Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém consegue dizer-me se consigo passar (à vontade), dois cabos UTP Cat6, por tubo corrugado de 20mm (interior liso)?

    O instalador (eletricista do empreiteiro) diz que, pela flexibilidade de dobragem nas curvas, prefere passar vários tubos de 20, do que colocar tubo mais grosso (tencionava usar tubo de 32).

    Num local onde necessito de ter dois cabos e quero ter a possibilidade de passar um terceiro cabo no futuro, estou na duvida de devo colocar 2 ou 3 tubos de 20.
  2.  # 2

    Na remodelação que fiz recentemente o eletricista passou 2 cabos de rede cat6 + 1 coaxial por tubo corrugado 25
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rituais
  3.  # 3

    Colocado por: Dias12Na remodelação que fiz recentemente o eletricista passou 2 cabos de rede cat6 + 1 coaxial por tubo corrugado 25

    É uma boa referência porque o coaxial deve ser mais ou menos da mesma espessura de um UTP Cat6. E se 25 dá para 3, 20 dará para 2.
    Vamos ver se mais alguém consegue dar outras referências.
  4.  # 4

    Acho que o maior problema é passar um 3o no futuro... o que descobri com a remodelação é que passar novo cabo em conduto já ocupado é exrremamente difícil. Tive sempre de tirar o que lá estava para voltar a passa o antigo + o novo juntos.
    Acho que se pretende deixar espaço para um 3o futuro meta 2 tubos já - num passa 2 cat6 e deixa o outro vazio para futuro
    Concordam com este comentário: rituais
  5.  # 5

    Mais vale tubo mais largo…

    Quando estiver nessa fase tenho já presente esta dica, é que no futuro nunca se sabe
  6.  # 6

    Regulamentarmente o tubo mínimo a utilizar é o tubo 25, pelo que o tubo 20 não é regulamentar
    Concordam com este comentário: Dias12
  7.  # 7

    O tubo de 20 é regulamentar e até dá para levar 2 cabos UTP cat6, por norma tem 6.5mm diâmetro.

    "b) O diâmetro exterior mínimo dos tubos deve ser de Ø20 mm;"

    "Os tubos com diâmetro externo inferior a Ø20 mm são proibidos nas ITED."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rituais
  8.  # 8

    Só seguir a fórmula e no final espera que o instalador não tenha feito curvas demasiado apertadas.
      Screenshot_2023-12-29-08-15-18-342_com.google.android.apps.docs-edit.jpg
  9.  # 9

    Para cada tomada terminal deve levar um tudo dedicado.
      Screenshot_2023-12-29-08-25-01-905_com.google.android.apps.docs-edit.jpg
  10.  # 10

    A tubagem pode ser em cascata, a cablagem em estrela.

    Pessoalmente, recomendo tubos diretos do ATI a cada TT.
  11.  # 11

    Colocado por: Dias12Acho que o maior problema é passar um 3o no futuro... o que descobri com a remodelação é que passar novo cabo em conduto já ocupado é exrremamente difícil. Tive sempre de tirar o que lá estava para voltar a passa o antigo + o novo juntos.
    Acho que se pretende deixar espaço para um 3o futuro meta 2 tubos já - num passa 2 cat6 e deixa o outro vazio para futuro
    Concordam com este comentário:rituais

    Acho que é isso que vou fazer!
  12.  # 12

    Colocado por: powerPTMais vale tubo mais largo…

    Quando estiver nessa fase tenho já presente esta dica, é que no futuro nunca se sabe

    O espaço disponível na camada final do pavimento, é pouco. Por isso o intalador não quer usar tubo mais grosso, ainda que passe mais de um tubo.
  13.  # 13

    Colocado por: jorgealvesRegulamentarmente o tubo mínimo a utilizar é o tubo 25, pelo que o tubo 20 não é regulamentar
    Concordam com este comentário:Dias12

    Desconhecia! Isso apenas para dados, certo?
  14.  # 14

    Colocado por: BigmouseSó seguir a fórmula e no final espera que o instalador não tenha feito curvas demasiado apertadas.
      Screenshot_2023-12-29-08-15-18-342_com.google.android.apps.docs-edit.jpg

    O instalador que vai colocar o tubo é o mesmo que vai passar o cabo. Os roços estão feitos na diagonal, de maneira a suavisar as curvas.
  15.  # 15

    Colocado por: BigmousePara cada tomada terminal deve levar um tudo dedicado.
      Screenshot_2023-12-29-08-25-01-905_com.google.android.apps.docs-edit.jpg

    Vou colocar dois tubos, seja nos locais onde tenho apenas uma tomada, seja nos locais em que tenho duas (pontos de TV). Nos de duas tomadas estava a pensar passar o cabo no mesmo tubo e deixar o segundo tubo livre. Mas posso colocar um em cada tubo e assim vou ao encontro do regulamento e continuo a ter margem para mais dois cabos, se necessário.
  16.  # 16

    Colocado por: VarejoteA tubagem pode ser em cascata, a cablagem em estrela.
    Pessoalmente, recomendo tubos diretos do ATI a cada TT.

    Vou colocar tubo e cabo diretos do rack à tomada. Mas como é a "tubagem em cascata"?
  17.  # 17

    Por exemplo um tubo de 25 vai a uma TT, depois passa para a outra(cascata) a 20, os cabos depois vão diretos(estrela) do ATI.
    Isto é regulamentar.

    De qualquer forma aconselho sempre que possível, tubos diretos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rituais
 
0.0183 seg. NEW