Iniciar sessão ou registar-se
    • JR22
    • 21 dezembro 2023 editado

# 1

Boa tarde a todos!

Se fosse possível tirar algumas dúvidas, que se calhar até são um pouco estúpidas, mas é a primeira vez que tenho de tratar de qualquer coisa relacionada com casas.
    Adquiri um apartamento que está a passar por remodelações entre as alterações a primeira é que vai levar uma cozinha nova.

A minha primeira dúvida é. A casa não tem eletricidade, nem o gás ligado. Devo mandar ligar antes da cozinha ser instalada? A eletricidade sei que sim até para a instalação dos móveis, outras coisas que precisão de ligar equipamentos e ligar a luz.

Mas em relação ao gás tenho dúvida. A cozinha vai levar forno, fogão a gás, esquentador e exaustor novo, que vão ser comprados junto com os movéis no Leroy. Faria sentido quando os montarem testarem os equipamentos que usam o gás. Ou só montam?

Por outro lado a cozinha está vazia e sem equipamentos, sendo que li que é preciso fazer uma inspeção por um técnico da empresa do gás junto com uma Entidade Inspetora independente para a realização da inspeção obrigatória. Essa inspeção só pode ser feita depois de tudo estar terminado?

Em relação á entidade independente tenho de ser eu a contactar e tentar agendar á mesma hora que o técnico da empresa do gás? Existe alguma lista oficial?

Espero que faça sentido o texto e as perguntas.

Desde já obrigada!
  1.  # 2

JR22, nenhuma dúvida é estúpida; embora possa ser enervante para quem já a esclareceu "n" vezes (o que não me parece ser o caso da sua).

Só vi hoje o seu post e dado que sou novata nestas andanças, devo conseguir ajudar pouco, mas pelo menos activa novamente o seu post para o topo das publicações e pode ser que quem de direito venha esclarecer.

. Electricidade | a menos que tenha um vizinho que lhe facilite uma puxada (o que não aconselho devido às sobrecargas do tipo de ferramentas a usar), vai necessitar deste serviço já activado para as obras

. Gás | refere que vai remodelar a cozinha, mas as tubagens vão ficar nos mesmos locais ou ser substituidas? Pode já pedir e "cortar" a passagem no passador de segurança, quando for fazer a troca de equipamentos

Dependendo da zona em que esteja o apartamento, ambos os serviços podem demorar algum tempo a ser activados, e eu muito honestamente sou da opinião que se é para pedir, pede-se logo e fica arrumado (menos uma coisa da lista para tratar).

. Montagem Leroy | acredito que vá de cada equipa e comprador, nós habitualmente seja o que for entregue (mesmo sem necessidade de instalação), tem as caixas abertas e é passado a pente fino antes que a equipa esteja liberta para ir embora. Depois de ligar, faz todo o sentido o JR22 mais não seja mandar o bitaite "ora vamos lá ligar isto a ver se puxa bem"

Boa sorte com a remodelação e ponha umas fotos que ajuda sempre a entusiasmadamente seguir o seu post ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JR22
  2.  # 3

Colocado por: JR22Em relação á entidade independente tenho de ser eu a contactar e tentar agendar á mesma hora que o técnico da empresa do gás? Existe alguma lista oficial?

Quando tive de tratar disso, a entidade fornecedora de gas, tratou de tudo, só tive de pagar o serviço directamente ao Inspector no dia da inspecção.
    Tem de ter os equipamentos montados e preparados para serem utilizados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, JR22
    • JR22
    • 11 janeiro 2024 editado

# 4

Olá, boa noite!

Muito obrigada pelo tempo e explicação tão pormenorizada!

Eletricidade| Sim estou agora em processo de ligar o fornecimento, prefiro fazer tudo como deve ser, mesmo que leve mais tempo.

Gás| A ideia é manter o mesmo layout, optei por não mexer estruturalmente, só pintar, mudar os móveis, estores e eletrodomésticos.

Falei com o Administrador do Condominio ele disse que na zona está um pouco monopolizado então estou restrita a contratar o serviço de gás propano que fornece o edifício. Infelizmente, em pesquisa já percebi que vai sair mais caro que o gás natural.

Pelo comentário do Sr. Pedro Barradas, acho que a cozinha vai ter de ser montada antes de ligar o gás. Mas amanhã vou ligar para a companhia do Gás e colocar a questão.

Montagem Leroy| Com as festividades ficou um pouco parado. De momento, já foram retirados os móveis, a despensa (a madeira não estava boa). Assim que tiver eletricidade vai ter de ser bem limpo e depois pintado os azulejos (o teto já foi pintado o ano passado), colocar mais tomadas (o edifício é antigo e como tem mais de 4 andares teve de passar a usar gás canalizado em vez de botija de gás, então esta área não está preparada para ligar todos os eletrodomésticos necessários).

