Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: GreenVillage
    Obrigado pela crítica construtiva.

    O sarcasmo também é a minha segura língua mais fluente.
    o comentário foi sincero, lamento que tenha entendido como tal.
    Concordam com este comentário: GreenVillage
  2.  # 2

    meta aqui a planta de implantação

    Aí vai, perdido por 100, perdido por 1000 :-)
    O terreno é plano e com uma área bastante simpática. A sul da casa ficará o jardim e a noroeste uma espécie de "jardim zoológico".
    Já sei que muita gente vai achar que com este terreno dava para fazer algo muito melhor, e têm toda a razão, apenas o melhor não cabe nas nossas carteiras.

    se a vivência 'exterior' é algo minimamente relevante para vós

    Claro que é importante. Tão importante que retirámos do projeto a mini-churrasqueira que tinhamos para depois da casa estar pronta fazer algo que realmente nos enche as medidos. Isto claro se não houver grandes derrapagens na construção da casa.

    o comentário foi sincero, lamento que tenha entendido como tal.

    Sendo assim, as minhas sinceras desculpas. Se o comentário foi sincero vou-lhe então explicar a nossa ideia acerca de pinturas. Na imagem parece que é laranja mas na verdade a cor que escolhemos foi um amarelo torrado. É bastante parecido mas não igual. Com medo da casa ficar demasiado saturada se fosse toda pintada de amarelo, adicionámos o branco. Ainda experimentámos outras cores (cinzentos, vermelhos e afins) mas esta foi a que achámos que iria ficar melhor no espaço, de maneira a evitar que ficasse um pudim :-)
    (@marco1, não leve a mal, é brincadeira).
      Sem título5.jpg
  3.  # 3

    Isso das cores ja é uma questão de gosto, eu gosto mais de poucas cores, de tudo igual…
    Portanto, pintava tudo de amarelo torrado e deixava o contorno das janelas de outra cor tal como está…
    Aquele branco na zona da garagem a mim faz me lembrar um anexo que foi feito depois….
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, HAL_9000, GreenVillage
  4.  # 4

    Têm ai um terreno espetacular. Parabéns.

    Olhando sem conhecer a envolvente acho que a implementação poderá não ser a melhor.

    Agora um Y sem o topo doY do lado esquerdo.

    Ou seja a zona privada ficaria paralela à estrada, depois a sala/cozinha crescia na orientação que está atualmente.

    A garagem/abrigo para os carros poderia estar encostada no topo norte do terreno e a atual garagem seria 'transformada' em oficina e ou sala das patuscadas e teria abertura para o lado sul.

    A meu ver iria permitir 'libertar' terreno no topo nordeste para as eventuais casas dos animais, evitar desperdício de terreno na parte sul do terreno e resguardar mais a zona exterior
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, GreenVillage
  5.  # 5

    A suite fica junto da estrada... ao invés de estar resguardada do ruido da mesma. Mesmo que seja uma estrada sem movimento, no período noturno qq movimento causa transtorno, ainda se nota mais.
    Essa casa teria beneficiado com um L, sendo que a zona de garagem poderia ser a perna pequena, sem necessidade de tanta manobra. Ao mesmo tempo conseguia condensar melhor as áreas e otimizar tudo um pouco mais. Ficaria com os espaços exteriores e interiores com outra hierarquia.

    Tenho a certeza que outra abordagem totalmente diferente do que a que tem agora seria mais profícua. Boa sorte.
    Concordam com este comentário: GreenVillage
    • MDM
    • 21 dezembro 2023

     # 6

    Essa planta faz-me lembrar este que está no archdaily, mas que tem o je ne say quoi que se falava aqui.
    Concordam com este comentário: amartins, GreenVillage
  6.  # 7

    Colocado por: GreenVillageGostaria de saber a vossa opinião acerca desta planta.


    Olá.
    Acho que beneficiaria mais com uma planta mais compacta, menos estendida no terreno.
    Acaba por ter um muro com a via pública com muitos zig zags... acho que poderia consiliar a zona de estacionamento com as entradas num único recorte. A garagem ficou lá atrás... o que obriga a fazer uma autoestrada dentro do terreno. Poderia estar logo ali ao entrar. Os quartos parecem-me muito próximos da rua, quando tem um terreno tão grande.
    Os WCs estariam melhor juntos. Com a área técnica (sistema de aquecimento de águas) e lavandaria a acompanhar. Além do tempo que perde até chegar a água quente à torneira do duche... (desperdicio de água). Os espaços nobres da casa (cozinha e sala) parece que precisam de repouso. São completamente devassados por circulação.
    Se houver uma TV frente ao sofá e outra frente à mesa, imagino pessoas sempre a passar à frente tal está pensado o fluxo de circulação. Faltam zonas estáticas, de repouso, cantos, zonas onde colocar um aparador, quadro, espelho, etc... a entrada surje ali no meio de modo algo aleatório, contribuindo para devassar o espaço também.
    Acho a casa desconfortávelmente grande pelo facto de ser tão estendida. A cozinha poderia abrir-se para a paisagem... na mesa, se estamos orientados para a TV damos as costas à paisagem. No sofá idem. Apesar das janelas estarem lá, não entendo qual a relação do interior para com o exterior. Há alguma falta de conexão entre os diferentes espaços. A garagem parece-me desproporcional e talvez demasiado grande/escura/fria.

