Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou com uma situação numa casa com 3 anos, de humidades no quarto e casa de banho desse quarto.

    Na janela desse quarto (virada a poente), no inverno do ano passado tivemos a parede de dentro da janela (a parede que vai bater à janela mesmo), preta da humidade. Além disso, o teto do quarto do lado norte também ficou preto. O teto da casa de banho desse quarto, também do lado norte ficou também preto. Pensei que fosse alguma telha partida ou assim e chamei o empreiteiro para vir ver, fomos ver os 2 e por baixo das telhas estava tudo seco.
    Na janela ele também analisou e não viu nada de mais, o que ele me disse é que já tinha tido uma situação idêntica que era devido às chuvas com o estore fechado, e quando o abríamos ele ficava a escorrer dentro da caixa e daí aquelas paredes terem humidade.

    Este ano a parede já voltou a ficar preta e agora temos uma situação mais grave, o chão flutuante está a levantar da humidade, já se vê juntas subidas e sente-se o chão alto junto à janela.

    A parede a poente (a dessa janela) tem uma situação algo diferente do resto da casa, a parede tem capoto de 2cm de cortiça, e por dentro tem parede falsa com lâ de rocha. O resto da casa tem capoto de esferovite sem parede falsa por dentro.
    O teto falso também tem isolamento de lã de rocha.
    A casa tem piso radiante, pelo que devido ao isolamento antes do piso radiante, acredito que humidades ascendentes não existem.

    Será que a explicação do empreiteiro tem lógica e a água estará a escorrer por dentro da parede falsa e está a provocar isto tudo?

    É a única divisão que está assim.

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: tiagooliveira20
    A casa tem piso radiante, pelo que devido ao isolamento antes do piso radiante, acredito que humidades ascendentes não existem


    Nada a ver, a humidade por capilaridade pode ir pelos pilares/vigas e espalhar-se pelas paredes.

    A caixa de estore é interior?

    Umas fotos ajudariam…
  3.  # 3

    Um desumidificador
  4.  # 4

    Colocado por: bettencourtUm desumidificador
    acho que está para lá desse ponto… bem para lá…

    Colocado por: tiagooliveira20A parede a poente (a dessa janela) tem uma situação algo diferente do resto da casa, a parede tem capoto de 2cm de cortiça, e por dentro tem parede falsa com lâ de rocha
    Que coisa mais estranha…Invenção…
    Era preciso perceber melhor como fecham estes isolamentos térmicos e caixas de ar.

    Diria que talvez tenha havido uma infiltração ou um caso estranho de condensação extrema que esteja a alojar-se em pontos de condensação e não drenagem… mas falta mt informação para validar isto.

    Acho que precisa de uma visita em loco de uma exactus ou semelhante para lhe avaliar mais concretamente o seu caso e ajudar o empreiteiro a corrigir.

    Umas casa com 3 anos não pode apresentar essas patologias.
  5.  # 5

    A casa tem algum sistema de ventilação?
    Se for resultado de condensação, penso que pode ajudar bastante. A minha casa casa tem ventilação simples, instalada em modo DIY, e a humidade não passa os 65% na zona mais húmida da casa (o medidor de humidade é chinês, mas ainda assim).

    Agora se isso não for condensação, mas infiltrações, numa casa com 3 anos com paredes pretas, dá fortes pistas que pode ter havido um erro de execução durante a construção.
    Mesmo que os estores estejam a levar água para dentro das caixas, as mesmas não deveriam estar a drenar para o interior da parede, mas sim para o exterior.
  6.  # 6

    Colocado por: powerPT

    Nada a ver, a humidade por capilaridade pode ir pelos pilares/vigas e espalhar-se pelas paredes.

    A caixa de estore é interior?

    Umas fotos ajudariam…


    Mas nesse caso a humidade seria nas paredes e não chão. O caso da parede da janela, é que também é só do lado de dentro da janela e não no resto da parede, assim como o chão a levantar é só em frente à janela, o que dá a entender que a humidade virá por alguma razão da janela.

