Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa dia
    Pretendo instalar uma antena no telhado do prédio. Como as caixas de passagem dos cabos estão cheias de fios de TV cabo, estava a pensar em passar o cabo através do tubo de ventilação do WC. Como funcionam esses tubos? O tubo de saída do meu WC é só meu ou é comum aos outros apartamentos? Gostaria que alguém me possa esclarecer. Obrigado
    Nuno Alves
  2.  # 2

    Olá Nuno, não sei se eventualmente já encontrou resposta para esta pergunta.

    Para instalar seja o que for no telhado do prédio, deverá informar e ter autorização do condomínio (se o houver), mas acredito que tenha salvaguardado essa questão.

    No entanto, se o pretende fazer sem grandes formalismos, sugeria que usasse exactamente as caixas de passagem para o efeito, que muitas vezes têm fios que já não estão a ser utilizados (exemplo de mudança de serviços em que não removem os anteriores). Pode dar trabalho descobrir mas seria o indicado.

    Existem N posts aqui no forum que referem situações de extracção dos tubos de ventilação de prédios e o que é comum é que cada caso seja um caso; logo, não é possível saber como funcionam os tubos do wc do seu prédio, se é só seu ou comum, sem saber o tipo de construção e mesmo assim, podendo in loco ter sido decidido outra maneira.

    Relembro que em casas de banho sem janela, em caso de incêndio, fugas de gás ou afins, é também por esses tubos que é suposto haver algum tipo de evacuação (seria bom não os enxufrar com mais nada)


    A par disso, muito bom o seu título "antena de radioamador em edifício", das melhores memórias que tenho, é de estar horas a ouvir o meu pai a contactar por radio amador, em um tempo sem tempo, com esperas intermináveis e na altura em que não era proibido :P
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmalves
  3.  # 3

    Grato pela resposta que só agora vi. Tenho autorização para instalação, aprovada em reunião de condomínio e registrada em acta. As caixas de passagem estão saturadas de cabos pelo que será difícil fazer a passagem do cabo de antena, além de ter o problema de estragar alguma instalação de vizinho. Prédio com 36 apartamentos e com chaves nas caixas. Sem paciência para tal coisa e entretanto um amigo sugeriu a passagem pelo tubo WC. No caso dele o tubo de saída é individual e o diâmetro do cabo não afecta em nada a ventilação. Ainda não fui ao telhado para ver a situação. Apenas tenho fotos aéreas do topo do edifício e penso que é viável. Estou no quinto andar portanto são apenas 15 m aprox
 
0.0092 seg. NEW