    Acho que a implantação dificil de se justificar. Parecia fazer mais sentido respeitar as direções dos limites do terreno. Até poderia ser melhor para ter uma zona claramente orientada para o sol da manhã (sudeste) e outra para o sol da tarde (sudoeste). Talvez um L ou um volume mais compacto resultasse melhor, mais quadrado. Os alçados e aberturas parecem-me algo aleatórios. Então aquela janelinha do wc junto à porta principal... hmmmmm

    Haveria também que calibrar o mobiliário. A mesa de jantar parece ter uns 130-140cm... mas depois as cadeiras ficam ali meio entaladas com aquele aparador ou chaminé que aparece ali no meio (lá está, falta repouso ali). E alinhar mesas/sofás/TVs pelas janelas ou vice versa. Parece que se desenhou a casca e depois se tentou acomodar. A posição do mobiliario deve surjir em simultâneo...

    Pessoalmente abdicaria da WC social ali. Ou deixava-a na garagem/despensa para um duche depois de cortar a relva ou fazer a poda, ou ligado a uma futura piscina/churrasqueira, ou para lavar as mãos depois da bricolage ou mudar o oleo ao carro, etc... agora onde está... quase que mais vale ir ao WC do lado, é maior e está mesmo ali. Mesmo para as visitas.

    Parece-me tudo muito cru ainda.
    De resto, gosto do terreno. Parece ter bastante potencial de facto.

    Sobre o amarelo, nada contra. Mas depende da zona também.

    Falta ainda a questão do orçamento. Apesar de ter poucos recortes (ainda assim tem 14 cantos/esquinas para uma casa de 4 lados), o tamanho que tem não ajudará muito... assim como o numero de vãos e posição descentrada da casa das máquinas... Com uma construção mais compacta poderia diminuir aos m2 de fachada para os mesmos m2 de área útil da casa.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nvale, GreenVillage
  7.  # 8

    Eu gosto do layout exterior, mas colocava a suíte alinhada pelos outros quartos e reduzia consideravelmente ao tamanho do WC alinhando WC | Closet | Quarto. Depois encolhia a sala de estar pelo menos a largura da porta da entrada e equacionava uma unica janela mais larga em vez de duas.
    Concordam com este comentário: GreenVillage
  8.  # 9

    Aquele branco na zona da garagem a mim faz me lembrar um anexo que foi feito depois….

    Acho que aqui é mesmo uma questão de gosto, mas entendo o seu ponto de vista.

    A garagem/abrigo para os carros poderia estar encostada no topo norte do terreno e a atual garagem seria 'transformada' em oficina e ou sala das patuscadas e teria abertura para o lado sul.

    Isto também foi uma hipótese, mas depois tivemos de €ncortar espaços e acabou por ficar assim. A garagem ficará isolada tal como a casa, deixando em aberto a possibilidade de se criar uma garagem no futuro (eu sei que normalmente o que fica para fazer no futuro nunca chega a ser feito mas não temos outra hipótes€).

    Essa casa teria beneficiado com um L

    Pelo que vimos nos projetos apresentados com a configuração em L, teriamos mais espaço gasto em corredores e pontos mortos do que com esta configuração, daí termos optado pelo "corredor".

    Essa planta faz-me lembrar este que está no archdaily, mas que tem o je ne say quoi que se falava aqui.

    Espero que as semelhanças não sejam também no preço, caso contrário depois de estar feita é para vender :-)

    Poderia estar logo ali ao entrar. Os quartos parecem-me muito próximos da rua, quando tem um terreno tão grande.

    A garagem está ao fundo para possibilitar estacionar os carros das visitas dentro de casa. Os quartos junto à estrada foi por opção. É uma rua sem saída com apenas uma casa depois da nossa, não haverá muito movimento.

    Obrigado a todos pelos comentários.
  9.  # 10

    Green , ( claro que só dizes se quiseres) essa casa é em que zona?
    Concordam com este comentário: GreenVillage
  10.  # 11

    GreenVillage obrigado pela partilha e corpo às balas.
    Anda bastante soft por aqui em termos de projectos, diários então....

    A casa é para si e com mais ou menos arquitectura é você que tem de fechar os olhos e navegar/vivenciar os espaços.
    Dito isto.
    Esse terreno tem muito potencial.
    Não sabemos mais do resto da envolvente. Onde estão as vistas, o que existe à volta desse terreno, etc.
    Parece-me haver umas linhas de média(?) tensão junto à entrada não?