Foi-me dito que posso pedir para irem tirar as medidas e dar um orçamento certo e esse valor pago no momento é "abatido" se seguir em frente com o projeto. Vou fazer isso antes de avançar com os móveis. Até porque depois de retirar os móveis antigos vi que na zona de baixo dos móveis a parede não é a direito por causa da canalização o que deve alterar na proposta inicial, nem que seja a profundidade da bancada ou talvez até a altura do rodapé ter mais de 10cm (como meteram no projeto) para permitir assentar em cima dessa parte que sai para fora.

Vou colocar algumas fotos que tenho. Desde já aviso que o estado é um pouco lastimável, o apartamento esteve alugado por muitos anos e fechado o último ano. Claramente o cuidado e manutenção não foram os melhores. É o que acontece (mais do que devia) quando as coisas não são próprias e a estima e o respeito não chega a todos.
      406740407_358808363423499_7672602577002969508_n.jpg
      416931827_350788867747772_8682851080376594663_n.jpg
      417018190_1099093464868168_663479072654694881_n.jpg
    • JR22
    • 11 janeiro 2024

# 5

Colocado por: Pedro Barradas
    Quando tive de tratar disso, a entidade fornecedora de gas, tratou de tudo, só tive de pagar o serviço directamente ao Inspector no dia da inspecção.
    Tem de ter os equipamentos montados e preparados para serem utilizados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize,JR22

Muito obrigada pelo esclarecimento!. Vou contactar a empresa que me foi dito que fornece o edificio.
  3.  # 6

Colocado por: JR22Vou contactar a empresa que me foi dito que fornece o edificio.

Veja no mercado qual é o fornecedor que lhe dá melhor preço.
    Eu tenho Gas+ electricidade goldenenergy, apesar do "fornecedor" ser a Setgas.
    Veja no site da ERSE qual é o mais vantajoso. Depois ver se o que lhe interessa pode fornecer ( pelo codigo postal)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  4.  # 7

Pedro, o gás não ficaria mais barato no CUR?
  5.  # 8

não sei. temos o GN e a electriciada com tarifa social... está a ser cerca de 20€/Mes. Bem menos do que quando tinhamos gás Butano de garrafa.
  6.  # 9

Boa noite,
    Peço desculpa ao autor mas queria fazer aqui um pedido.
    Estou a fazer uma cozinha de raiz e gostaria que a cozinha tivesse tons/cores de verde, mas tudo o que tenho visto de cozinhas verdes no Google não me agradou a cor verde.
    Algum site com sugestões ou podem colocar as vossas cozinhas para tirar umas ideias?
  7.  # 10

Lopez, não quer criar uma nova discussão com esse pedido?

(dependendo do verde, inevitavelmente vai lembrar ambiente veterinário e/ou hospitalar).

Podia ser uma boa publicação para todos termos acesso a umas inspirações de cozinhas 😉

Colocado por: lopez
    queria fazer aqui um pedido.
    • JR22
    • 11 janeiro 2024

# 11

Colocado por: Pedro Barradas
    Veja no mercado qual é o fornecedor que lhe dá melhor preço.
    Eu tenho Gas+ electricidade goldenenergy, apesar do "fornecedor" ser a Setgas.
    Veja no site da ERSE qual é o mais vantajoso. Depois ver se o que lhe interessa pode fornecer ( pelo codigo postal)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize

Infelizmente o fornecimento que foi colocado no edificio é de gás propano, dai estar mais limitada. O gás natural oferece melhores preços e mais opções de serviços.
  8.  # 12

Colocado por: JR22

Infelizmente o fornecimento que foi colocado no edificio é de gás propano, dai estar mais limitada. O gás natural oferece melhores preços e mais opções de serviços.

O que são melhores preços e mais opções de serviços?
    • JR22
    • 11 janeiro 2024

# 13

Colocado por: lopezBoa noite,
    Peço desculpa ao autor mas queria fazer aqui um pedido.
    Estou a fazer uma cozinha de raiz e gostaria que a cozinha tivesse tons/cores de verde, mas tudo o que tenho visto de cozinhas verdes no Google não me agradou a cor verde.
    Algum site com sugestões ou podem colocar as vossas cozinhas para tirar umas ideias?

Olá! O verde é uma cor um pouco mais difícil para encontrar o tom ideal nestas cozinhas mais genéricas. Talvez feito de maneira mais personalizada consiga escolher o tom que gosta. Ou então ter uma cor base mais clara e ir buscar os elementos de ver na decoração.

Assim de pesquisa rápida encontrei esta do Ikea. https://www.ikea.com/pt/pt/rooms/kitchen/gallery/uma-encantadora-cozinha-verde-e-ambientalmente-consciente-pub30e49f31

O Leroy tem estas https://www.leroymerlin.pt/produtos/cozinhas/moveis-e-cozinhas-completas/cozinhas-completas/?p=1&filters=%7B%22familia-de-cor%22%3A%22Verde%22%7D

Se procura inspirações, o Pinterest tem imensas sugestões se escrever "green kitchens" já aparecem bastantes. O difícil vai ser encontrar igual por cá depois. Mas já fica com uma ideia.
  9.  # 14

eu assim de repente encontrei esta que adorei 😬
      Screenshot_20240111_203917_Chrome.jpg

0.0191 seg. NEW