    A caixa de estore é daquelas dentro da parede em cortiça ou esferovite, já não me recordo bem. Vou colocar uma foto da construção, não é da janela em questão (é porta sacada a que está com problemas), é apenas para perceber como estão as caixas dos estores.
      IMG_20200702_180950.jpg
  7.  # 7

    Colocado por: gil.alvesacho que está para lá desse ponto… bem para lá…

    Que coisa mais estranha…Invenção…
    Era preciso perceber melhor como fecham estes isolamentostérmicose caixas de ar.

    Diria que talvez tenha havido uma infiltração ou um caso estranho de condensação extrema que esteja a alojar-se em pontos de condensação e não drenagem… mas falta mt informação para validar isto.

    Acho que precisa de uma visita em loco de uma exactus ou semelhante para lhe avaliar mais concretamente o seu caso e ajudar o empreiteiro a corrigir.

    Umas casa com 3 anos não pode apresentar essas patologias.


    A questão da invenção (foi isso mesmo), foi para correção de um problema que só se aperceberam na construção na altura do capoto. Essa parede vai bater na varanda, enganaram-se numa medida e a parede ficou os cms do capoto a mais para fora. Se colocassem o capoto na espessura igual ao resto da casa, os pilares e a viga da varanda iam ficar mal. Então com os 2cms de cortiça por fora conseguiram manter tudo bem, e para completar o isolamento térmico, meteram parede falsa com lã de rocha por dentro.

    A foto em anexo, neste caso não tem preto porque foi limpo na semana passada, mas são essas pequenas "paredes" que apanham bolor.
      IMG20231219073605.jpg
  8.  # 8

    Colocado por: HAL_9000A casa tem algum sistema de ventilação?
    Se for resultado de condensação, penso que pode ajudar bastante. A minha casa casa tem ventilação simples, instalada em modo DIY, e a humidade não passa os 65% na zona mais húmida da casa (o medidor de humidade é chinês, mas ainda assim).

    Agora se isso não for condensação, mas infiltrações, numa casa com 3 anos com paredes pretas, dá fortes pistas que pode ter havido um erro de execução durante a construção.
    Mesmo que os estores estejam a levar água para dentro das caixas, as mesmas não deveriam estar a drenar para o interior da parede, mas sim para o exterior.


    Temos umas grelhas nas caixas do estore. Eu coloquei nas grelas um filtro daqueles dos exaustores pois sem ele sentia-se vento, agora já não se sente vento, mas se colocarmos a mão junto à grelha nota-se que está a ventilar.
  9.  # 9

    Queria colocar aqui outra foto, mas não estou a conseguir, dá-me erro
  10.  # 10

    É muito estranho. Só se a lã de rocha se molhou, e agora está a manter um foco de humidade por trás da parede de pladur. Mas se assim for, então o emprenteiro tem de ver o que executou mal. Nunca a água deveria chegar à lã de rocha.

    Quanto à agua no chão junto à janela, pode ser um mau isolamento da soleira. Ou a pedra ser demasiado porosa e estar a levra água para o interior por capilariedade. Vela se a janela sacada está bem siliconada. Tive um problema numa porta porque os istaladores esqueceram-se de colocar silicone na soleira
  11.  # 11

    Colocado por: HAL_9000É muito estranho. Só se a lã de rocha se molhou, e agora está a manter um foco de humidade por trás da parede de pladur. Mas se assim for, então o emprenteiro tem de ver o que executou mal. Nunca a água deveria chegar à lã de rocha.

    Quanto à agua no chão junto à janela, pode ser um mau isolamento da soleira. Ou a pedra ser demasiado porosa e estar a levra água para o interior por capilariedade. Vela se a janela sacada está bem siliconada. Tive um problema numa porta porque os istaladores esqueceram-se de colocar silicone na soleira


    Mas se fosse a lã de rocha molhada, deveria passar também para a parede do quarto e não só para aquele bocado junto à janela.

    A pedra da janela é granito daquele vidrado (quando chove é um perigo), não estou a ver aquilo a absorver água, mas quando estiver em casa de dia tenho que analisar isso que sugeriu.

