Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Na minha casa já levou betonilha tradicional, mais piso radiante hidráulico com placas xps e mais betonilha tradicional com adiciono 4,5cm que até ficou mais ou menos nivelado.

    Como vai levar piso vinilico click 5,5mm o construtor disse que era melhor levar autonivelante, e cobrar-me 12€ m2. O piso vinilico já traz 1,5mm de “borracha” e depois é assente direto no autonivelante.

    Para meu espanto parece que o chão foi apenas pintado com uma camada muito fina de autonivelante, tem zonas que ainda se vê a
    Betonilha tradicional.

    Isto é normal? Está bem aplicada? Não deveria ter uma camada maior para garantir que fica tudo nivelado?
      IMG_8511.jpeg
      IMG_8512.jpeg
      IMG_8513.jpeg
  2.  # 2

    Fotos
      IMG_8502.jpeg
      IMG_8505.jpeg
      IMG_8509.jpeg
  3.  # 3

    Fotos
      IMG_8495.jpeg
      IMG_8501.jpeg
      IMG_8507.jpeg
  4.  # 4

    Não, claro que não está bem.

    https://www.facebook.com/finooficiosoalhos

    Aqui pode ver vários exemplos para poder comparar.

    Já aqui expliquei várias vezes que as preparações de base são super importantes. Mas no reverso da medalha, o que aqui mostrou é o que msis se vê por este mercado fora.

    Para terminar, dizer apenas que o valor que pagou é caríssimo para o que foi feito mas é muito barato para um trabalho bem estruturado e bem realizado.
    Os valores com os materiais que usamos rondaria os 24€ m2 dependendo da espessura final.

    Para terminar, alertar apenas que, se tiver piso radiante, esse autonivelante não tem espessura suficiente para aguentar a retração e vai partir todo.
  5.  # 5

    Colocado por: Joao DiasNão, claro que não está bem.

    https://www.facebook.com/finooficiosoalhos

    Aqui pode ver vários exemplos para poder comparar.

    Já aqui expliquei várias vezes que as preparações de base são super importantes. Mas no reverso da medalha, o que aqui mostrou é o que msis se vê por este mercado fora.

    Para terminar, dizer apenas que o valor que pagou é caríssimo para o que foi feito mas é muito barato para um trabalho bem estruturado e bem realizado.
    Os valores com os materiais que usamos rondaria os 24€ m2 dependendo da espessura final.

    Para terminar, alertar apenas que, se tiver piso radiante, esse autonivelante não tem espessura suficiente para aguentar a retração e vai partir todo.


    Qual a espessura mínima quando usamos piso radiante?

    Pelas imagens o que fez aquelas marcas tipo ondulação? O rolo de picos?

    Como a base na estava mais ou menos nivelada colocar tela ( que se coloca por baixo do flutuante) e depois o piso vinilico seria melhor solução?
  6.  # 6

    Colocado por: reator22Isto é normal? Está bem aplicada?
    vc sabe a resposta..
  7.  # 7

    Colocado por: reator22

    Qual a espessura mínima quando usamos piso radiante?

    Pelas imagens o que fez aquelas marcas tipo ondulação? O rolo de picos?

    Como a base na estava mais ou menos nivelada colocar tela ( que se coloca por baixo do flutuante) e depois o piso vinilico seria melhor solução?

    Depende do autonivelante pois não são todos iguais.
    Nos nossos o mínimo são 3mm uniformes.
    O que causou isso, há partida foi a passagem do rolo de picos já em fase de secagem. Provavelmente fizeram a mistura saco a saco e como tal, demoram muito tempo até fazer o “casamento” da massa já deitada com a que vão deitar a seguir. Como a espessura é muito reduzida, muito mais que o suposto ao ponto de ver a betonilha original, a evaporação de água do autonivelante ocorreu muito rapidamente e como tal, o rolo de picos em vez de arrebentar as bolhas e vibrar a massa, arrastou a mesma e causou as ondulações.
    A máxima de aplicação do autonivelante é sempre “wet on wet” para garantir que o mesmo uniformiza na totalidade.
    Posto isto, e uma vez que tem piso radiante, reveste-se de especial importância a utilização de primários de aderência específicos para garantir a aderência total do autonivelante á base pré-existente.
    Pelas fotos que apresentou, não me parece muito provável que tenha havido esse cuidado pois a aplicação pecou por defeito e falta de conhecimento técnico.
    Francamente, uma vez que vai utilizar vinil como revestimento final e ainda por cima aplicado em sistema flutuante, a climatização vai ser muito exigente e as forças de expansão e contração da massa regularizadora vão ser muito grandes.
    Posso estar enganado mas tenho sérias dúvidas que esse autonivelante não se venha a desconsolidar todo no futuro.
    Mas isto para mim, não é novidade nenhuma. Como já disse atrás, este tipo de aplicação é o que mais se vê por cá pois ninguém faz formação especifica e impera o bota pra lá.
  8.  # 8

    Duvido que nao tenham usado primario. Seria um erro crasso. Relativamente à espessura, na embalagem diz qual é o minimo admissível.
  9.  # 9

    Colocado por: chris50ddDuvido que nao tenham usado primario. Seria um erro crasso. Relativamente à espessura, na embalagem diz qual é o minimo admissível.


    Eu acho que não usaram .. mas não tenho a certeza.

    130m2 foram feitos quase só numa tarde, onde de manhã andaram a tapar buracos com “massa”.
    • HFSF
    • 26 dezembro 2023

     # 10

    Não está bem aplicado.

    Como disse o João Dias asse ter tido um secagem muito rapida. Até pode ter levado primario mas pode ter a betonilha muito seca e não ter a quantidade suficiente.
    Tem também alguns buracos que devem ser tapados antes de colocar o autonivelante.

