Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    numa cave (onde apenas um dos 4 lados tem acesso ao exterior), pretendo construir lá um quarto interior e uma sala extra.
    Para o quarto, a fim de ter iluminação "natural" e circulação de ar, tenho previsto algo como as janelas Velux (com possibilidade de se abrir a janela pela cave/quarto).
    Assim, no piso térreo, teria algo como uma clarabóia disfarçada de floreira.
    Para a sala, e visto que a mesma apanha um pouco do telheiro do piso térreo, a ideia seria colocar no tecto da cave, algo como 1mx1m de algo que me passasse para a cave a iluminação natural (tipo o que se vê no C.C.Colombo e afins). Que opções tenho aqui?
    Ambas as soluções estão em posição de apanhar sol a partir do meio dia.

    Que acham das ideias para o quarto e sala?
    Há melhores alternativas?
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2010 editado

     # 2

  2.  # 3

    Esse sistema é semelhante ao da Velux que é o que pretendo mais ou menos para o quarto.
    Agora, para a sala, pretendia algo diferente....
  3.  # 4

    e porque não faz um túnel de luz também?
    ou seja cava um buraco junto a uma parede da cave, e abre uma janela para esse túnel que terá luz natural.

    qualquer coisa como isto, não é lá muito bonita esta imagem mas para perceber
  4.  # 5

    Também gosto... mas penso que a área para esse túnel será bem maior do que uma simples janela.... ;-) e haveria sempre a possibilidade de alguém cair por ele.
    Como a janela irá ficar junto ao alpendre, a ideia seria disfarça-la como uma floreira.....

    E para a sala.... usar um tecto de vidro no piso do alpendre é uma solução?
    Sabem preços e a nível de segurança?
  5.  # 6

    Colocado por: mafgodTambém gosto... mas penso que a área para esse túnel será bem maior do que uma simples janela.... ;-) e haveria sempre a possibilidade de alguém cair por ele.

    não, costumam ser mais pequenos, até bastam uns 80cms por 40 por exemplo, e claro que são protegidos por grade tipo grade de escoamento, com acesso esporádico para manutenção e com escoamento de águas.
  6.  # 7

    80x40cm parece-me bem....

    Pela imagem parece ser algo já pré-fabricado.... tipo em plástico.
    Também há?
  7.  # 8

    Colocado por: mafgod80x40cm parece-me bem....

    Pela imagem parece ser algo já pré-fabricado.... tipo em plástico.
    Também há?

    não sei sinceramente, em portugal não se costuma ver muito esta solução, mas sempre pode utilizar uma caixa de betão usada para escoamento em U e encosta à parede.
    http://www.rubetao.pt/ pode ver aqui caixas de betão e mesmo sumidouros
  8.  # 9

    eu já vi no fórum um comentário com esse tipo de produto, mas não me recordo em que tópico.... :(
 
0.0081 seg. NEW