Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Tenho umas dúvidas e gostaria da vossa ajuda, caso haja algum tópico com as mesmas características peço desculpa e indiquem me sff e desculpem também o testamento.
    Contexto:
    Comprei á uns 3 anos uma Moradia térrea para remodelar e ampliar, com sótão de pé bastante alto e já acabei de a recuperar toda, fiz a remodelação toda e meti projecto para fazer ampliação e construção da parte nova aprovado só ao fim de 2 anos e pouco que ia dando em maluco com tanta demora, Tenho sistema de aquecimento central a pellets com: Caldeira Solzaima 24kw A + Silo 200kg , faz aquecimento de radiadores e de do depósito AQ 300l , as dúvidas são?

    1 - a casa não tem isolamento exterior tipo capoto queria pôr mas pediram me 14mil e fiquei parvo porque não fazia ideia que poderia ser estes preços e está fora de questão nesta altura e isso pode ser uma das causas de não estar satisfeito com o nível de aquecimento nas divisões, exemplo um dos quartos tem cerca de 14m2 e um radiador de 10 elementos e não está de todo confortável..o que está mal? É só problema da falta de isolamento? Ou não está bem dimensionado? De notar que são 14m2 mas a casa tem de pé alto 2,80m penso que fará diferença.

    2 - é difícil aumentar os elementos dos radiadores ou a vontade das empresas é que é pouca? Tenho a clara sensação que estou naquela típica fase do se for obra grande fazemos se for coisas pequenas não apetece ou não precisamos..

    3 - não vamos ter um baixar de preços da construção civil brevemente não? Tenho a parte nova para construir e está muito caro..

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: lusf24não está de todo confortável
    Primeira pergunta: o que é confortável para si?
  3.  # 3

    Colocado por: lusf24a casa não tem isolamento exterior tipo capoto queria pôr mas pediram me 14mil

    Não sei bem de preços, mas depende da área exterior e da espessura para se poder ter uma ideia.

    Colocado por: lusf24o que está mal? É só problema da falta de isolamento? Ou não está bem dimensionado?

    10 elementos deve ser suficiente para essa área. Que tipo de janelas é que tem? Estores? Os tectos (sobretudo os que dão para o sótão) têm algum isolamento?

    Colocado por: lusf242 - é difícil aumentar os elementos dos radiadores ou a vontade das empresas é que é pouca?

    Ambos. É difícil porque podem não se encontrar elementos iguais, é um trabalho chato e pouco rentável e objectivamente há mais onde fazer obra. É um bom DIY se conseguir encontrar os elementos e pode ficar bem em conta.
  4.  # 4

    Colocado por: BelhinhoPrimeira pergunta: o que é confortável para si?


    Não quero ter calor e andar de t shirt como algumas pessoas gostam e daí ter escolhido os radiadores, mas tipo com uns lençóis de inverno não precisar do edredão..não sei se é um bom exemplo.
    Obrigado pela resposta.
  5.  # 5

    Colocado por: Bruno.Alves
    Não sei bem de preços, mas depende da área exterior e da espessura para se poder ter uma ideia.


    10 elementos deve ser suficiente para essa área. Que tipo de janelas é que tem? Estores? Os tectos (sobretudo os que dão para o sótão) têm algum isolamento?


    Ambos. É difícil porque podem não se encontrar elementos iguais, é um trabalho chato e pouco rentável e objectivamente há mais onde fazer obra. É um bom DIY se conseguir encontrar os elementos e pode ficar bem em conta.


    Por cima tenho o sótão com chão cerâmico normal, telhado com isolamento de lã, tela reflex e gesso\pladur cartonado.

    Janelas caras rt67 acho eu que é isso, bem grossas, estores elétricos.

    Pois já percebi que não há vontade, diy tenho de estudar bem o assunto.
    Obrigado
    • SrR
    • 20 dezembro 2023

     # 6

    Colocado por: lusf24

    Por cima tenho o sótão com chão cerâmico normal, telhado com isolamento de lã, tela reflex e gesso\pladur cartonado.

