Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Nas casas construídas por volta de 1964, era normal as lajes e/ou terraço terem um arco ao meio? Isto é, um alto ao meio com inclinação para os lados.
    Do que me foi dito a laje é maciça e o alto tem como função ajudar com as águas.
    Estou curioso para saber se mais alguém viu lajes assim e que as nivelou posteriormente?

    Obrigado
      276055063_5094638153892100_3043330098973693140_.jpg
      276001153_376566064076171_7695123684514751692_n.jpg
      276030829_3321079184887785_8570111326706869990_.jpg
  2.  # 2

    Atenção às cargas que quer meter por cima.
    A laje dessa açoteia tem essa inclinação para escoamento das aguas da chuva. Qq terraço terá sempre de ter uma inclinação minima...

    Normalmente não é a laje que é inclinada, mas sim a camada de enchimento e forma - uma betonilha. Que cria a pendente.
    Sendo uma construção de 1964.. cuidado com as intervenções, da minha experiencia, essas açoteias, são realizadas em laje de betão de malha simples, com aço liso... São muito frágeis e finas!.

    Afinal o que pretende fazer daí?
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradas

    Afinal o que pretende fazer daí?


    Uma piscina de 10m3 😁
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasAtenção às cargas que quer meter por cima.
    A laje dessa açoteia tem essa inclinação para escoamento das aguas da chuva. Qq terraço terá sempre de ter uma inclinação minima...

    Normalmente não é a laje que é inclinada, mas sim a camada de enchimento e forma - uma betonilha. Que cria a pendente.
    Sendo uma construção de 1964.. cuidado com as intervenções, da minha experiencia, essas açoteias, são realizadas em laje de betão de malha simples, com aço liso... São muito frágeis e finas!.

    Afinal o que pretende fazer daí?


    Pretendia colocar uma pérgola com uma mesa e umas cadeiras. Mas como a inclinação ainda é considerável, estou a ponderar nivelar.
    Anexei mais uma fotografia que dá para ver o sinal das vigas no páteo de entrada que está por baixo.
    Obrigado
      Screenshot_20231228_105304_Photos.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: diogobitoqueque dá para ver o sinal das vigas no páteo de entrada que está por baixo

    não são vigas, Parece-me as marcas da cofragem da laje.



    Colocado por: diogobitoquePretendia colocar uma pérgola com uma mesa e umas cadeiras. Mas como a inclinação ainda é considerável, estou a ponderar nivelar.

    Faça um estrado elevado em deck.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogobitoque
  6.  # 6

    Colocado por: taunus

    Uma piscina de 10m3 😁


    🤣 Não troco a praia por piscina
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    não são vigas, Parece-me as marcas da cofragem da laje.




    Faça um estrado elevado em deck.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:diogobitoque


    O estrado elevado pode ser apenas no meio certo? Ou terá de ser na laje toda por causa da distribuição de peso?
  8.  # 8

    Concordo com a ideia do deck.
    Pode colocar o mesmo apenas na zona da pérgula ou então por todo o terraço.
    O deck pode ser em madeira, compósito ou mesmo um sistema de lajetas quadradas leves (não em betão) apoiadas em suportes elevados reguláveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogobitoque
  9.  # 9

    Colocado por: Vítor MagalhãesConcordo com a ideia do deck.
    Pode colocar o mesmo apenas na zona da pérgula ou então por todo o terraço.
    O deck pode ser em madeira, compósito ou mesmo um sistema de lajetas quadradas leves (não em betão) apoiadas em suportes elevados reguláveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:diogobitoque


    Esse sistema será algo deste género mas sem o isolamento( foto em anexo sistema Weber cobertura invertida acessível )?
    Esses sistema será mais leve que o deck?
    Obrigado
      Screenshot_20231228-113054.png
  10.  # 10

    Os suportes reguláveis de piso sobrelevado podem ser compatibilizados com vários tipos de lajeta incluindo grés porcelânico, placas em madeira ou compósito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogobitoque
  11.  # 11

    Bom dia,
    Ainda sobre o mesmo terraço, alguns pedaços de tela asfáltica parece que estão a descolar.
    Segundo o pedreiro que cá veio o ideal seria retirar a tijoleira Santa Catarina e por uma tela asfáltica.
    Como tenho bastante tempo livre estou a ponderar ser eu mesmo a fazer. Do que li aqui no forum e no site dos fabricantes, seria retirar toda a tijoleira, colocar uma camada de cimento, depois 2 camadas de tela, 1 de tela de xisto e finalizar com uma camada de cimento.
    Será mais ou menos isto ou será mais prático reparar as juntas da tijoleira com algum tipo de argamassa?

    Obrigado
 
0.0143 seg. NEW