Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Estou com um problema com as contagens do meu contador de energia inteligente. A situação é descrita abaixo.

Desde que me mudei para a casa que comprei que tenho reparado que o meu gasto de energia era demasiado elevado para a aparelhagem que tenho em casa. Só para terem uma ideia para a EDP paguei 441 euros , 69 euros de acerto (quando mudei para a endesa) , depois na Endesa 92 € , depois 119 € e depois 129 € mensais .
    Depois da fatura dos 441 euros estiveram cá dois tecnicos da eredes e indicaram que estava supostamente tudo bem. Como para mim não estava decidi adquirir um aparelho que me mede a energia consumida pela casa inteira e contei durante 1 mês o meu gasto diário que deu de 26/10 a 26/11 um total de 371,55 KWh. Após isso entrei em contato com a eredes e pedi a contagem no mesmo período e para meu espanto após fazer as contas do gasto deu um total de 1014 KWh. Segue em anexo o documento que contém as contagens que me foram indicadas , as contagens do meu aparelho e as contas da energia que efetuei.
    Volto a frisar que é impossível ter este tipo de gastos para a aparelhagem que tenho em casa

Alguém tem alguma ideia de como me mexer?

PS. A e redes diz q tá td bem e q se quiser uma análise mais aprofundada ao contador q tenho q pagar 274 € + iva pra ser analisado por um laboratório independente.

PS. A última fatura recebida deste mês... 177€
    • size
    • 28 dezembro 2023 editado

# 2

O controle do contador não será eficiente do modo como está a fazer.
    Sendo contador inteligente, registe-se no site da E-Redes, onde diariamente pode obter as leituras que o contador regista às 0 horas de cada dia e confrontar com as leituras do seu contador particular.

Também pode fazer esse controlo, consultando as leituras no próprio contador, somando os três códigos que serão demonstrados:

Código 1.8.1: Consumo em Horas de Vazio
    Código 1.8.2: Consumo em Horas de Ponta
    Código 1.8.3: Consumo em Horas Cheias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno santos
  2.  # 3

Colocado por: sizeO controle do contador não será eficiente do modo como está a fazer.
    Sendo contador inteligente, registe-se no site da E-Redes, onde diariamente pode obter as leituras que o contador regista às 0 horas de cada dia e confrontar com as leituras do seu contador particular.

Também pode fazer esse controlo, consultando as leituras no próprio contador, somando os seguintes códigos que serão demonstrados:

Código 1.8.1: Consumo em Horas de Vazio
    Código 1.8.2: Consumo em Horas de Ponta
    Código 1.8.3: Consumo em Horas Cheias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nuno santos

Quando falei com a eredes eu pedi as contagens desses 3 parâmetros para calcular o consumo que a eredes reportou. Somei essas 3 parcelas no dia 26/10 e somei as três parcelas do 26/11. Depois subtrai para saber qto foi reportado entre essas datas dando os tais 1014 kwh. Vou anexar um documento para verem o que contei
    • eu
    • 28 dezembro 2023

# 4

Colocado por: Nuno santostenho q pagar 274 € + iva pra ser analisado por um laboratório independente.

Mas se de facto ele estiver avariado, não pagará nada, certo?
    • eu
    • 28 dezembro 2023

# 5

Uma pergunta: há alguma hipótese de algum vizinho ter uma ligação pirata ao seu contador?

Experimente desligar a rede elétrica da sua casa durante uma hora e veja o que acontece às contagens.
  3.  # 6

Colocado por: Nuno santosComo para mim não estava decidi adquirir um aparelho que me mede a energia consumida pela casa inteira

Qual é?

Desde que me mudei para a casa que comprei que tenho reparado que o meu gasto de energia era demasiado elevado para a aparelhagem que tenho em casa. Só para terem uma ideia para a EDP paguei 441 euros , 69 euros de acerto (quando mudei para a endesa) , depois na Endesa 92 € , depois 119 € e depois 129 € mensais .
    Isso pouco importa, os €€€.
    O que interessa para o caso é os kWh, os equipamentos que tinha e tem, os hábitos que tinha e agora tem diferente... Atenção ao consumo de equipamentos de aquecimento ambiente e de preparação de aguas quentes sanitárias, se forem electricos.
    O que é que tem instalado?
  4.  # 7

Colocado por: Pedro Barradas
    Qual é?

