Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia e bom Natal para todos.
    Penso estar com um problema com o meu ar cond. montado há 2 meses.
    O AC é Mitsubichi da ultima serie (AY).
    Acontece que ligando o dito ac durante 6/7 horas seguidas , o ac pára e fica a dar uns estalos (trác , trác)
    Já liguei para o instalador/vendedor e diz me que é normal pois a unidade ganha gelo e o ac não consegue trabalhar devidamente.
    A minha interpretação do problema é diferente , quanto a mim deve se ao excesso de potencia para a area em questão 9000 btu para 14m2
    Aquando da compra questionei o vendedor sobre esse assunto , e ele disse me que era melhor mais potencia que menos ,que inclusive se fosse para ele seria assim que faria.
    A minha pergunta é , será que é mesmo normal ? (duvido)
    O aparelho assim a trabalhar vai ficar danificado?
    Qual a possivel solução?
    Obrigado
  2.  # 2

    Que temperatura tem seleccionada no equipamento?

    Qual é a temperatura exterior quando isso acontece dos estalidos...?

    PS: Tenho um de 3,5kW (12000btu) da DAIKIN, num compartimento de 13.5m2... e não sofre de nada disso... normalmente em situação de inverno tenho a temperatura nos 23C.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 4por1
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta Pedro.
    A temperatura selecionada são 23c , os referidos estalos surgem por volta das 4/5 horas da manhã , a temperatura exterior será a rondar 1 ou 2 graus.
  4.  # 4

    Lembro-se de ter uns AC que tinham esse comportamento, quando o tempo estava mais frio... Mas de resto, além dos estalidos, funcionaram sempre bem (FUJITSU).
    De resto como tem garantia de pelo menos 3 anos. se fizer mal ao equipamento, é accionar a garantia.


    PS: Nunca deixo os AC a trabalharem durante a noite... Por volta das 23h, ao deitar, desligamos.
  5.  # 5

    Já abri o "capot" da unidade exterior para verificar a sujidade do filtro...filtro limpo.
    Podera ser sujidade nos tubos do fluido?
    • 4por1
    • 23 dezembro 2023 editado

     # 6

    Alguma razão especial para desligares o ac a essa hora?
    Não precisas , ou é só para poupar o ac?
  6.  # 7

    Não faz sentido deixar o AC ligado 24 h.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 4por1
  7.  # 8

    Sem olhar a marcas, já vi várias vezes máquinas a fazer gelo nas unidades exteriores, por estarem a pedir temperatura alta e como as máquinas demoram a chegar a essa temperatura, acabam por trabalhar sem parar até a unidade exterior ficar "congelada". Na altura o conselho foi não pedirem temperatura tão alta e deixaram de congelar.

    Eu tenho as AY, estão a trabalhar normalmente sem congelar/estalos, mas também não estão horas seguidas a trabalhar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 4por1
  8.  # 9

    Será então por estar a pedir 23c durante 7 horas que isso acontece? Se assim for fico mais descansado e irei corrigir
  9.  # 10

    Colocado por: 4por1Não precisas , ou é só para poupar o ac?


    É por ambos os motivos.
    Já tenho a casa climatizada, vou dormir , de manhã logo se vê... Pela fresca. De qq das formas durante a manhã há sempre o hábito de abrir as janelas de casa para arejar.
  10.  # 11

    Tambem tenho o habito de arejar a casa todos dias ...de inverno ate as 16 horas...conselho de um medico meu amigo , ha uma carrada de anos
  11.  # 12

    Colocado por: 4por1Será então por estar a pedir 23c durante 7 horas que isso acontece? Se assim for fico mais descansado e irei corrigir


    Isso é fácil de ver, ao fim de X horas, vai à unidade exterior e vê se o evaporador tem gelo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 4por1
  12.  # 13

    Não me apetecia nada ....sair da cama para ir ver se a unidade exterior tem gelo-----ás 5 da manha...
  13.  # 14

    As unidades interiores chegam à temperatura definida?
  14.  # 15

    sim..Varejote por vezes ultrapassam a temperatura que defini
  15.  # 16

    Quando der o tac tac, vai ter de ir à unidade exterior para confirmar se tem gelo ou não.
  16.  # 17

    Colocado por: 4por1verificar a sujidade do filtro...filtro limpo.
    as máquinas exteriores agora têm filtros acessíveis???

    Tenho a certeza absoluta que não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pkasa
  17.  # 18

    Dilatações e contrações são perfeitamente normais nestes equipamentos originando estes ruídos parasitas.
    • 4por1
    • 23 dezembro 2023 editado

     # 19

    Jorgealves quando falei nos filtros referia me aos filtros das unidades interiores ( aqueles filtros de ar das unidades interiores)
  18.  # 20

    Colocado por: rjmsilvaNão faz sentido deixar o AC ligado 24 h.

    Porque?
    Tenho os meus ligados desde início do novembro até+- março nos 21-22ºC . Tenho 3 Daikin mas so dois que estão sempre ligados porque conseguem manter a casa com temperatura desejada. Os gastos (pelo menos na APP que em princípio são confirmados na factura da eletricidade) são na ordem dos 150kw , durante o dia quando ninguém está em casa vou baixando a temperatura para 19-20 e tenho as janelas abertas (não totalmente como óbvio) para arejar. Por mim ,se o AC e a única forma de climatizar a casa , o modo mais econômico e confortável e ter os AC ligados 24 horas...
 
0.0198 seg. NEW