    Janelas caras rt67 acho eu que é isso, bem grossas, estores elétricos.

    Pois já percebi que não há vontade, diy tenho de estudar bem o assunto.
    Obrigado
    DIY e precisa de alguma ferramenta para fazer isso.
  6.  # 7

    Eu acho que um radiador de 10 elementos deve rondar os 75 a 80cm. Mesmo com esse pé direito e com água a vir de caldeira a pellets (que até atinge temperaturas mais altas facilmente) devia ser bem suficiente face ao que descreve.
    Portanto, há que perguntar: mesmo depois de umas horas ligado mantém o desconforto?
    A que temperatura está definida a saída da caldeira? Os radiadores aquecem todos bem?
  7.  # 8

    Colocado por: LrLisboaEu acho que um radiador de 10 elementos deve rondar os 75 a 80cm. Mesmo com esse pé direito e com água a vir de caldeira a pellets (que até atinge temperaturas mais altas facilmente) devia ser bem suficiente face ao que descreve.
    Portanto, há que perguntar: mesmo depois de umas horas ligado mantém o desconforto?
    A que temperatura está definida a saída da caldeira? Os radiadores aquecem todos bem?


    boas, desculpe a demora na resposta,

    tipo ligo ás 16h\17h, sente-se o ambiente mas no quarto que referi e noutro não está confortável, a caldeira está para os 70\75 graus e os radiadores aquecem bem e bastante daí estar virado para a perda térmica que a casa pode ter ser superior a que eu esperava, por isso questionei se era possível e se valeria a pena aumentar os elementos de cada radiador mas não sei se fará diferença...

    obrigado
    • SrR
    • 25 dezembro 2023

     # 9

    Pode aumentar caso note que o radiador em questão nao colmata o aquecimento nessa zona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lusf24
  8.  # 10

    É estranho. Pelo que descreve devia ficar confortável nem que fosse ao fim de umas horas.
    Sim, é possível aumentar elementos aos radiadores. E sim, aumentando a área de radiação consequente estes transmitem mais calor.
    Para fazer diy tem de estar familiarizado com o procedimento. Veja se encontra uns vídeos etc. Também tem que encontrar elementos iguais aos que tem. Tem que comprar ferramenta própria, saber esvaziar é depois encher o sistema. Garantir que a rosca do acrescento fica bem sem fugas etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lusf24
  9.  # 11

    Colocado por: LrLisboaÉ estranho. Pelo que descreve devia ficar confortável nem que fosse ao fim de umas horas.
    Sim, é possível aumentar elementos aos radiadores. E sim, aumentando a área de radiação consequente estes transmitem mais calor.
    Para fazer diy tem de estar familiarizado com o procedimento. Veja se encontra uns vídeos etc. Também tem que encontrar elementos iguais aos que tem. Tem que comprar ferramenta própria, saber esvaziar é depois encher o sistema. Garantir que a rosca do acrescento fica bem sem fugas etc


    Pois eu já sabia que ia ter perdas térmicas pois a casa é antiga e temodelei tudo, as paredes exteriores são grossas mas pelos vistos o calor foge por algum lado e nesta altura não consigo gastar 14mil em capoto pois estou a juntar € para tentar fazer a parte nova mas o preço da construção civil está muito alto...aumentar elementos quero fazer mas o difícil é arranjar alguma empresa que tenha interesse na tarefa. Obrigado pela resposta
    • SrR
    • 27 dezembro 2023

     # 12

    Colocado por: lusf24alto...aumentar elementos quero fazer mas o difícil é arranjar alguma empresa que tenha interesse na tarefa.
    acredito que não seja fácil arranjar alguem. É relativamente simples.
  10.  # 13

    Em que zona do país está ?
  11.  # 14

    Colocado por: sergioemsEm que zona do país está ?


    Évora
 
0.0117 seg. NEW