    Obrigado
  12.  # 12

    Colocado por: HAL_9000A casa tem algum sistema de ventilação?
    Se for resultado de condensação, penso que pode ajudar bastante. A minha casa casa tem ventilação simples, instalada em modo DIY, e a humidade não passa os 65% na zona mais húmida da casa (o medidor de humidade é chinês, mas ainda assim).

    Agora se isso não for condensação, mas infiltrações, numa casa com 3 anos com paredes pretas, dá fortes pistas que pode ter havido um erro de execução durante a construção.
    Mesmo que os estores estejam a levar água para dentro das caixas, as mesmas não deveriam estar a drenar para o interior da parede, mas sim para o exterior.

    Que ventilação simples e DIY é essa, ao ponto de conseguir manter 65% de humidade?
    Obrigado
  13.  # 13

    Colocado por: lmcaetQue ventilação simples e DIY é essa, ao ponto de conseguir manter 65% de humidade?
    Grelhas de admissão de ar da FranceAir, a versão hidroregulaveis nas zonas secas, com um kit dos do link para extração de ar saturado nas zonas húmidas.
    Peso que seja do mais corriqueiro possível. A verdade é que funciona. Enquanto no apartamento tenho 80-85% de humidade, lá em casa normalmente está por volta dos 65%.
    Os medidores em ambos são da china, mas até vou levar o que tenho no apartamento para ver se os valores são coincidentes.

    https://www.econology.fr/hydra-st-unelvent-vmc-simple-flux-hygroreglable.html?fee=118&fep=87774
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpacardoso, lmcaet
  14.  # 14

    Colocado por: tiagooliveira20Mas se fosse a lã de rocha molhada, deveria passar também para a parede do quarto e não só para aquele bocado junto à janela.
    Então percebi mal. Se é só junto à janela, então ás tantas ficou aí com uma das famosas pontes térmicas.
    Há uns poucos de tópicos que se debruçam sobre a maneira correcta de isolar as soleiras de modo a eliminar as pontes térmicas.

    Sendo as suas pedras de granito, então esqueça, essa pedra não "bebe" água.
  15.  # 15

    Colocado por: HAL_9000Então percebi mal. Se é só junto à janela, então ás tantas ficou aí com uma das famosas pontes térmicas.
    Há uns poucos de tópicos que se debruçam sobre a maneira correcta de isolar as soleiras de modo a eliminar as pontes térmicas.

    Sendo as suas pedras de granito, então esqueça, essa pedra não "bebe" água.


    Será por causa do capoto mais fino? É que na restante casa nenhuma janela tem problemas.. Aliás, este quarto é o que melhor aguenta a temperatura, notasse agora um ar húmido, mas em termos de perda de temperatura é o que menos perde.
  16.  # 16

    Umidade é tão chato de resolver quando aparece. Aqui é só dor de cabeça por conta de casas geminadas.
  17.  # 17

    Bom dia,

    Ora aproveitei estes dias para tentar perceber se via algum problema da parte de fora da janela, não encontrei nada que possa provocar a humidade passar para dentro (deixo fotos de seguida). O único ponto que achei que poderia provocar isso é o facto da pedra parecer estar ligeiramente inclinada e dar a ideia que a água fica ali acumulada encostada ao silicone e custa a escorrer (vai escorrendo muito lentamente), mas estando o silicone bem isolado não me parece que seja a causa.

    O que me apercebi de manhã é que por baixo, entre a janela e o chão que está a levantar, parece entrar uma aragem e parece que o chão está húmido (de manhã apenas), talvez pelo efeito do frio com o calor. Não sei se é vento, se é apenas aquela sensação térmica de ser uma zona fria (vento em dias de mais vento fazia abanar a cortina, e nunca me apercebi disso).

    Agora o mais estranho, comprei um desumidificador que mede a temperatura e humidade da casa, e ele está-me a acusar entre os 50 a 60% de humidade apenas. Parece-me muito pouca humidade para um quarto com estas patologias.

    https://ibb.co/ScymmBC
    https://ibb.co/hMtkMs2
    https://ibb.co/HN0RkCF
    https://ibb.co/4MnL05X
    https://ibb.co/sKR10hj
  18.  # 18

    Quase que aposto que a água entra na reentrância onde está a calha do estore
 
0.0222 seg. NEW