Iniciar sessão ou registar-se
    • Happ
    • 21 dezembro 2023 editado

# 1

Boa tarde,

Instalei á coisa de 1ano 3 AC's da Daikin.
    2 multi split e 1 "normal".

O que acontece e até chegar á conclusão que era dos AC's ainda demorou um pouco..
    Mudei de casa e não tinha AC's, foram instalados.
    O que começou a acontecer foi que o diferencial principal (63A/30ma) da casa dispara sem motivo aparente.

Já houve por aqui casos idênticos e como foram resolvidos?

Atenciosamente,
    Hélio
  1.  # 2

A ligação à terra como está? Bem feita?
    É melhor chamar um electricista.

63A!? qual é a marca do interruptor diferencial Qual é a potencia contratada? monofásico/ trifasico.
  2.  # 3

Esse interruptor diferencial tem a função de corte geral da instalação?
  3.  # 4

Colocado por: Happdiferencial principal (63A/30ma) da casa dispara sem motivo aparente.
    id's de alta sensibilidade não imunizados costumam disparar quando alimentam conversores de alta frequência.

Troque por um adequado.
    Concordam com este comentário: bettencourt
    • Happ
    • 22 dezembro 2023 editado

# 5

Colocado por: Pedro BarradasA ligação à terra como está? Bem feita?
    É melhor chamar um electricista.

63A!? qual é a marca do interruptor diferencial Qual é a potencia contratada? monofásico/ trifasico.

Se a terra não estiver ok, já tinha dado problemas com outros equipamentos.

A marca é irrelevante, já usei de outra marca e o comportamento é igual.
    O id dispara só por ter os AC's ligados á tomada sem estarem a trabalhar.
    • Happ
    • 22 dezembro 2023 editado

# 6

Colocado por: BigmouseEsse interruptor diferencial tem a função de corte geral da instalação?

Sim
    • Happ
    • 22 dezembro 2023

# 7

Colocado por: jorgealvesid's de alta sensibilidade não imunizados costumam disparar quando alimentam conversores de alta frequência.

Troque por um adequado.

Pois, já me tinham falado dos id's imunizados para este problema..
  4.  # 8

Para mim o principal passa por aqui..

Colocado por: Happ

Sim
    • Happ
    • 22 dezembro 2023

# 9

Colocado por: BigmousePara mim o principal passa por aqui..

A primeira coisa que fiz foi trocá-lo..
  5.  # 10

Colocado por: BigmousePara mim o principal passa por aqui..

também mas o ID não é o adequado
    • Happ
    • 22 dezembro 2023

# 11

Colocado por: jorgealvestambém mas o ID não é o adequado

O adequado é id imunizado?
  6.  # 12

O ID pode até não ser o mais adequado.
    Mas ter um diferencial para toda a instalação prejudica em muito a exploração, então de 30mA ainda mais.

O circuito do ar condicionado podia até funcionar sem grandes problemas com o diferencial do tipo AC.
  7.  # 13

O problema é de como o quadro foi executado.

A primeira coisa que fiz foi trocá-lo..
    • Happ
    • 22 dezembro 2023

# 14

Colocado por: BigmouseO problema é de como o quadro foi executado.

Deixa lá ver.
    Já cá tenho um id imunizado para montar, depois de montar dou aqui o feedback.
  8.  # 15

Manteve a sensibilidade diferencial de 30mA?

Deixa lá ver.
    Já cá tenho um id imunizado para montar, depois de montar dou aqui o feedback.
    • Happ
    • 23 dezembro 2023

# 16

Colocado por: BigmouseManteve a sensibilidade diferencial de 30mA?

Sim.
    vieram com a conversa para meter um id de 300ma, mas não me convence.
    • Happ
    • 26 dezembro 2023

# 17

Boas,

Entretanto instalei um id imunizado e os problemas acabaram.

Quero também agradecer pela ajuda.

Um bem haja a todos vós.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse
  9.  # 18

Boa tarde,

Instalei recentemente AC na moradia, 2 multisplit e 1 monosplit.

E o que aconteceu foi que tendo 2 multisplit a funcionar e outros equipamentos ao mesmo tempo (máq. louça e roupa), incluindo a aspiração central, esta tudo ok, o quadro aguenta tendo um diferencial de 30mA. Ligava o monosplit, acionava o diferencial.
    Tendo apenas o monosplit ligado, ao ligar outro qualquer equipamento, acionava logo o diferencial.

Pensaram ser a unidade interior com problemas, "detetaram" um peça com defeito, mandaram vir nova peça, substituiram e ao ligar o monosplit sem qualquer outro equipamento, acionou o diferencial.

Acabaram por mudar o diferencial de 30mA para um de 300mA.
    Não acho normal que apenas 1 equipamento a trabalhar sozinho, tenha uma fuga de corrente de quase 30mA como eles referem.

Com a mudança do diferencial, já consigo ter tudo ligado, é verdade. Mas continuo a achar que a solução encontrada não é a mais correta. Pois uma fuga de 30mA num só equipamento, é muito.

O que me podem dizer acerca disto?

Obrigada.
  10.  # 19

Colocado por: dani87Boa tarde,

E o que aconteceu foi que tendo 2 multisplit a funcionar e outros equipamentos ao mesmo tempo (máq. louça e roupa), incluindo a aspiração central, esta tudo ok, o quadro aguenta tendo um diferencial de 30mA. Ligava o monosplit, acionava o diferencial.
    Tendo apenas o monosplit ligado, ao ligar outro qualquer equipamento, acionava logo o diferencial.

Pensaram ser a unidade interior com problemas, "detetaram" um peça com defeito, mandaram vir nova peça, substituiram e ao ligar o monosplit sem qualquer outro equipamento, acionou o diferencial.

Não acho normal que apenas 1 equipamento a trabalhar sozinho, tenha uma fuga de corrente de quase 30mA como eles referem.

Com a mudança do diferencial, já consigo ter tudo ligado, é verdade. Mas continuo a achar que a solução encontrada não é a mais correta. Pois uma fuga de 30mA num só equipamento, é muito.

Obrigada.

Tenho 2 multisplit's Mitsubishi Electric com 7 interiores no mesmo diferencial de 30ma e nunca disparou.
    • Happ
    • 5 janeiro 2025 editado

# 20

Colocado por: dani87Boa tarde,

Obrigada.

Boas,
    No meu caso mantive a sensibilidade do id, o que alterei, foi em vez de usar um id "comum", usei um id super imunizado de 30ma.
    São mais caros,mas poupam em muito as dores de cabeça
    Concordam com este comentário: bettencourt

0.0207 seg. NEW