Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Venho aqui pedir algumas sugestões / ideias para resolver ou minimizar este problema que me apareceu. Como é óbvio, ainda vou falar com o meu arqitecto e empreiteiro, mas só para a semana porque estão ambos de férias. Mas até lá gostava de ir pesquisando e vendo algumas possíveis soluções.

    Vou começar a construir uma moradia térrea com cave (garagem) que fica abaixo do nível do solo. Fiz esta semana as escavações e para surpresa de todos, visto que estamos num dos pontos mais altos da localidade, encontramos montes de água. Fizemos um buraco com 14m x 10m x 3,5m e em 4 dias sem chuva, já lá tenho uma piscina com 0,5m de água. Tem subido uns 5cm por dia e penso que ainda pode subir mais um pouco.

    Que soluções tenho para aplicar durante a construção para evitar infiltrações de água na cave e humidades?

    Para já vou ver se é possível subir a cota da casa em 1m. Depois disso penso que tenho de investir bastante na parte de impermeabilização (o quê ao certo?) e depois o poço que vai ficar por baixo da casa também não vai puder ser roto para esta água não entrar.

    Aceito todo o tipo de sugestões.
    • SrR
    • 27 dezembro 2023

     # 2

    Emsoleiramento geral, tela por baixo e a toda a volta, poço fora da casa a apanhar a drenagem perimetral
  2.  # 3

    pode em vez dessa tela meter por baixo do ensoleiramento geral, uma manta bentonitica. ( esta assente num betão de limpeza.
  3.  # 4

    Qual a relação do ensoleiramento geral com as humidades?
    Nao percebi
  4.  # 5

    Colocado por: DR1982Qual a relação do ensoleiramento geral com as humidades?
    Nao percebi
    é substancialmente mais fácil de controlar impermeabilizações...

    Para este caso...
    Brita!
    Drenar essa água.
    Geotêxtil
    Valente cama de brita 50cm (com pendente). Drenagem na periferia para ponto mais baixo;
    Betão de limpeza;
    Tela betuminosa impermeabilizante anti-radão;
    Isolamento térmico (opcional provavelmente, já que está toda enterrada);
    Ensoleiramento, 30cm mais que suficiente - tela na vertical (exterior);
    Isolamento térmico das laterais;
    Camada de brita encostada às laterais, geotêxtil.

    Que pavimento vai levar a cave?

    Abr.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  5.  # 6

    Colocado por: gil.alvesEnsoleiramento, 30cm mais que suficiente
    isso não é bem assim, ha situações em que precisa de mais em certas zonas o que deita por terra a ideia do “tudo corrido”.
    Tudo o resto pode ser feito exatamente da mesma forma com massame armado e bem mais barato.
  6.  # 7

    Dr, às vezes espanta me, afinal para que serve um ensoleiramento geral? Qual massame, um ensoleiramento geral é como que uma base toda ela estrutural que assenta no terreno distribuindo toda a carga uniformemente no terreno, e em situações em que este precisamente não tem a consistência necessária e uniforme.
  7.  # 8

    Colocado por: marco1Dr, às vezes espanta me, afinal para que serve um ensoleiramento geral? Qual massame, um ensoleiramento geral é como que uma base toda ela estrutural que assenta no terreno distribuindo toda a carga uniformemente no terreno, e em situações em que este precisamente não tem a consistência necessária e uniforme.
    Eu não questionei sobre as vantagens de um ensoleiramento versus outro tipo de fundação.
    A minha pergunta foi sobre o que é que o ensoleiramento tem a ver com a questão das humidades, foi isso que não entendi…
    • GMO
    • 28 dezembro 2023

     # 9

    Boa noite
    Pode sempre utilizar PENETRON ADMIX.
  8.  # 10

    Colocado por: GMOBoa noite
    Pode sempre utilizar PENETRON ADMIX.

    Não me parece que resolva um nível freático alto!…

    Tal como Sika e outros talvez para betão exposto mas não como barreira activa à protecção de água.

    A única coisa efectiva à impermeabilização de zonas enterradas é tirar de lá a água o mais depressa e eficazmente possível.
    Não vale a pena inventar.





    Colocado por: DR1982A minha pergunta foi sobre o que é que o ensoleiramento tem a ver com a questão das humidades, foi isso que não entendi…

    Colocado por: gil.alvesé substancialmente mais fácil de controlar impermeabilizações...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 11

    Colocado por: gil.alvesé substancialmente mais fácil de controlar impermeabilizações...
    isso poderia ser uma verdade absoluta se os ensoleiramentos fossem todos planos por baixo, mas não é assim…
    Ja fiz vários em que tinha rebaixes em algumas zonas onde precisava de mais altura para vigas.
    Ou seja na pratica, para resolver a impermeabilização era indiferente ser ensoleiramento ou não.
  10.  # 12

    Não tem a ver com ser plano por baixo.
    Tem a ver que consegues controlar melhor toda a base sem grandes quebras assim como laterais.
    Tens uma maior área impermeabilizada no fim e mais uniforme.

