Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, estou em fase de planeamento de uma moradia (fase de entrega de especialidades) e vou instalar um VMC Duplo fluxo nos quartos, cozinha, WC e sala.

A minha pergunta é se posso usar um recuperar de calor que tenho na sala para bombar ar quente para as restantes divisões? Alguém me pode explicar como é que isso funciona?

É preciso ser um recuperador de calor especial? Pode ser a combustão (lenha)?

https://www.abranfogo.com/category/recuperadores-de-calor-a-lenha-dupla-face

Obrigado Diogo
  2.  # 2

Isso tem de ver com o projectista do sistema VMC, Tudo é possivel, mas tem de ser devidamente dimensionado.
  3.  # 3

Eu só acho esquisito não haver esquemas de instalação, será que não é possível ter recuperador de calor a combustão ?
  4.  # 4

O meu pai tinha um sistema desse género. Tinha um recuperador a lenha na sala, o ventilador estava no sótão e bombeava ar quente para as restantes divisões que tinham saídas no teto. Mas a verdade é que consumia imensa lenha e não deixava a casa confortável. Para além disso, havia sempre uma quantidade mínima de fumo que escapava para as saídas. O ventilador continua lá no sótão mas o sistema de aquecimento foi alterado para radiadores que com muito menos lenha deixam a casa quentinha e ainda aquece as água sanitárias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunocoelho88

0.0074 seg. NEW