temperatura vai causar condensação, com a porta aberta o espaço é ventilado e o fenómeno não ocorre. Quando fecha a porta do quadro é quando isso acontece. Já tentou ver os tubos que vêm do exterior e de alguma maneira tentar ao máximo impedir as trocar de temperatura neles?
    • eu
    • 17 dezembro 2023

     # 5

    Tem a certeza que é condensação? Não poderá ser uma infiltração?
  5.  # 6

    Colocado por: euTem a certeza que é condensação? Não poderá ser uma infiltração?
    se fosse infiltração aparecia mesmo com a porta do quadro aberta..
  6.  # 7

    Tem algum tubo que vai do quadro para a cobertura?

    A entrada enterrada está obturada?

    Onde aparece a condenação? Forma gotículas no topo do quadro?
    O quadro está instalado numa parede exterio?
  7.  # 8

    O melhor é uma fotografia
  8.  # 9

    Colocado por: Peper87Parece uma optima média. Provavelmente um ou vários tubos onde passam os cabos trazem o ar frio e húmido do exterior para dentro do quadro e isso com as diferenças de temperatura vai causar condensação, com a porta aberta o espaço é ventilado e o fenómeno não ocorre. Quando fecha a porta do quadro é quando isso acontece. Já tentou ver os tubos que vêm do exterior e de alguma maneira tentar ao máximo impedir as trocar de temperatura neles?

    Pois é exatamente isso que penso que aconteça. Os eletrecistas já me vedaram os principais mas pode ter escapado algo, tenho de rever.

    Colocado por: Peper87se fosse infiltração aparecia mesmo com a porta do quadro aberta..

    Exatamente. Essa até foi a minha primeira opção, mas descartamos com o teste de abrir a porta.

    Colocado por: BigmouseTem algum tubo que vai do quadro para a cobertura?

    A entrada enterrada está obturada?

    Onde aparece a condenação? Forma gotículas no topo do quadro?
    O quadro está instalado numa parede exterio?

    O quadro está numa parade interior. Tenho tubos para a cobertura, por cima da laje. Forma goticulas no topo sim.

    O que vem do exterior, está em caixas de pavimento, fechadas, e neste momento, os próprios tubos estão vedados com poliuretano.

    Colocado por: bettencourtO melhor é uma fotografia

    Por acaso não tirei, e agora estava a tentar evitar repetir a situação só para tirar a foto, mas se no meio dos testes para resolver o problema ocorrer eu tirarei a foto. Confesso que é um bocado assustador ver a água a pingar dentro de um quadro elétrico.
    • tc82
    • 18 dezembro 2023

     # 10

    Aconteceu-me!
    Mas no meu caso aparentemente entrava pela tubo da sirene de alarme.
    Mas só acontecia quando chovia muito.

    Não pode ter água dentro dos tubos que com o calor do quadro começa a condensar?
  9.  # 11

    Colocado por: tc82Aconteceu-me!
    Mas no meu caso aparentemente entrava pela tubo da sirene de alarme.
    Mas só acontecia quando chovia muito.

    Não pode ter água dentro dos tubos que com o calor do quadro começa a condensar?


    Sim é uma possibilidade, antes de lacrar os tubos lá fora, eu sei que entrou água neles. Contudo, eu tive um bom desumidificador a trabalhar 24/7 durante alguns dias, penso que já não era razão para ainda ter água. Mas se calhar, devia voltar a ter o desumidificador mais uns dias...
  10.  # 12

    Aconteceu-me em mais do que uma ocasião, o problema foi sempre os tubos ligados ao exterior ou desvão, por exemplo tubos de reserva. Tamponar esses tubos resolve o problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FabCardoso
  11.  # 13

    Tapar os tubos com espuma poliuretano pode ser uma má ideia, nomeadamente quando feito por quem está para despachar. Se num futuro precisa de usar o tubo e não consegue tirar a espuma todo, pode ser um grande problema. Além disso em caso de incêndio é um bom elemento para ajudar ao fogo.

    Como já foi dito, procurar algum dos tubos que esteja a receber ar de fora , ainda assim estranho, e faça condensação, mas mesmo assim se o quadro estiver fechado a temperatura do mesmo estará inferior á temperatura ambiente, não causando condensação. Deveria por exemplo também sentir uma corrente de ar vinda dos tubos.

    Pode por exemplo colocar um transformador 12 v , um relógio, e ligar umas ventoinhas 12 v para fazer ar circular.circular
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FabCardoso
    • MrR
    • 19 dezembro 2023

     # 14

    Hoje, em obra, aconteceu exatamente igual, tenho o quadro a pingar água, fui ver e tinha os tubos todos abertos que estão a ir para o desvão, e pior o buraco feito na lage estava aberto, quer isto dizer que era condensação por tudo o que havia pontos frios (ferros) até ao teto.

    Ao ler este tópico achei curioso ter exatamente o mesmo problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FabCardoso
 
0.0162 seg. NEW