    Claro que há ensoleiramentos reforçados em zonas de pilares mas geralmente para prédios não tão vulgar/necessário para cave/RC/1° andar…


    Ultimately…
    Se fizeres uma camada de brita e nivelares tudo com betão de limpeza. Aplicares tela por todo e depois fizeres sapata/pilar e lintel perimetral consegues a mesma “simplicidade”….
  11.  # 13

    Colocado por: gil.alvesClaro que há ensoleiramentos reforçados em zonas de pilares mas geralmente para prédios não tão vulgar/necessário para cave/RC/1° andar…
    eu com RC e apenas um andar tenho sapatas de 40cm, se pretender ensoleiramento em toda a área plano por baixo preciso de um ensoleiramento de 40cms por tudo, de outra forma com 10cms de betão e uma malha sol pelo meio esta o problema resolvido… os custos de ambas as soluções são bem diferentes.



    Colocado por: gil.alvesSe fizeres uma camada de brita e nivelares tudo com betão de limpeza. Aplicares tela por todo e depois fizeres sapata/pilar e lintel perimetral consegues a mesma “simplicidade”….
    precisamente onde queria chegar, isso ou fazer a forma/negativo das sapatas e vigas com o betão de limpeza, tela em cima e em relação as humidades o resultado é exatamente o mesmo.
    Algo deste género, sendo as laterais podem ser inclinadas de forma a facilitar tudo.
      25393D0C-471B-4D17-B92B-3A110A621CC3.jpeg
  12.  # 14

    Sapata corrida.
    Sim é uma solução válida.
    Dá mais mão de obra.
    Depois tens que contar com assentamentos diferenciais.
    Nesse teu caso apesar de ser uma solução válida se fosse num terreno de nível freático alto não usaria…
  13.  # 15

    noutro topico meti esta imagem, penso que é isso
    Concordam com este comentário: DR1982
      ensoleir.jpg
  14.  # 16

    Colocado por: gil.alvesSapata corrida.
    Sim é uma solução válida.
    Dá mais mão de obra.
    Depois tens que contar com assentamentos diferenciais.
    Nesse teu caso apesar de ser uma solução válida se fosse num terreno de nível freático alto não usaria…

    Assentamentos diferenciais com sapata corrida não acho que seja preocupante, se fossem sapatas independentes…

    Se estivermos aqui a falar de uma cave de meia dúzia de m2, tambem sou de acordo que mais vale um ensoleiramento e pronto, nem que seja tudo de 40 ou 50cms de espessura, ao fim a diferença não será nada por aí além…
    Já se tivermos a falar de grandes áreas, 200,300m2 e por aí fora já se podem considerar outras soluções sem ser ensoleiramentos e que resolvem de igual forma a questão das humidades ainda que com um bocadito mais de mão de obra.
    • DR1982
    • 28 dezembro 2023 editado

     # 17

    Colocado por: marco1noutro topico meti esta imagem, penso que é isso
      ensoleir.jpg

    Nem mais, repare nesse detalhe, se for calculado com uma malha sol entre vigas onde esta a diferença por causa da impermeabilização?
    É exatamente igual, era isso que eu queria dizer.
  15.  # 18

    Obrigado a todos pelas respostas que têm dado. Vou fazer uma pesquisa pelo que mencionaram.

    O meu problema com isto é que não tenho por onde tirar aquela água de lá. A única maneira seria escoar para o poço e depois ter as bombas constantemente a bombar a água cá para fora. Mas queria fugir a essa opção para não levar um estouro na conta da luz todos os meses.
  16.  # 19

    Colocado por: marco1noutro topico meti esta imagem, penso que é isso
    Concordam com este comentário:DR1982
      ensoleir.jpg

    Mais ou menos...
    Falta a brita por baixo e descer o dreno...
    Colocado por: Andre309O meu problema com isto é que não tenho por onde tirar aquela água de lá. A única maneira seria escoar para o poço e depois ter as bombas constantemente a bombar a água cá para fora. Mas queria fugir a essa opção para não levar um estouro na conta da luz todos os meses.

    é assim tão barrento/impermeável o terreno?...
    se fizer uma cama de brita muito generosa. muito generosa mesmo, talvez lhe dê tempo para escoar...
    Qual é a área de implantação?
  17.  # 20

    Colocado por: gil.alves
    Mais ou menos...
    Falta a brita por baixo e descer o dreno...

    Pode fazer-se como aqui, brita e cimento apenas e faz se as “formas” dispensando assim o betão de limpeza.
      469CAEDE-47E4-4AAB-B62B-FFAA7F2CC40C.jpeg
 
0.0235 seg. NEW