Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Introduzo dizendo que tenho instalados em casa:
    1 - 2 painéis solares para AQS + termoacumuldor 300L
    2- 11 painéis solares fotovoltaicos (em pico quase 4kw no verão)
    3- 2 sistemas multiplit (ar condicionado em quase todas as divisões)

    Problema?
    Agora no inverno (mesmo no pico do sol), a produção de energia é insuficiente para ligar o ar-condicionado em autosuficiência.
    Desta forma, uso a energia produzida para ligar emissores térmicos (aquecedores) através de equipamentos shelly (ligam e desligam automaticamente para me manterem em autoconsumo) e assim mantenho algumas partes da casa minimamente quentes...
    Mas penso que isto não é solução, mas sim um desenrasque.
    O que me aconselham a fazer para melhorar o aquecimento da casa?
    Como optimizar os equipamentos em casa?
    Infelizmente não tenho radiadores, caso contrário pensaria usa-los com a água vinda do termoacumulador.
    Tenho lido sobre bombas de calor ar-água de baixa temperatura, mas antes de pensar noutras possibilidades, gostaria de saber se posso aproveitar melhor o que já tenho instalado.
    Obrigado
  2.  # 2

    Na minha opinião, usar o AC para aquecer a casa, mesmo que a produção solar não seja suficiente.
    Ao manter o aquecimento a funcionar acaba por reduzir o respectivo consumo ao longo do tempo, a casa ganha maior inércia térmica do que com o liga-desliga dos aquecedores e, no final, ganhará em conforto. E tenho algumas dúvidas se o que consomem esses aquecedores não será praticamente suficiente para o AC trabalhar em contínuo...

    Colocado por: ferreirarInfelizmente não tenho radiadores, caso contrário pensaria usa-los com a água vinda do termoacumulador.

    Não dá, para manter os radiadores quentes precisa de muito mais energia gerada do que os painéis conseguem produzir. Ainda bem que não tem :-)

    Colocado por: ferreirargostaria de saber se posso aproveitar melhor o que já tenho instalado.

    O que tem já me parece excelente. A única hipótese que vejo seria aumentar a produção FV e eventualmente instalar baterias, mas dificilmente o investimento terá um retorno imediato
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreirar
  3.  # 3


    Obrigado
  4.  # 4

    Ia dizer a mesma coisa, esquecer os emissores térmicos e ligar o AC, mesmo que consuma algo a mais que a produção fotovoltaica...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreirar
  5.  # 5

    Eu ligo os AC de dia para ter a casa quente á noite, assim aqueço a casa de graça com os painéis fotovoltaicos e não gastam assim tanto, cerca de 700w cada um, tenho 3 de 9000 btu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreirar
  6.  # 6

    Colocado por: ferreirarIntroduzo dizendo que tenho instalados em casa:
    1 - 2 painéis solares para AQS + termoacumuldor 300L
    2- 11 painéis solares fotovoltaicos (em pico quase 4kw no verão)
    3- 2 sistemas multiplit (ar condicionado em quase todas as divisões)

    Problema?
    Agora no inverno (mesmo no pico do sol), a produção de energia é insuficiente para ligar o ar-condicionado em autosuficiência.
    Desta forma, uso a energia produzida para ligar emissores térmicos (aquecedores) através de equipamentos shelly (ligam e desligam automaticamente para me manterem em autoconsumo) e assim mantenho algumas partes da casa minimamente quentes...
    Mas penso que isto não é solução, mas sim um desenrasque.
    O que me aconselham a fazer para melhorar o aquecimento da casa?
    Como optimizar os equipamentos em casa?
    Infelizmente não tenho radiadores, caso contrário pensaria usa-los com a água vinda do termoacumulador.
    Tenho lido sobre bombas de calor ar-água de baixa temperatura, mas antes de pensar noutras possibilidades, gostaria de saber se posso aproveitar melhor o que já tenho instalado.
    Obrigado

    Em vez de ligar os aquecedores ligue o AC. Para os mesmos kw gastos o AC produz mais calor que um aquecedor.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, ferreirar
  7.  # 7

    Colocado por: dom123Eu ligo os AC de dia para ter a casa quente á noite, assim aqueço a casa de graça com os painéis fotovoltaicos e não gastam assim tanto, cerca de 700w cada um, tenho 3 de 9000 btu

    A que temperatura coloca os AC?
  8.  # 8

    Colocado por: ferreirar
    A que temperatura coloca os AC?

    Por norma coloco a 25° no quarto e 26° na sala, quando o excedente solar não cobre o gasto são desligados, lá pelas 16h00.
    Assim a casa à noite apresenta uma temperatura de 21°.
  9.  # 9

    Colocado por: dom123
    Por norma coloco a 25° no quarto e 26° na sala, quando o excedente solar não cobre o gasto são desligados, lá pelas 16h00.
    Assim a casa à noite apresenta uma temperatura de 21°.

    São desligados manualmente, ou através de algum equipamento tipo shelly?
    • dom123
    • 3 janeiro 2024 editado

     # 10

    Colocado por: ferreirar
    São desligados manualmente, ou através de algum equipamento tipo shelly?
    são desligados manualmente ou então através dd uma rotina na alexa, equipamentos shelly não convém pois não é saudável andar sempre a desligar e ligar da corrente.
 
0.0194 seg. NEW