    Em termos de arquitectura podia estar melhor como já dito. Eu gosto de "comboios" mas têm de fazer sentido.
    A "casa" não está implantada no terreno, está plantada(!)

    Não te "conhecemos" como o teu arquitecto devia conhecer. Como lhe explicaste os requisitos.
    Se após várias tentativas "só" saiu isto... Acho que precisavas de uma troca de equipa e não rabiscar nada.
    Apenas conversar.
    Um arquitecto tem de perceber como vivem a casa. Apenas isso. A arquitectura é fazer depois essa vivência fluída.
    Meaningful spaces! Isso é que é arquitectura.

    Fica o meu conselho.
    Procura uma outra equipa que te ouça e arquitecte uma casa para esse terreno! Acho que merece.
    Concordam com este comentário: GreenVillage
  11.  # 12

    Colocado por: 4por1Green , ( claro que só dizes se quiseres) essa casa é em que zona?


    Só por brincadeira, mas diria que em Vila Verde 😁
    Concordam com este comentário: GreenVillage
  12.  # 13

    Green , ( claro que só dizes se quiseres) essa casa é em que zona?

    Não vem mal ou mundo ao dizer. Fica a 10km de Leiria, a caminho das praias.

    Fica o meu conselho.

    Já é um pouco tarde para isso, ainda assim agradeço imenso as criticas. Aqui na minha zona existe o ditado que só depois de se construir uma casa é que estamos prontos para construir a casa ideal. Eu ainda vou na primeira etapa, talvez a segunda corra melhor.

    Só por brincadeira, mas diria que em Vila Verde

    Não podia estar mais errado, lá faz muito frio, isto se estiver a falar de Vila Verde, perto de Braga :-)

    Já agora, visto que eu sou novo nestas andanças, como é que vocês nas citações metem o "Colocado por: "?
  13.  # 14

    Despertou me a curiosidade , porque existe uma imobiliária aqui na minha zona (pelo menos tem imoveis á venda daqui ) com o nome do teu nick.
    A propósito vivo na zona de Ourem
    Concordam com este comentário: GreenVillage
  14.  # 15

    Colocado por: GreenVillage como é que vocês nas citações metem o "Colocado por: "?


    Na canto superior direito de cada comentário tem vários opções

    Concordar, agradecer, citar, N resposta

    Se tiver no PC (no telemovel deve ser igual), sublinha parte da frase que quer citar, como fosse um documento word, e carrega "citar" enquanto tem o texto sublinhado. Assim apenas aparece o conteúdo que quer citar em vez de toda a frase.
    Concordam com este comentário: GreenVillage, Vítor Magalhães
  15.  # 16

    Agora as minhas deixas sobre a planta:

    Inverter a WC da suite com o closet. Fica as 2 WC costas a costas. Não poupa uma fortuna, mas sempre poupa um Happy Meal do Mc.Donals em tubagens. Fica com outra essência de circulação na suite.

    O corredor que vai da cozinha para a garagem, em vez de passar na zona do corredor Norte, passar na zona do corredor a sul. Ou seja a entrar para a lavandaria à esquerda, e despensa à direita.

    Porquê? Porque agora alterava a posição da lavandaria com a WC social, e criava um acesso/porta exterior pela garagem na zona da janela da garagem.
    Você tem um belo terreno, precisa de um acesso com a WC mais directo e discreto com o exterior. Não faz sentido ter de entrar pela porta da frente, ir até ao meio da sala, para ter acesso a uma WC quando a casa tem prevista 3 sanitas.

    No fundo não acho a planta mal feita, mas acho que precisa fortemente de optimizações. Não desgostei do resultado da garagem branca e o resto do pudim. Permite quebrar a monotonia da gema ao longo do lote. Agora se eu fazia isso para mim.. não sei.
    Concordam com este comentário: GreenVillage, Vítor Magalhães
  16.  # 17

    Colocado por: 4por1A propósito vivo na zona de Ourem

    Não estamos muito longe então.

    Colocado por: NostradamusNa canto superior direito de cada comentário tem vários opções

    Muito obrigado pela explicação. Como já deve ter reparado, a sua explicação foi boa.

    Colocado por: NostradamusInverter a WC da suite com o closet

    Pessoalmente preferimos ter o closet antes da WC, até porque utilizamos muito mais o closet que a WC.

    Colocado por: NostradamusO corredor que vai da cozinha para a garagem

    Este corredor vai ser uma porta oculta nos móveis da cozinha. Ainda que fosse igual a nível de acessos, também preferimos o corredor mais perto do portão da garagem do que do exterior.

    Colocado por: Nostradamusprecisa de um acesso com a WC mais directo e discreto com o exterior

    Esse WC há-de chegar, um dia.

    Colocado por: NostradamusAgora se eu fazia isso para mim.. não sei.

    Ainda bem que não fazia. Caso contrário eram duas casas iguais e se fosse para ter igual tinha comprado uma das 100 moradias em banda que estão no inicio da rua :-)
 
0.0241 seg. NEW