Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha dúvida é a seguinte, para uma família de 4 pessoas, na zona de Santa da Feira, os painéis solares com capacidade 300l modo independente (necessita de uma resistência eléctrica que actua sempre que for necessário compensar o aquecimento de água quente por falta de energia solar) é suficiente ou requer sempre um sistema de apoio ao aquecimento de água?
    Se não for suficiente, qual o sistema de apoio que aconselham, visto que na minha rua não há gás natural?

    Desde já agradeço quem me possa ajudar.

    Cumprimentos.
    • eu
    • 18 fevereiro 2010

     # 2

    A resistência é suficiente.
  2.  # 3

    Colocado por: euA resistência é suficiente.


    Mas não fica mais economico com um esquentador/caldeira a gaz que actue so quando for preciso tambem?
    Pelo que me informaram com resistencia, ou se tem um sitio para desligar, ou nas noites de inverno a resistencia esta sempre ligada escusadamente...
  3.  # 4

    Colocado por: quiksilver26
    Colocado por: euA resistência é suficiente.


    Mas não fica mais economico com um esquentador/caldeira a gaz que actue so quando for preciso tambem?
    Pelo que me informaram com resistencia, ou se tem um sitio para desligar, ou nas noites de inverno a resistencia esta sempre ligada escusadamente...


    Pois, mas o meu problema é que na minha rua ainda não passa o gás natural, e portanto eu vou deixar apenas a pré-instalação para um dia mais tarde, se eu achar necessário. ligar. Quanto a estar sempre ligado durante a noite a mim não me preocupa já que pretendo ter contador bi-horário.

    P:S: para mim gás de botija está fora de questão, nem pensar.
  4.  # 5

    A minha questão é, se vale ou não a pena colocar por exemplo bomba de calor.... mas visto ter um custo ainda elevado não sei se compensa.
    • eu
    • 18 fevereiro 2010

     # 6

    Colocado por: susaguedesA minha questão é, se vale ou não a pena colocar por exemplo bomba de calor.... mas visto ter um custo ainda elevado não sei se compensa.


    Estamos os dois com a mesma dúvida. Também eu estou a ponderar a utilização da resistência eléctrica com bi-horária versus bomba de calor. Sabe o que vou fazer? Vou usar apenas a resistência eléctrica durante um ano e depois fazer contas, para ver se a bomba de calor compensa.

    Pelas minhas contas provisórias, não deve compensar.
  5.  # 7

    Colocado por: eu
    Colocado por: susaguedesA minha questão é, se vale ou não a pena colocar por exemplo bomba de calor.... mas visto ter um custo ainda elevado não sei se compensa.


    Estamos os dois com a mesma dúvida. Também eu estou a ponderar a utilização da resistência eléctrica com bi-horária versus bomba de calor. Sabe o que vou fazer? Vou usar apenas a resistência eléctrica durante um ano e depois fazer contas, para ver se a bomba de calor compensa.

    Pelas minhas contas provisórias, não deve compensar.


    Acho que vou fazer o mesmo, porque realmente com o preço da bomba de calor não me parece que compense.

    Quem chegar primeiro a uma conclusão que avise.
  6.  # 8

    Colocado por: quiksilver26
    Colocado por: euA resistência é suficiente.


    Mas não fica mais economico com um esquentador/caldeira a gaz que actue so quando for preciso tambem?
    Pelo que me informaram com resistencia, ou se tem um sitio para desligar, ou nas noites de inverno a resistencia esta sempre ligada escusadamente...


    Pela experiência que tenho com o meu sistema, a resistência é a solução mais economica. Quanto á resistência estar sempre a trabalhar, pode solucionar eesa questão com a instalação de um interruptor horário, eu tenho um instalado que apenas liga a resistência das 6:30 ás 7:30 durante o inverno.

    De resto apenas funciona a componente SOL.
    • JCC
    • 18 fevereiro 2010

     # 9

    Colocado por: susaguedesA minha questão é, se vale ou não a pena colocar por exemplo bomba de calor.... mas visto ter um custo ainda elevado não sei se compensa.


    Não se pode comparar "bomba de calor" com "resistência". Esta fáz parte do "cilindro", a bomba é um equipamento adicional (a adquirir e instalar com custo muito significativo).

    O que poderá equacionar é dar uso ao fim a que se destina a bomba de calor (climatização da casa), e aproveitar ("já agora") para ser igualmente o sistema de apoio ao AQS.

    Foi a minha opção.

    Pretendia instalar uma solução de climatização e uma solução de aquecimento águas sanitárias solar.

    Assim instalei um sistema solar AQS, e climatização com bomba de calor e de frio. Ambos os sistemas estão interligados. A bomba calor faz apoio ao sistema aquecimento solar quando necessário. Assim eu no meu caso dispensei o esquentador e o consumo de gas em mimnha casa.

    Quem não tiver ou não optar por um sistema adicional de apoio (bomba calor, caldeira, esquentador,...) naturalmente terá a "resistência" que ao fim ao cabo (no meu entendimento) funcionará como qualquer cilindro de aquecimento eléctrico, em complemento do solar.
 
0.0140 seg. NEW