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  1.  # 1

    Boa noite,
    Venho perguntar a vossa opinião para saber qual a melhor opção para instalar um ponto de carregamento de VE.

    Dados:
    VE - Tesla Model 3 LR 2024
    Consumo diário: <50-75km
    Local - lugar de garagem em condomínio, sem ser box; a instalação terá de ser feita através do quadro comum da garagem
    Potencia contratada: 20.7 kVa (30A por fase)
    Distância do quadro comum ao lugar de garagem: 30 metros

    Foi-me sugerido instalar:
    - uma tomada Shucko reforçada (16 A) - Efapel/Legrand Green up (podendo desse modo usar o EVSE que vem com a viatura) - 440€ + IVA
    ou
    - eventualmente instalar uma tomada CEE vermelha de 16A (beneficiando do contador trifásico, mas carregamento limitado a 7.4 KW pelos restantes aparelhos elétricos do condomínio) - 590€ + IVA; se optar por esta tenho de comprar um EVSE trifásico (249€ - mais barato que encontrei - https://pt.daolar.com/).

    A primeira solução parece suficiente para o meu padrão de consumo habitual, no entando com a segunda fico "melhor preparado" para o futuro.

    Agradecia os vossos comentários e conhecimentos
  2.  # 2

    Na minha opinião seria a opção 2.
    Dito isto não faz sentido dizer que pode usar 7,4kW em trifásico (~~10A por fase) quando permitiriam 16A numa única fase e a maioria das cargas de um prédio fora elevador são monofásicas...
    Até pode colocar 8A por fase que continua a ser melhor que a opção da legrand e melhor para o prédio por ser uma carga equilibrada
  3.  # 3

    Boa, alguém fez um estudo da potência necessária para o prédio?
  4.  # 4

    Colocado por: onarres@81Local - lugar de garagem em condomínio, sem ser box; a instalação terá de ser feita através do quadro comum da garagem


    e o que diz o condominio sobre isto? concorda?

    hoje é você e amanha? a potencia da garagem dá para colocar carregadores para todos?

    quer gostamos ou não, parece que o futuro irá passar pelos carros electricos (com todos os defeitos e virtudes que eles tem) podia ser uma oportunidade para o condominio falar e adaptar as garagens para esta nova realidade.
    Concordam com este comentário: marize, jorgemlflorencio
  5.  # 5

    E quando forem os seus vizinhos todos a carregar? E quando forem todos os prédios vizinhos, na sua cidade e em todas, como querem os políticos da treta que temos?
    LOL.
  6.  # 6

    A administração e restantes condóminos autoriza? Ou falou só com um electricista e pediu-lhe orçamento?
  7.  # 7

    Muitas zonas já nem aguentam a carga existente, quanto mais postos de carregamento a aumentar de número.
    • tc82
    • 29 dezembro 2023

     # 8

    Colocado por: AlexMontenegroA administração e restantes condóminos autoriza? Ou falou só com um electricista e pediu-lhe orçamento?


    Não precisa de autorizar. Se a instalação não permitir obviamente tem de a atualizar às custas.
    Se um dia forem mais a carregar são mais a dividir os custos de adaptar as instalações.
    Concordam com este comentário: onarres@81
  8.  # 9

    Se só faz 75KM/dia, qualquer opção serve. Só vai carregar uma vez por semana.
    Concordam com este comentário: onarres@81
  9.  # 10

    Colocado por: onarres@81tomada CEE vermelha de 16A (beneficiando do contador trifásico
    o UMC fornecido pela Tesla atualmente não funciona em trifásico.
    Concordam com este comentário: onarres@81
  10.  # 11

    Colocado por: tc82Não precisa de autorizar.


    desculpe? então vai o condominio pagar a electricidade para um determinado condominio carregar o carro?
    Concordam com este comentário: marize
  11.  # 12

    Como é óbvio não, o utilizador tem de pagar a energia gasta.
    Mas o condomínio não tem de autorizar, é a lei. Só pode negar caso existam restrições técnicas ou arquitectónicas. De resto só tem de tomar conhecimento.
    Como é óbvio, a instalação e quaisquer requisitos adicionais (nomeadamente aumento de potência caso necessário) são pagos pelo condómino
    Concordam com este comentário: onarres@81
    Estas pessoas agradeceram este comentário: onarres@81
  12.  # 13

    Colocado por: pauloagsantospodia ser uma oportunidade para o condominio falar e adaptar as garagens para esta nova realidade.