    Não vejo o problema de fazer saco a saco desde que não seja só 1 saco de cada vez, aqui por Braga pelo menos não há empresas que trabalhem com autonivelamente de silo.

    Dependendo do produto pode ter cores diferentes mas não deve ter qualquer relevo.

    Limpe a caixilharia o quanto antes.
  10.  # 11

    Use toalhitas para limpar a caixilharia que sai bem... agora.. nem isso protegeram? Opah eu na minha tb apliquei autonivelante e antes protegi os caixilhos todos porque ja sei como é...
  11.  # 12

    No site diz que para área de 130m2 apenas 10
    Sacos são necessários.

    Diz também que 1mm é o mínimo e que (a meu entender) só precisa primário se for para superfícies lisas (cerâmicas etc).

    Estou a interpretar bem a informação?
      IMG_8535.png
      IMG_8534.jpeg
      IMG_8533.jpeg
  12.  # 13

    Colocado por: reator22Está bem aplicada?
    não.
    foi adicionada demasiada agua além de outros pormaiores que fazem toda a diferença.

    se tem PRH por baixo, onde ficou a junta perimetral?????
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 14

    NA FICHA TÉCNICA diz que não serve para enchimento sobre o sistema PRH...
    Ou seja só é apto para o nivelamento final após encher com o mínimo de betonilha as placas.

    Isso está uma desgraça , fora os outro detalhes que já mencionaram .
  14.  # 15

    A boa notícia é que isso como está sai bem com um raspador e fazer de novo..
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  15.  # 16

    Colocado por: reator22No site diz que para área de 130m2 apenas 10
    Sacos são necessários.

    Diz também que 1mm é o mínimo e que (a meu entender) só precisa primário se for para superfícies lisas (cerâmicas etc).

    Estou a interpretar bem a informação?
      IMG_8535.png
      IMG_8534.jpeg
      IMG_8533.jpeg

    Não, está a ler mal.
    Independentemente do que dizem as fichas técnicas, interessa que leia o que eu lhe escrevi pois, acredite, estou muito dentro do assunto.
    Primeiro ponto, a utilização de primário é absolutamente indispensável pois é com ele que consegue selar os poros da betonilha, evitando assim uma maior concentração de oxigénio no derrame do autonivelante e principalmente, é com o primário que garante a aderência necessária da massa regularizadora á base pré-existente com a correcta selagem de pó residual presente na mesma.
    Segundo ponto, os autonivelantes para funcionarem sobre pisos radiantes, necessitam de um mínimo derramado de 4mm para que após secagem do mesmo com a natural evaporação da água presente na massa, acabem com uma espessura de 3mm que é o mínimo de facto exigido.
    Posto isto, e avaliando a ficha técnica, necessitaria sempre de pelo menos 37 sacos de 25kgs.
    Terceiro ponto, o autonivelante é utilizado para garantir uma planimetria o mais perfeita possivel da base para posterior aplicação do revestimento final.
    Não me parece que seja o que tem.
  16.  # 17

    https://forumdacasa.com/discussion/64292/14/fino-oficio-como-prometido-4/

    Tem aqui uma aplicação de autonivelante feita por nós.
    Pode ver o resultado final e comparar
  17.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasNA FICHA TÉCNICA diz que não serve para enchimento sobre o sistema PRH...
    Ou seja só é apto para o nivelamento final após encher com o mínimo de betonilha as placas.

    Isso está uma desgraça , fora os outro detalhes que já mencionaram .


    E não foi enchimento! Foi só para nivelamento!
  18.  # 19

    Colocado por: Joao Dias
    Não, está a ler mal.
    Independentemente do que dizem as fichas técnicas, interessa que leia o que eu lhe escrevi pois, acredite, estou muito dentro do assunto.
    Primeiro ponto, a utilização de primário é absolutamente indispensável pois é com ele que consegue selar os poros da betonilha, evitando assim uma maior concentração de oxigénio no derrame do autonivelante e principalmente, é com o primário que garante a aderência necessária da massa regularizadora á base pré-existente com a correcta selagem de pó residual presente na mesma.
    Segundo ponto, os autonivelantes para funcionarem sobre pisos radiantes, necessitam de um mínimo derramado de 4mm para que após secagem do mesmo com a natural evaporação da água presente na massa, acabem com uma espessura de 3mm que é o mínimo de facto exigido.
    Posto isto, e avaliando a ficha técnica, necessitaria sempre de pelo menos 37 sacos de 25kgs.
    Terceiro ponto, o autonivelante é utilizado para garantir uma planimetria o mais perfeita possivel da base para posterior aplicação do revestimento final.
    Não me parece que seja o que tem.


    Obrigado pelo feedback. Agradeço mesmo. Contudo a ficha técnica diz mínimo de 1mm, que pode ir direto na betonilha e que está apto para PRH.. fico com poucos argumentos com o construtor. Basicamente é tecnicamente só lhe posso refutar a espessura usada.

    Não sei quantos sacos usou, nem as ferramentas e já sei que o Eng. responsável me vai dizer.. ah e tal.. fizemos dentro das especificações do produto. Ter pago 1500 para 130m2 numa coisa que deve lhes ter custado 300 euros custa.
  19.  # 20

    Colocado por: reator22Basicamente é tecnicamente só lhe posso refutar
    que foi mal executado por erro dele.

    nenhum autonivelante fica com esse aspecto, a betonilha também estaria muito má pois estava cheia de ocos para onde migraram os finos do autonivelante

    Colocado por: reator22fizemos dentro das especificações do produto
    garantidamente que tal não aconteceu
 
0.0234 seg. NEW