Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou neste momento no processo de pedir a licença de habitabilidade da minha moradia e tenho dúvidas sobre a potência que devo contratar.

    Casa está equipada com:
    5 AC por conduta
    1 frigorifico
    1 arca congeladora
    1 placa
    1 forno
    1 microondas
    1 maquina loiça
    1 maquina roupa
    1 maquina secar roupa
    1 bomba calor
    + os pequenos electrodomésticos básicos

    Aconselharam-me a colocar 6,9kva mas tenho a ideia que é pouco, visto que os AC vão estar sempre ligados.

    Qual a potência que aconselham?
    • FFAD
    • 28 dezembro 2023

     # 2

    Duvido que os AC estejam sempre ligados, mas se o diz, é melhor aumentar para os 10 e qq coisa, pois com 5 AC's e uma maquina e um forno ou fogão já não deve dar...
  2.  # 3

    Primeiro tem de saber qual é a PMA, máximo que pode contratar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 4

    Tem a instalação certificada para que potencia?
    A instalação é trifásica, ou monofásica?
    Tem carro electrico?

    À frente dos equipamentos deve indicar as potencias electricas dos mesmos.

    Se for monofasico, pode começar com o 6.9kVA, se disparar frequentemten, tem de ver... ou gere os consumos/ simultaneidade dos mesmos, ou passa para os 10.35kVA ( se for possivel).

    PS: uma casa nova e não mete uns paineis FV para autoconsumo?? pelo menos para apoio da BC.
  4.  # 5

    Colocado por: Oto_10Estou neste momento no processo de pedir a licença de habitabilidade da minha moradia e tenho dúvidas sobre a potência que devo contratar.

    Casa está equipada com:
    5 AC por conduta
    1 frigorifico
    1 arca congeladora
    1 placa
    1 forno
    1 microondas
    1 maquina loiça
    1 maquina roupa
    1 maquina secar roupa
    1 bomba calor
    + os pequenos electrodomésticos básicos

    Aconselharam-me a colocar 6,9kva mas tenho a ideia que é pouco, visto que os AC vão estar sempre ligados.

    Qual a potência que aconselham?


    Tenho esses equipamentos todos e às vezes ligo um PHEV. Tenho 6,9kva e nunca precisei de rearmar o quadro.
  5.  # 6

    Pode sempre alterar se vir que não é suficiente, também pode colocar mais no 1º mês e depois ao fim de 30 dias vá ao contador ver qual o máximo consumo e baixa se necessário.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0104 seg. NEW