    Já há casos onde isto aconteceu. Infelizmente a grande maioria da população prefere ser marreta e tentar negar aos outros se não puderem beneficiar do investimento no imediato. É como é...
  13.  # 14

    Colocado por: Bruno.AlvesNa minha opinião seria a opção 2.
    Dito isto não faz sentido dizer que pode usar 7,4kW em trifásico (~~10A por fase) quando permitiriam 16A numa única fase e a maioria das cargas de um prédio fora elevador são monofásicas...
    Até pode colocar 8A por fase que continua a ser melhor que a opção da legrand e melhor para o prédio por ser uma carga equilibrada


    A ideia que queria dar era que com a potência contratada actual dos serviços comuns nunca iria beneficiar desta opção ao máximo (11kW). Qd diz colocar 8A por fase seria através da regulação no EVSE trifasico?
  14.  # 15

    Colocado por: bettencourtBoa, alguém fez um estudo da potência necessária para o prédio?


    Que eu tenha conhecimento não; nem a administração interna ou externa se debruçou alguma vez sobre esse assunto; sou o primeiro condómino com VE neste edifício.
  15.  # 16

    Colocado por: pauloagsantos

    e o que diz o condominio sobre isto? concorda?

    hoje é você e amanha? a potencia da garagem dá para colocar carregadores para todos?

    quer gostamos ou não, parece que o futuro irá passar pelos carros electricos (com todos os defeitos e virtudes que eles tem) podia ser uma oportunidade para o condominio falar e adaptar as garagens para esta nova realidade.
    Concordam com este comentário:marize


    A administração do condominio foi devidamente informada, tendo apenas solicitado que contacta-se o electricista que trabalha habitualmente no predio para dar a sua avaliação. Como o mesmo é certificado para o trabalho pretendido ficou tudo "satisfeito".
    Vou ser o primeiro a ter carregador e tb o primeiro que tem um veiculo electrico, num universo de 27 fracções.
  16.  # 17

    Colocado por: AlexMontenegroA administração e restantes condóminos autoriza? Ou falou só com um electricista e pediu-lhe orçamento?


    Está tudo a ser feito como manda a lei; o electricista foi o indicado pelo condominio e é certificado; a obra e consumos ficam todos a meu cargo.
  17.  # 18

    Colocado por: tc82

    Não precisa de autorizar. Se a instalação não permitir obviamente tem de a atualizar às custas.
    Se um dia forem mais a carregar são mais a dividir os custos de adaptar as instalações.
    Concordam com este comentário:onarres@81


    Exactamente!
  18.  # 19

    Colocado por: onarres@81Qd diz colocar 8A por fase seria através da regulação no EVSE trifasico?

    Sim. Ou, sendo um Tesla, pode regular no próprio carro mesmo que o EVSE não permita regulação.
    Os 11kW regra geral não lhe vão dar falta (enquanto está a dormir não faz diferença se o carro carrega em 5h ou 9h) e, se puder evitar sobrecarregar a instalação, melhor. Basta que se desligue 1x o quadro de serviços comuns para ganhar uma série de inimigos.
  19.  # 20

    Colocado por: ricardoantunesSe só faz 75KM/dia, qualquer opção serve. Só vai carregar uma vez por semana.
    Concordam com este comentário:onarres@81


    Sim, tem razão. A duvida aqui é deixar o lugar o melhor preparado para o futuro ou ser apenas para o momento actual.
 
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