Isso pouco importa, os €€€.
    O que interessa para o caso é os kWh, os equipamentos que tinha e tem, os hábitos que tinha e agora tem diferente... Atenção ao consumo de equipamentos de aquecimento ambiente e de preparação de aguas quentes sanitárias, se forem electricos.

Emporia vue
  5.  # 8

Colocado por: euUma pergunta: há alguma hipótese de algum vizinho ter uma ligação pirata ao seu contador?

Experimente desligar a rede elétrica da sua casa durante uma hora e veja o que acontece às contagens.

É uma moradia isolada. Tenho o contador no muro de entrada da moradia e só existe a ligação a passar no meu jardim até ao meu disjuntor principal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  6.  # 9

Colocado por: eu

Mas se de facto ele estiver avariado, não pagará nada, certo?

Correto, no entanto sendo eu um cliente insatisfeito deveria ser a eredes a verificar os equipamentos quando solicitado.
    • eu
    • 28 dezembro 2023

# 10

Colocado por: Pedro BarradasAtenção ao consumo de equipamentos de aquecimento ambiente e de preparação de aguas quentes sanitárias, se forem electricos.

Pergunta pertinente.
  7.  # 11

Colocado por: Nuno santosEmporia vue

Não conheço...
    Já pensou instalar outro equipamento de medição, por exemplo SHELLY EM ou 3EM, com a pinça amperimetrica.
    É monofasico ou trifásico a instalação
  8.  # 12

Colocado por: eu

Pergunta pertinente.

Não tenho ar condicionado e a água é aquecida por painel com depósito de 300 litros
  9.  # 13

Não conheço...
    Já pensou instalar outro equipamento de medição, por exemplo SHELLY EM ou 3EM, com a pinça amperimetrica.
    É monofasico ou trifásico a instalação

É monofasico. Já gastei 150 euros com este que me parece estar a dar contagens aceitáveis. Não vou gastar mais dinheiro com outros equipamentos não é. Este medidor tb usa pinças amperimetricas
  10.  # 14

Colocado por: Nuno santosÉ uma moradia isolada.

Por acaso...Não tem Paineis FV instalados e a produção a contar como consumo?
  11.  # 15

Por acaso...Não tem Paineis FV instalados e a produção a contar como consumo?

Não tenho painel FV.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 16

Colocado por: Nuno santosNão vou gastar mais dinheiro com outros equipamentos não é.

Pois não sei... assim tem de gastar na aferição do seu contador para poder reclamar...
    O shelly e a pinça ficaria em 60€, o erro é de cerca de 10%, na maioria dos reports.
  13.  # 17

Colocado por: Nuno santosa água é aquecida por painel com depósito de 300 litros

E tem isso monitorizado? A resistencia electrica, do deposito, presumo que seja um termosifão. Tem algum controlador horario para a resistencia do deposito? ou está "sempre" ligada, de dia e de noite...
  14.  # 18

Colocado por: Nuno santosNão tenho ar condicionado

Neste dias frios aquece o ambiente com o quê1?
    Caramba Nuno, quero ajudar, mas responde às mijinhas... ;)
    • eu
    • 28 dezembro 2023

# 19

Colocado por: Nuno santosa água é aquecida por painel com depósito de 300 litros

Se tiver a resistência elétrica de apoio sempre ligada, tem aí o culpado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 20

Neste dias frios aquece o ambiente com o quê1?
    Caramba Nuno, quero ajudar, mas responde às mijinhas... ;)

Tenho um recuperador de calor e só mt raramente aqueço o quarto com 1 aquecedor durante 1 horta. Estou a responder por telemóvel :)

0.0187 seg. NEW