Iniciar sessão ou registar-se
    • vf74
    • 23 dezembro 2023

     # 1

    Pretendo instalar um sistema aquecimento central com bomba de calor.
    Mas tenho uma parte da casa antiga e outra que vai ser nova.
    Para optimizar consumos, é possível a mesma bomba de calor alimentar piso radiante na parte nova e convectores na parte a antiga? (onde está fora de questão rebentar o piso)

    Não tenho experiência com convectores, são muitos menos eficientes que o piso radiante?
    Qual as desvantagens /vantagens de ventiloconvector e convector?
    O ventiloconvector é semelhante ao AC ao espalhar calor nota-se corrente ar?

    Quem aconselham distrito Braga
    • SrR
    • 23 dezembro 2023

     # 2

    Colocado por: vf74Pretendo instalar um sistema aquecimento central com bomba de calor.
    Mas tenho uma parte da casa antiga e outra que vai ser nova.
    Para optimizar consumos, é possível a mesma bomba de calor alimentar piso radiante na parte nova e convectores na parte a antiga? (onde está fora de questão rebentar o piso)

    Não tenho experiência com convectores, são muitos menos eficientes que o piso radiante?
    Qual as desvantagens /vantagens de ventiloconvector e convector?
    O ventiloconvector é semelhante ao AC ao espalhar calor nota-se corrente ar?

    Quem aconselham distrito Braga
    pode sempre optar por uma solução radiante da parte antiga, por ex tecto radiante
    • vf74
    • 24 dezembro 2023

     # 3

    Quando digo antiga estamos a falar de 10 anos (é moderna) e quero fazer intervenções mínimas.

    Já tem teto falso, por isso passar 2 tubos e instalar um ventiloconvector seria mais fácil , além de nunca ter visto a funcionar esse sistema
    • SrR
    • 24 dezembro 2023

     # 4

    Colocado por: vf74Quando digo antiga estamos a falar de 10 anos (é moderna) e quero fazer intervenções mínimas.

    Já tem teto falso, por isso passar 2 tubos e instalar um ventiloconvector seria mais fácil , além de nunca ter visto a funcionar esse sistema
    se for para fazer frio com o ventiloconvector tem que tb passar um ponto de esgoto e alimentação eléctrica.
    • SrR
    • 24 dezembro 2023

     # 5

    Colocado por: vf74além de nunca ter visto a funcionar esse sistema
    pode ir a giao à sede da giacomini e ver em funcionamento.
    • vf74
    • 24 dezembro 2023

     # 6

    A ideia será aquecimento, já vi que se pode combinar piso radiante e ventiloconvectores no mesmo sistema, mas presumo que sejam menos

    eficientes que o piso radiante
    • SrR
    • 24 dezembro 2023

     # 7

    Trabalham de maneira diferente
    • vf74
    • 27 dezembro 2023

     # 8

    Sim eu sei, mas acredito que a distribuição de calor seja mais eficiente pelo piso radiante.

    Uma dúvida que me surgiu, nas bombas de calor que gerem também AQS, supostamente a água quente deverá sair mais alta que a temperatura que anda a circular. Esse acréscimo a bomba de calor faz no no depósito onde está a água? E a água que anda no sistema passa por esta com uma serpentina como nos depósitos normais?
    • vf74
    • 27 dezembro 2023

     # 9

    Questiono porque em casa do meu sogro a água do banho nunca sai muito quente, é má configuração?
  1.  # 10

    Colocado por: vf74Sim eu sei, mas acredito que a distribuição de calor seja mais eficiente pelo piso radiante.

    Uma dúvida que me surgiu, nas bombas de calor que gerem também AQS, supostamente a água quente deverá sair mais alta que a temperatura que anda a circular. Esse acréscimo a bomba de calor faz no no depósito onde está a água? E a água que anda no sistema passa por esta com uma serpentina como nos depósitos normais?
    o depósito das aqs não é o mesmo que o depósito do piso, isto se a instalação tiver um depósito de inércia.
 
0.0152 seg. NEW